FOLHA DE SP - 03/01
Grupo calçadista investirá R$ 440 milhões até 2020
O grupo gaúcho Paquetá, fabricante de sapatos de marcas como Dumond e Capodarte, planeja investir R$ 440 milhões até 2020 para dobrar seu faturamento.
Em 2013, as receitas da empresa ficaram ao redor de R$ 2,45 bilhões. A meta é alcançar R$ 5 bilhões.
A expansão deve se dar principalmente através da elevação do número de lojas --próprias e franqueadas-- e da melhora das exportações. Por enquanto, não há projetos para novas fábricas.
"Nosso parque fabril ainda tem maquinário subaproveitado", diz o presidente do grupo, Adalberto Leist.
A empresa trabalha com sete plantas, sendo duas no exterior (uma na Argentina e outra na República Dominicana), e produz 13 milhões de pares de sapatos por ano.
Para 2014, está previsto um investimento de R$ 60 milhões e a inauguração de 70 lojas (20 próprias). Em 2015, devem ser pelo menos mais 43. Hoje, são 387 unidades.
O grupo também pretende incrementar suas vendas para o exterior. Os embarques, que chegaram a representar cerca de 80% do faturamento nos anos 80, não passam dos 15% atualmente.
"A China, por exemplo, passou por mudanças, o mercado interno do país cresceu. Talvez possamos fazer um trabalho mais forte lá", diz.
"Ainda temos dificuldades [para exportar], mas, com o dólar melhor, as coisas começam a ficar mais claras", acrescenta o executivo.
A empresa projeta um crescimento de 9% para este ano.
OTIMISMO EM BAIXA
A economia brasileira foi a que registrou a maior queda de avaliação em um período de 12 meses entre 24 países pesquisados pela Ipsos.
Questionados sobre o cenário econômico, 34% dos entrevistados no Brasil afirmaram em novembro de 2013 que a situação era boa.
O número representa um retrocesso de 21 pontos em relação a dezembro de 2012, quando 55% dos entrevistados se mostravam otimistas.
Apesar do recuo, o percentual de novembro colocou o país em décimo lugar entre as economias pesquisadas.
O melhor desempenho foi o da Arábia Saudita, onde 80% dos ouvidos definiram o quadro como bom.
Na outra ponta ficaram França e Espanha, com apenas 5% de pessoas confiantes em cada um dos países.
Foram entrevistados para o levantamento 18.041 adultos nas 24 localidades.
Chocolate... A PepsiCo fechou uma parceria com a rede de restaurantes KFC para lançar a marca Toddy no mercado de alimentação fora de casa.
...no cardápio O produto, mais conhecido como achocolatado, será vendido nas versões milk-shake e sorvete.
Software A companhia brasileira de tecnologia Módulo Security Solutions comprou a Procela, empresa que atua na área de segurança de informação. O valor do negócio não foi informado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário