sábado, março 23, 2013

FLÁVIA OLIVEIRA - NEGÓCIOS & CIA

O GLOBO - 23/03

RIO QUER EVITAR FIM DAS INDÚSTRIAS PESQUEIRAS
Construção da Cidade da Pesca surge como alternativa para trazer de volta empresas que migraram para outros estados

Para evitar o fim das indústrias de processamento de pescado no Rio, a Secretaria estadual de Pesca (Sedrap) apresentou à Camil Alimentos, última grande do setor em atividade no território fluminense, a criação da Cidade da Pesca. Também tenta atrair investimentos de outras 23 empresas. Se sair do papel, o empreendimento prevê a construção do Terminal Pesqueiro Público e de um condomínio industrial, em área de 800 mil metros quadrados em São Gonçalo. Criaria cerca de cinco mil empregos diretos e indiretos. Dona da marca Coqueiro, a Camil quase trocou o Rio por Itajaí (SC), em 2012. Apesar de o estado ser um dos grandes produtores de pescado do país, Santa Catarina ganhou espaço nos anos 1990, após conceder incentivos e reduzir o ICMS a 1,9%. Hoje, é o principal polo pesqueiro do Brasil. A Ca-mil só ficou porque, em setembro, o Rio reduziu, por cinco anos, o ICMS de 7% para 2,5%. A medida viabilizou a compra de seis equipamentos. Terça passada, o secretário Felipe Peixoto foi a Brasília e conseguiu com o ministro Marcelo Crivella, da Pesca, o compromisso de liberar recursos para estudo socioambiental e de viabilidade econômica dos complexos.

R$ 216 MILHÕES
É o valor que a produção do pescado marinho gerou para a economia do Estado do Rio em 2012.O levantamento Estatística Pesqueira é parceria de Sedrap e Fiperj. Houve alta de 15% sobre 2011.

MAESTRO
“Falando de amor”, canção de Tom Jobim, será a trilha da da ação institucional Nivea Viva deste ano. Vanessa da Mata, que fará uma série de apresentações em seis capitais cantando a obra do maestro, estrela também a campanha. Quem assina é Giovanni+ Draftfcb, com produção da Del icatessen. Estreia em abril. O1º show é no Rio, dia 9 do mês que vem.

BARROCO
A Agilità estreia campanha de inverno hoje. A arte barroca inspirou a coleção, fotografada por Vicente de Paulo na sede da Fiocruz, em Manguinhos. A modelo Luana Teifke está nas imagens, que vão circular em mídia impressa e na web. Dona de seis lojas no Rio e vendida em mais de 250 pontos, a marca espera faturar 20% mais no varejo e 15% mais no atacado.

Em dia
Caiu a taxa de inadimplência dos aluguéis na capital fluminense em 2012, diz o Secovi Rio. O índice de atraso superior a 30 dias fechou o ano em 2,1%. Caiu 1,1 ponto em relação a 2011. O balanço do mercado imobiliário sai na terça.

Aquecido
A taxa de escritórios de alto padrão disponíveis no Rio bateu 8,5% em 2012. A consultoria Colliers atribui o crescimento de 3,1% sobre 2011 à entrega de espaços na Barra. Em bairros como Copacabana e Flamengo a oferta beira zero.

Vezes dois 1
A GoHouse, de locação de imóveis mobiliados, fechou R$ 2 milhões em aluguel nos últimos seis meses. Espera mais que dobrar o resultado até fim de setembro. É efeito de Copa das Confederações, Jornada Mundial da Juventude e Rock in Rio.

Vezes dois 2
A Rubi Engenharia vai lançar oito empreendimentos, todos na Freguesia, este ano. Residenciais e comerciais somarão 1.200 unidades e R$ 350 milhões em vendas. É mais que o dobro dos R$ 130 milhões de 2012.

Bilhão
A Coelho da Fonseca, de imóveis de luxo, abre filial em Ipanema em abril. Investiu R$ 2,5 milhões. No mesmo mês, estreia site com consultores on-line. Prevê vender R$1 bi este ano.

Concorrência
Mais de 30 mil universitários se inscreveram na edição 2013 do programa de estágios da TIM. Estão disputando cem vagas em nove cidades do país. Já a Concremat, do setor de construção, recebeu seis mil inscrições em um mês. Vinte estagiários começam a trabalhar em abril.

Alto-mar
A Yacht Center Group lançará o Prestige 45, do estaleiro francês Jeanneau/Beneteau, na Rio Boat Show, mês que vem. O iate não sai por menos de R$ 2,4 milhões. O grupo investiu R$ 1 milhão em dois estandes no evento. Quer faturar R$ 50 milhões este ano, alta de 25% sobre 2012.

EXPANSAO
A FYI, do grupo Animale, põe na rua campanha de inverno hoje. A top Bruna Pellenz está nas fotos de Demian Jacob. Circularão em impressos e web. A grife quer abrir sete lojas em 2013. Tem seis. Deve faturar R$ 60 milhões, alta de 54% sobre 2012.

ABRACADABRA
A Oi estreia hoje em 17 estados e no Distrito Federal campanha da oferta convergente, que une TV paga, internet banda larga e wi-fi. O pacote é novo no Rio. O filme, na linha do humor, traz uma esposa cansada de só ter as mágicas do marido como diversão. NBS assina.

TABLÓIDE
A Richards lança, na 2ª, o catálogo da coleção de inverno, “Library”. É o primeiro em formato tablóide. Terá textos sobre moda feminina, masculina e infantil, além de fotos de Daniel Mattar. Bebel Moraes produziu.

Os 50 mil exemplares serão distribuídos nas 91 lojas da grife e no endereço de clientes. A expectativa da rede é elevar em 15% o faturamento.

Da fruta
A do bem lança, em abril, sucos nos sabores mate natural e laranja com gominhos. A marca será vendida na rede Le Bon Marché, em Paris.

LuXo só
A VLNY, de óculos, prevê faturar R$ 6 milhões este ano. Está em 70 lojas de dez estados do país.

Livre Mercado
A mostra Morar Mais Por Menos passa a dez licenciados no país. São Luís e Fortaleza terão edições em 2013.O total de visitantes chegará a 132 mil, alta de 20% sobre 2012.

É hoje a Hora do Planeta, do WWF. Às 20h30, luzes apagadas por uma hora, para reflexão sobre mudanças climáticas. Cinco mil cidades de 152 países participam. Rio no time.

A loja-conceito da Leader ficará na Village Rock in Rio, área do festival, não no shopping Village Mall.

Nenhum comentário: