domingo, março 17, 2013

Muda o Tom e não muda o tom - MARCELO PIRES

ZERO HORA - 17/03

Você conhece Tom Zé? Compositor, arranjador, cantor _ é um dos artistas mais criativos do país. É um desses caras que conseguem aproximar o universo pop e a vanguarda cultural.
Tom Zé, hoje com 76 anos bem vividos, está fazendo uma participação especial na nova propaganda da Coca-Cola, que já fala da Copa de 2014. Logo que o comercial entrou no ar, Tom Zé foi patrulhado através das redes sociais, a ponto de perder o sono e postar um texto em seu Facebook na madrugada de 8 de março.
Entre outras coisas, ele escreveu: "No ano passado, meu disco fora patrocinado pela Natura e como eu nunca tinha recebido patrocínio desse tipo _ nem de nenhum outro _ , cara, eu me senti como um artista levado em conta! (...) Atualmente, sinto paixão pela retomada do projeto dos instrumentos experimentais. (...) Aí entrou o anúncio da Coca-Cola, que, mesmo sem ela saber, patrocinaria boa parte da pesquisa. Será que o uso dos recursos obtidos com o anúncio muda a avaliação de vocês?".
O post de Tom Zé foi comentado em vários jornais. E me fez refletir.
1. O pessoal que chiou, aparentemente, considera que grana da Coca-Cola não pode, mas da Natura pode _ ninguém xingou Tom Zé quando a Natura patrocinou o disco dele. Por que será? Por que a Natura é "tupiniquim" e a Coca, "imperialista"? (Atenção, estou sendo irônico _ inclusive, diga-se de passagem, viva a Natura por patrocinar discos.)
2. Músicos vivem fazendo propaganda de cerveja no Brasil. Neste caso, estamos, inclusive, falando de bebida alcoólica. Por que Tom Zé é patrulhado por fazer a locução da Coca e outros cantores não são quando cantam e dançam o jingle de uma cerveja? Desconfio que, mais uma vez, os patrulheiros consideram cerveja um "patrimônio nacional". Mal sabem eles que a Ambev, por exemplo, é uma empresa tão multinacional quanto a Coca.
3. Tom Zé, democrático, veio a público discutir, justificou a sua participação no comercial em nome de novas experiências musicais. Acho que Tom até se explicou demais. Um homem honesto como ele merece fazer o que bem entende com o dinheiro que ganha. Se decidisse torrar o cachê em jujuba, o.k., ninguém tem nada com isso. Até porque a maioria dos patrulheiros deve tomar uma bela Coca-Cola com gelo e limão de vez em quando.
4. O comercial da Coca-Cola espelha algo verdadeiro _ Tom Zé, até no intervalo comercial, tem um discurso moderno. A Copa no Brasil será um copa "de todo mundo", a gente tem esta graça, esta multiplicidade. Ao contrário dos patrulheiros de plantão, a propaganda da Coca tem uma mensagem agregadora.
5. Vários artistas já fizeram comerciais de refrigerante, a notícia não é nova (Michael Jackson, Madonna, Lady Gaga, a lista é enorme). Amo, por exemplo, o comercial/test blind de Ray Charles para a Diet Pepsi (www.youtube.com/watch?v=JjaefqMVpcg). Veja, vale a pena.
6. Tom Jobim, nos anos 80, fez a campanha internacional da Coca . A campanha ficou linda _ mas Jobim também foi patrulhadíssimo na época, talvez pelas mesmas pessoas que hoje estão aí pegando no pé de Tom Zé. Ou seja, o tempo passa e tem gente que não muda o tom sectário do seu discurso.
Ergo, portanto, meu copo de Coca e faço um brinde a Antônio José Santana Martins, este internacional baiano de Irará, o sempre refrescante, Tom Zé.


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