O GLOBO - 13/02
Quem é o chefe
Mesmo com dificuldades de percorrer as fronteiras e com implantação atrasada, há disputa no governo pelo controle dos Vants. A Polícia Federal e o Comando da Aeronáutica travam uma queda de braço pelos aviões, que têm como função percorrer o espaço aéreo brasileiro e os 16 mil quilômetros de fronteiras com dez países para coibir o narcotráfico e o contrabando de armas. A Aeronáutica quer coordenar o uso de todos os aparelhos, deixando a PF como subordinada. Mas o primeiro round foi vencido pelos policiais federais. A presidente Dilma decidiu que cada órgão comanda os seus Vants.
“É revoltante o quanto o Parlamento se apequena. A grande preocupação são os cargos e a liberação de emendas”
José Antônio Reguffe
Deputado federal (PDT-DF)
Sem auxílio
Servidores vulneráveis da PF não estão encontrando serviço de apoio psicológico criado pelo órgão. No ano passado, ocorreram 12 suicídios, número que alarmou a entidade.
Mas a ajuda prometida não está chegando na ponta.
Novo marco
Está nas mãos de Giles Azevedo, chefe de gabinete da presidente Dilma, o marco regulatório da mineração.
Geólogo de formação e concursado do Departamento Nacional de Produção Mineral, Giles está comandando o debate dentro do governo sobre as novas regras do setor que atingem, principalmente, Minas Gerais e Pará.
Mensalão na telona
Um ministro do STF assistia ao filme "Lincoln", em Brasília. Quando os personagens falam em suborno para aprovar emenda do fim da escravidão, tascou: "isso me lembra o Delúbio!".
Cargos sem fim
A presidente Dilma vai se dedicar nos próximos dias a preencher cargos no Executivo e no Judiciário. Além da minirreforma ministerial, precisa indicar nomes para três agências reguladoras. Não houve ainda substituição dos irmãos Paulo e Rubens Vieira na ANA e na Anac, pegos na Operação Porto Seguro. A ANTT atua com três interinos.
Estão vagos três postos no STJ e um no STF.
Agora vai
O presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), convidou os 27 governadores para reunião, dia 13 de março. Quer discutir o novo pacto federativo, porque o atual sistema de distribuição de recursos está "falido".
Virou piada
Nada como rir de si mesmo. Deputados e senadores peemedebistas não param de sugerir nomes do partido para o lugar do Papa Bento XVI nas redes sociais. Os senadores José Sarney (AP) e Renan Calheiros (AL) lideram.
TUDO CERTO
Michel Temer será reconduzido à presidência do PMDB. Continuará licenciado e o vice, Valdir Raupp, seguirá no comando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário