FOLHA DE SP - 11/07
AINDA NO PÉ DE JORGINA
A Secretaria Nacional de Justiça transferiu recursos para que o Itamaraty contrate advogado e atue junto ao governo da Costa Rica para pedir a extensão da extradição de Jorgina de Freitas, que ficou célebre depois de ter formado uma quadrilha para fraudar o INSS, nos anos 90.
PASSE LIVRE
Jorgina foi condenada, presa na Costa Rica e extraditada para o Brasil. Como as leis preveem que o réu só cumpra pena no país de origem para os crimes cometidos até a data do pedido de extradição, ela escapou até agora de pendências mais recentes. Para que os processos sigam adiante, é preciso autorização da Justiça da Costa Rica.
OS ESQUECIDOS
A Secretaria de Direitos Humanos vai inspecionar abrigos para garantir que 37 mil crianças e adolescentes candidatos à adoção tenham uma guia que acelere o processo. Nela, constará a data de chegada de cada um aos 2.624 serviços de acolhimento. O mutirão é parte do programa Brasil Protege, que a ministra Maria do Rosário anuncia na 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Previstas em lei, as fichas costumam estar desatualizadas ou nem chegam a ser feitas. Na fila de adoção, encontram-se hoje 28 mil pais em potencial. Apenas 5.229 processos estão em andamento.
PRATELEIRA
A Livraria Cultura do shopping Iguatemi será inaugurada em novembro. O projeto está sendo finalizado pelo arquiteto Márcio Kogan. Além da nova loja paulistana, o empresário Pedro Herz abre duas outras neste ano: no Recife e a segunda no Rio, na Cinelândia. "A solução para a crise está nos livros", diz. Herz não revela o valor investido na expansão.
TRÁFEGO DE AÇÚCAR
No domingo, a fila da doceria francesa Ladurée, no novo shopping JK Iguatemi, era de 40 minutos. A loja colocou cones na porta para tentar organizar. Lá dentro, os macarons, doces à base de farinha de amêndoas, são vendidos por R$ 9 cada um.
Logo na abertura da loja, foram vendidos 1.000 docinhos em quatro horas.
MESTRE-CUCA
O chef Claude Troisgros lançará em agosto o primeiro livro de receitas de seu programa, "Que Marravilha!" (GNT). A obra trará uma seleção de 42 receitas. O número, diz, além de lhe trazer sorte, é o atribuído à região francesa da cidade onde ele nasceu, Roanne.
AL MARE
Assim que sair da pele da periguete Suelen da novela "Avenida Brasil" (Globo), Isis Valverde embarca para a Itália. Vai conhecer o país de origem de seus avós e quer pedir dupla cidadania.
TABUADA
A escritora americana Jennifer Egan, que ganhou o Pulitzer em 2011 e publicou um conto no Twitter da revista "New Yorker", quer escrever um livro contado a partir de números. A inspiração é a fixação do filho de 11 anos com almanaques de esporte, que contam "histórias inteiras" usando só numerais.
CONGA LA CONGA
E a cantora Gretchen, que abandonou o reality "A Fazenda" (Record) no sábado, agendou shows em casas de striptease no interior de SP. Ela se apresentará nas boates Noite Sem Pressa de Franca e Araraquara na próxima semana. O site das baladas mostra mulheres seminuas.
A CARNE QUE HABITO
Michel Melamed é criador, diretor e ator da peça "Adeus à Carne ou Go To Brazil", que estreou no fim de semana no Sesc Santana. Melamed escreveu o texto quando voltou de temporada fora do Brasil. Segundo o dramaturgo, o título "Adeus à Carne" seria a tradução do latim para Carnaval. No elenco, Bruna Linzmeyer, Thiare Maia e Giselle Mota. Os atores Milhem Cortaz e Virgínia Cavendish foram conferir a apresentação.
CURTO-CIRCUITO
Daniela Mercury apresenta o show "Canibália" no Via Funchal, no dia 4 de agosto. 12 anos.
O espetáculo "Despetalado Cabaré" será encenado hoje, às 21h, no Sesc Consolação. 14 anos.
Domingos Meirelles fala às 15h no Instituto Brasileiro de Geografia e História Militar do Brasil sobre a Revolta Paulista de 1924.
com LÍGIA MESQUITA (interina), ELIANE TRINDADE (colaboração), ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER e OLÍVIA FLORÊNCIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário