FOLHA DE SP - 08/04
BRASÍLIA - Enquanto um assessor da presidente Dilma Rousseff diz que o governo "não pode errar mais" no pacote de concessões de rodovias e ferrovias, outro diz que o clima atual parece ser de "investimento a qualquer preço".
Duas visões, não necessariamente antagônicas, que refletem o estado de espírito da equipe presidencial encarregada de atrair a iniciativa privada para obras federais.
De um lado, a preocupação em evitar um fiasco nos leilões de rodovias e ferrovias neste ano, o que reduziria os investimentos em 2014 e faria o país crescer pouco no ano da eleição presidencial.
De outro, o temor de que o governo acabe cedendo além da conta às pressões do empresariado para garantir a qualquer custo o sucesso do pacote de concessões.
Queda de braço que levou o governo a desistir de fixar em 5,5% a taxa de retorno dos investimentos em rodovias -rentabilidade considerada baixa pelas empreiteiras, que ameaçaram não participar dos leilões.
No setor privado, o desejo é que a nova taxa seja de 8%, que um assessor diz ser elevada. O risco é de nova disputa interna se criar e atrasar o processo.
Disputas que têm origem na avaliação da presidente Dilma, em boa dose correta, de que o empresariado brasileiro não gosta de ser questionado e acostumou-se a praticar margens de lucro elevadas. Daí seu estilo intervencionista.
O problema é que o governo fez um diagnóstico correto, mas errou na dose de sua execução. Tanto que o investimento travou e fez minguar o crescimento do país.
O maior risco é de o governo encobrir seus erros com o argumento de que a população aprova seu desempenho. Sentimento não totalmente compartilhado pelo empresariado.
Esse grupo da sociedade não define eleição, mas gera empregos para aqueles que elegem presidentes.
Se não for convencido a investir, quem vai pagar a conta é o país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário