“Estão crescendo menos que o previsto”
Economista Jim O’Neil, criador do termo ‘BRIC’, decepcionado com Brasil e Rússia
RN: AÇÃO POPULAR DENUNCIA FARSA EM AEROPORTO
Planejado para ser o maior centro de conexão da América Latina, o aeroporto Internacional São Gonçalo do Amarante, cuja concessão foi inaugurada em novembro de 2011 pela presidente Dilma, é alvo de ação popular na 4ª Vara da Justiça Federal do Rio Grande do Norte. Segundo denúncia, o terreno foi desapropriado de forma irregular, sem respeito a regras ambientais e o projeto sofre desvio de finalidade.
PROPAGANDA ENGANOSA
Conforme ação, o aeroporto que seria um hub de cargas e passageiros está mais para “réplica empobrecida do já insuficiente Augusto Severo”.
SEM ESTRUTURA
Longe da zona urbana e sem obras de acesso, o aeroporto terá pista de três quilômetros, o que impede decolagem de aeronaves maiores.
PARA TUDO
O processo pede a suspensão do contrato e dos repasses do BNDES, que já chegam a R$ 71 milhões, além da paralisação das obras.
RÉUS NOMINAIS
Na ação, o autor Paulo Sérgio Oliveira de Araújo processa a presidenta Dilma, a União, Anac, BNDES e as empresas Infravix e Engevix.
EDUARDO EVITA ATOS ONDE GOVERNO DILMA É CRITICADO
O presidenciável Eduardo Campos (PSB) tem evitado eventos políticos com receio de ser associado às críticas de atores oposicionistas ao governo Dilma. Foi assim quando “furou” a Conferência Nacional do PPS e a festa de 1º de Maio da central Força Sindical. Na quinta (2), abortou sua ida, em Uberaba, ao tradicional jantar promovido pelo deputado Marcos Montes (PSD-MG) com líderes presentes na Expozebu, talvez o maior evento de produtores rurais brasileiros.
TODO MUNDO LÁ
Ao jantar em Uberaba foram líderes como o presidenciável Aécio Neves (PSDB) e empresários como Murilo Ferreira, presidente da Vale.
CONTRA, PERO NO MUCHO
A ausência de Campos em eventos políticos foi ironizada pelo deputado tucano Marcos Pestana (MG): “É o preço da ambiguidade...”.
TEM QUE ENCARAR
Para Pestana, Eduardo Campos não pode fugir da necessidade de assumir seu papel de oposição, se quiser viabilizar o projeto político.
BOLSO DO CONTRIBUINTE
Enquanto a maioria da população sofre com os serviços no setor aéreo, a AGU contratou, sem licitação, comissária aérea para o ministro Luís Inácio Adams. Desgastado após a Operação Porto Seguro, ele busca apoios promovendo reuniões políticas em vários Estados.
SURTO HONORÍFICO
Honoris causa emérito, Lula mostrou seu poder de síntese enquanto tomava vacina num posto de saúde: “Cada macaco no seu galho”, disse resumindo o que pensa do conflito do Supremo com Congresso.
COM JEITO, VAI
O ministro Joaquim Barbosa nem disfarça mais seu discurso cada vez mais político – manifestação inusual em cortes internacionas, como a americana – confirmando a suspeita de futura candidatura presidencial.
AGENDA TUCANA
Diretórios do PSDB realizam convenções neste domingo. No Rio, serão eleitas comissões executivas estaduais e municipais, além do Conselho Fiscal. Já em SP, se definirão dirigentes para os próximos dois anos.
PROMESSA É RECURSO
O advogado de Roberto Jefferson, Luiz Francisco Barbosa, cumpriu com o recurso no Supremo o que antecipou à coluna em julho: “bater bastante” em Lula, reafirmando papel dele no escândalo do mensalão.
IN MEMORIAM
O escritório de arquitetura que leva o nome Oscar Niemeyer recebe verba federal, mesmo após sua morte.
No dia 9 de abril, foram emitidos dois empenhos para a empresa “Arquitetura e Urbanismo Oscar Niemeyer”, no valor total de R$ 77 mil, segundo o Contas Abertas.
MENOS UM...
Já é dada como a certa cassação do deputado Raad Massouh (PPL) na Câmara do DF. Ele responde a processos por ter liderado suposto esquema de desvio de emendas parlamentares em benefício próprio.
... DOIS E TRÊS
Além de Raad Massouh, pelo menos outros dois deputados de Brasília podem se complicar em processos por suposta quebra de decoro parlamentar: Benedito Domingos (PP) e Aylton Gomes (PR).
BYE, BYE BRAZIL
Um astrofísico brasileiro foi dos primeiros inscritos na viagem sem volta para colonizar Marte, promovida pela empresa holandesa Mars One.
PODER SEM PUDOR
TANCREDO E FAFÁ
Na campanha das diretas, em 1984, o governador mineiro Tancredo Neves comparecia aos comícios sempre acompanhado do chefe do gabinete militar, o coronel PM Paulo Duarte. Certa vez, em Fortaleza, à saída do palanque, o cuidadoso coronel meteu Tancredo dentro do carro e, ao perceber que, perto, a cantora Fafá de Belém tentava se livrar do assédio dos fãs, empurrou-a também para o interior do automóvel e mandou o motorista partir em disparada. Encontraria o carro adiante, estacionado. Tancredo e Fafá conversavam, às gargalhadas. Tancredo abriu o vidro:
- Coronel, se o senhor não fosse da PM, eu lhe promovia a general!
Nenhum comentário:
Postar um comentário