Fernando Haddad (PT), prefeito de São Paulo, sobre o aumento da tarifa de ônibus
MP MANTÉM NAS GAVETAS 70,8% DOS INQUÉRITOS
O Ministério Público briga para realizar investigações criminais, mas nem consegue cumprir sua obrigação legal de denunciar à Justiça os inquéritos policiais que recebe. O MP mantém 70,8% dos 4.880.501 inquéritos policiais recebidos em suas gavetas – ou seja, cerca de 3 milhões e 455 mil do total. Os dados são da página “Retratos do MP”, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), na internet.
MUITO DEVAGAR...
Até 2012, o MP denunciou apenas 16,6% (813 mil) e arquivou 12,5% (611 mil) dos 4,8 milhões de inquéritos recebidos para examinar.
...QUASE PARANDO
O levantamento do CNMP revela também que o Ministério Público demora de 5 a 7 anos para oferecer denúncia em uma ação penal.
AÇÃO MIDIÁTICA
O ex-ministro Márcio Thomaz Bastos costuma dizer que o Ministério Público só se interessa em denunciar assuntos que “apareçam no Jornal Nacional”.
INIMIGO ÍNTIMO
O “casamento” de Lula e Dilma inclui a cláusula “até que a eleição nos separe”: quando ela vai bem, ele reaparece. Quando vai mal, se cala.
COM DILMA, 73% DOS INVESTIMENTOS ESTÃO PARADOS
Apesar de vender a imagem de governo “técnico”, a presidente Dilma tem feito uma gestão que pouco sai do lugar. Segundo levantamento do Tribunal de Contas da União, 73% dos investimentos anunciados em 2012 mofam no limbo dos restos a pagar. Os principais gargalos são nas áreas de organização agrária, urbanismo e administração, onde nem sequer 10% das despesas inscritas foram liquidadas.
SOBRA PRO POVO
A saúde, segurança e saneamento também sofrem com a má gestão petista. Em 2012, só cerca de 27% da verba destinada foi executada.
FRAGILIDADES
Segundo relatório do TCU, as áreas de transporte e gestão ambiental não ficam para trás: tiveram apenas 33% dos investimentos liquidados.
PROPAGANDA ENGANOSA
Além de ter sofrido redução no orçamento, a educação não viu a execução nem de metade dos investimentos anunciados pelo governo.
PARCERIA
Bill Gates aproveitou a ida do vice Michel Temer a Londres e propôs parceria com a Embrapa para ajudar pequenos produtores na África. O empresário doou US$ 100 milhões em encontro de combate à fome.
GRINGOLÂNDIA
Entre dicas de viagem econômica, o caderno de Turismo do jornal The Guardian ironizou a segurança do Rio nas favelas sem UPP: “melhor evitar, exceto com guia local ou com amigos no Comando Vermelho”.
É PRA ONTEM
O presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça, Joaquim Barbosa, intimou 28 tribunais a cumprir norma, que proíbe fichas sujas de ocupar função ou cargo de confiança.
BEM LONGE
Bendita agenda: o prefeito Fernando Haddad (PT-SP) curtiu a ressaca do quebra-quebra dos ônibus em Paris, onde deu entrevista ontem ao Le Monde on-line, sobre os projetos para a Expo 2020.
NO PREGO
O Ministério Público Federal de Goiás deu dez dias à Caixa para explicar a antecipação do Bolsa Família. O procurador Ailton Benedito defende júri popular para acusados de corrupção.
ORA, POIS POIS
Com Dilma chegando a Lisboa para futuros investimentos com nossa grana do BNDES, Francisco Leite, secretário de Negócios Estrangeiros e Cooperação, soltou que “Angola é o melhor amigo de Portugal”.
PAU QUE DÁ EM PAULO
Desafeto do ex-delegado Protógenes Queiroz, o diretor-executivo da Paulo de Tarso será adido em Portugal da PF, que investiga há meses suposto depósito de € 25 milhões de Rose Noronha em banco local.
FRAQUINHO
O 148º aniversário da Batalha do Riachuelo será celebrada hoje pela Marinha em Brasília, a 1.300 km do mar, com farta distribuição de medalhas e modesta presença de autoridades: apenas três ministros.
PENSANDO BEM...
...até a peneira para tapar o sol já subiu 15%.
PODER SEM PUDOR
Menino de futuro
No golpe de 1964, Miguel Arraes foi retirado do governo pernambucano e seu vice Paulo Guerra assumiu. Um dia ele recebeu o filho de um amigo, o deputado Metódio Godoy. O rapaz queria emprego. Guerra descartou:
- A única vaga que ainda não foi ocupada é a de vice-governador...
O rapaz não se fez de rogado:
- Se o senhor não tiver ninguém em vista, eu aceito.
- Meu filho, você tem futuro – respondeu Guerra, com espanto.
De fato. Anos depois o garoto Ribeiro Godoy seria eleito deputado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário