Setor de eletroeletrônicos sobe 73% na Bovespa
Folha de S.Paulo - 01/04/2010
O setor de eletroeletrônicos é o destaque na Bovespa no primeiro trimestre deste ano. Os papéis de empresas do setor tiveram valorização média de 72,6% na Bolsa paulista, de acordo com levantamento feito pela consultoria Economática.
Em segundo lugar, estão as ações de telecomunicações, que apresentaram ganhos médios acumulados de 34,8% neste ano, até ontem.
Esses aumentos ficaram bem acima da valorização de 2,6% do Ibovespa, índice que reúne as 63 ações brasileiras mais negociadas na Bolsa paulista.
As justificativas para o destaque dos setores de eletroeletrônicos e de telecomunicações foram fatos isolados que ocorreram com algumas empresas.
"As ações das empresas desses setores que apresentaram as maiores altas não têm muita liquidez. Portanto, as valorizações não demonstram uma tendência setorial", afirma Ricardo Martins, gerente de pesquisa da Planner Corretora.
Para o próximo trimestre, Martins aponta o setor de mineração como o possível destaque setorial da Bolsa.
"O reajuste do minério de ferro e, consequentemente, os aumentos que as empresas já estariam promovendo em seus produtos mostram que o setor tende a ter uma boa performance na Bolsa", diz ele.
Por conta do aumento da Selic nas próximas reuniões do Copom, as ações dos bancos tendem a apresentar ganhos na Bovespa, segundo Martins.
O cenário para a Bolsa no próximo trimestre, porém, ainda não é o considerado ideal, devido a possíveis impactos por conta da campanha eleitoral.
MAIS SEGURO
A Garantech, empresa do mercado de garantia estendida, do grupo Itaú Unibanco, está expandindo a sua rede de atuação. A estratégia é levar a garantia estendida -aquela que oferece cobertura extra após o fim da garantia do fabricante- ao pequeno e médio varejista. "Hoje eles não têm o produto. Queremos mostrar a importância que pode ter na receita", diz André Rutowitsch, diretor da Garantech. Segundo a Susep, o setor movimentou R$ 1,25 bilhão no ano passado. A comercialização da garantia estendida acompanha o crescimento do país, segundo Rutowitsch. "Quanto mais acesso a população tem aos bens, maiores são as vendas da garantia estendida." A Garantech lança neste mês duas modalidades de garantia estendida: a de óculos e a de tênis.
TALHERES
A brasileira St. James, companhia de peças de metais prateados que forneceu seus produtos para a cerimônia de posse de Barack Obama na Presidência dos EUA, amplia seu foco de atuação. Conhecida pela venda de objetos luxuosos -como jarras, samovares e baixelas-, a empresa passa a comercializar linhas de produtos mais "democráticas", segundo Ricardo Saad, sócio-diretor. A ideia é integrar à marca produtos para o uso cotidiano como talheres, copos, porcelanas e itens de alumínio. Um faqueiro de 130 peças da nova linha St. James Casual custa cerca de R$ 1.000. Um equivalente de prata da linha tradicional sai por cerca de R$ 2.500. A Novamesa, outra linha recém-lançada, também mais barata, custa R$ 600. "O fato de só trabalharmos com luxo nos restringia", afirma Saad.
IMAGEM
Será realizada no dia 7 na Universidade de Syracuse, em Nova York, a conferência Marca Brasil, cujo tema será o desafio de construir a imagem empresarial do país. Rodolfo Guttilla, diretor de assuntos corporativos e relações governamentais da Natura, conduzirá painel sobre comunicação corporativa. Participarão também Izeusse Braga, gerente de comunicação internacional da Petrobras, e Paulo Nassar, professor de relações públicas da USP.
AMBIENTAL
A classe C apresenta comportamento muito próximo ao das classes A e B com relação à preocupação com o ambiente, segundo conclusão de pesquisa anual da Cetelem, do Grupo BNP Paribas, que será divulgada na próxima semana. Além de dados sobre o mercado interno de varejo, o estudo abordou o consumo consciente. A pesquisa, feita com 1.500 pessoas no país, mostra que só 11% são indiferentes ao movimento de consumo responsável.
DIÁRIA
O grupo hoteleiro Royal Palm Hotels & Resorts, no primeiro bimestre deste ano, registrou recorde de faturamento, na casa dos R$ 15 milhões. "No ano passado, faturamos mais de R$ 60 milhões. Neste ano, queremos crescer 25%", diz Antonio Dias, diretor-executivo do grupo, que é formado por quatro empreendimentos localizados em Campinas.
LETRA
Com a emissão de R$ 1 bilhão, o Banco do Brasil inaugura emissões das Letras Financeiras, um título de crédito emitido sob a forma escritural, cujo vencimento não poderá ser inferior a 24 meses. Trata-se de uma alternativa de captação de longo prazo para os bancos. Pode ser remunerado a juros prefixados, taxas flutuantes ou índices de preço.