O GLOBO - 08/03
BATALHA JURÍDICA CARREGADA DE SÍMBOLOS
Governo do Rio espera que Dilma deixe que Senado promulgue a lei dos royalties. Ato pode ajudar ação no STF
Confirmada a derrota no terreno político, resta aos estados produtores de petróleo e gás (Rio, Espírito Santo e São Paulo) o front judicial. As ações diretas de inconstitucionalidade da lei de repartição dos royalties terão como autores os próprios governadores. É a regra. Mas Ministério Público e partidos com representação no Congresso também podem ir ao STF. Ontem, a inesperada mudança de lado de Luís Inácio Adams, advogado-geral da União, frustrou os produtores. No início da semana, chegou-se a comentar que a AGU iria ao Supremo junto com os três estados, se os vetos da presidente Dilma fossem derrubados. Afinal, um parecer do próprio Adams embasou os vetos. À coluna o advogado-geral explicou que, por atribuição constitucional, terá de defender no STF o texto impugnado, ou seja, a lei sem os vetos de Dilma. O governo do Rio espera que a presidente deixe passar o prazo de 48 horas, para que a lei seja promulgada pelo Senado. É ato simbólico que pode ajudar no processo no STF. A Presidência será chamada a se pronunciar, por escrito, nos processos. O Congresso, idem. Na tribuna, só os autores da ação e a AGU, explicou um jurista. O mesmo bambambã, que prefere não se identificar, diz que concentraria munição na defesa do cumprimento de contratos em vigor. "É menos polêmica que outras teses. E o Supremo já teve várias posições favoráveis à estabilidade e à segurança jurídicas". Como dizem no Twitter, #Ficaadica.
De preferência
Para expandir a bandeira Elo, o Bradesco está privilegiando a emissão de cartões de débito da marca. No Rio, clientes dizem que lojistas rejeitam o cartão.
A Elo pertence a Bradesco, BB e CEF. Tem 1,3 milhão de comerciantes afiliados.
Em tempo
Correntista que preferir outra bandeira pode escolher, avisa o Bradesco.
Via ‘web’
O Banco do Brasil fechou 900 mil operações de crédito via internet e celular em 2012. Emprestou R$ 3,8 bi.
Quem vem 1
Max Leite, da Intel Brasil, avisou a Gustavo Tutuca, secretário de C&T do Rio, que o estado receberá parte dos R$ 300 milhões que a empresa investirá no país em cinco anos. Quer fazer parceria com universidades.
Quem vem 2
A Scandinavian Bunkering, norueguesa de combustível para embarcações, abre escritório no Rio na 4ª. Será o 3º do mundo: além da sede, está em Cingapura. No ano fiscal 2011-12, girou mais de US$ 2,5 bilhões.
Formação
A Brasil Brokers vai investir R$ 1 milhão na criação de universidade corporativa. O Centro de Excelência Brasil Brokers pretende capacitar mais de 17 mil corretores no país. A Affero é parceira.
Espalhou
Na pesquisa industrial de janeiro do IBGE, 63,3% dos 755 itens investigados tiveram aumento de produção. Foi o maior resultado para o mês desde 2002, sublinha André Macedo, responsável pela PIN-IBGE. O resultado ficou dez pontos percentuais acima da média histórica, de 53%.
Otimistas
Para 29 das 30 finalistas de uma etapa do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, o Brasil dá grandes oportunidades a empreendedores. A pesquisa é da Fundação Nacional de Qualidade. Seis em dez acham que o governo vê as pequenas empresas como prioridade.
40 GRAUS
A Cervejaria Devassalança hoje a campanha Devassa 40°, que comemora seu aniversário de dez anos. A peça será exibida em monitores de prédios comerciais e lojas da rede. Sugere harmonização de chopes artesanais com bebidas destiladas.
A empresa prevê alta de 10% nas vendas de bebidas. A logomarca da ação é criação da Muffa.
FESTA DE INVERNO
A Corporeum põe na rua amanhã a campanha de inverno. Será veiculada em mídia impressa e internet. A modelo Josefina Cisternas posou para o fotógrafo Bruno Ryfer. Na terça, a marca lança a coleção. Terá linha de vestidos de festa em parceria com a estilista Lethicia Brosntein. Espera crescimento de 30% nas vendas sobre o inverno passado.
A grife tem loja em Ipanema e mais de 300 pontos de comercialização no país.
DIA A DIA
Os pequenos detalhes do dia a dia inspiraram a coleção de inverno da Sonho dos Pés, de calçados e acessórios. A estrela da campanha é a modelo Karen Trevisol, fotografada por Daniel Mattar.
As peças da linha “Brilho do cotidiano” chegam hoje às lojas da rede.
A marca espera crescimento de 15% nas vendas sobre a temporada passada. A grife está 120 pontos de venda do país. Tem 65 lojas próprias no Rio e em Juiz de Fora (MG).
GRIFADA
A multi marcas Wish lança coleção outono-inverno na próxima 4ª feira. Terá peças de Levi’s, Triton, Tahari e Insight (foto), entre outras marcas. A modelo búlgara Eleonora Yotsova foi fotografada por Romulo Soares para o catálogo. A loja quer vender 20% mais.
FLORIDA
A grife Alessa apresenta hoje a prévia da coleção do inverno de 2013. Escolheu o Dia Internacional da Mulher para exibir as peças estampadas digitalmente com fotos de orquídeas. Quem estrela o catálogo é a artista visual Kecya Felix. Posou para Elaine Cury, no Jardim Botânico, no Rio. A previsão de aumento nas vendas é de 20%.
Ação afirmativa
A Chevron está destinando R$ 1 milhão a patrocínios culturais relacionados às mulher. No pacote, está o documentário “Margaret Mee”, de Malu de Martino.
Emprego
Cresceu 13,6% o número de funcionárias no Brasil da PSA Peugeot Citroën, desde 2011. São 950, 18% do total. Já a OSX tem 500; em seis meses, quadruplicaram.
Livre Mercado
A Fundação OSB bateu recorde de assinaturas na temporada 2013. Foram 918, contra 327 em 2012. Somadas às renovações, foram vendidas 3.400 assinaturas.
O escritório Barreto Advogados, especializado em óleo e gás, abre filial em Macaé até o fim do mês.
Gilberto Amorim, oncologista, lança hoje “Tudo o que você sempre quis saber sobre o câncer de mama”. É na Travessa do Shopping Leblon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário