Taxas menores para carteira assinada
Além disso, os mais pobres que conseguem ocupar empregos formais, que chegam a contribuir por três anos para o FGTS, pagam 0,5% a menos de juros, no programa Minha Casa, Minha Vida, do que aqueles que têm rendimentos obtidos em atividades de renda informais. Em apresentação para empresários do setor, o vice-presidente de Governo e de Habitação da CEF, José Urbano Duarte, informa, numa de suas planilhas, que quem tem renda de até R$ 2.325 paga juros de 5,12% ao ano. Mas "quem possui conta de FGTS no mínimo (há) três anos, consecutivos ou não", na mesma faixa, paga juros de 4,59% ao ano.
DA CASA. O governador Jaques Wagner, que era copa e cozinha do ex-presidente Lula, caiu nas graças da presidente Dilma. Ela chega hoje a Salvador para a cerimônia do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Amanhã, eles vão a Camaçari e depois embarcam para Cuba. A presidente convidou o governador para se incorporar à comitiva. Recentemente, ele recebeu no Palácio de Ondina o presidente de Cuba Raúl Castro.
Sem pressa
Diferente de Fernando Haddad (Educação), a ministra Iriny Lopes (Mulheres) não tem pressa para deixar o governo e se engajar na campanha para a prefeitura de Vitória (ES). Seu prazo para sair é o da legislação eleitoral: abril.
Confiança
Fernando Haddad aconselhou Aloizio Mercadante a manter o presidente do FNDE, José Carlos de Freitas. A preocupação é com o grande volume de dinheiro movimentado pelo fundo. "Aquilo ali é uma bomba", disse Haddad.
Uma política integrada para o crack
O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) está chamando os secretários de segurança pública dos 27 estados para uma reunião nesta semana, em Brasília, para tratar da política de combate ao crack. O ministro quer reforçar a importância do trabalho integrado entre as áreas de segurança, de saúde e assistência social. Será mais uma oportunidade para expor politicamente a polêmica ação do governo de São Paulo na cracolândia.
Mantra
A presidente Dilma já terá voltado de viagem, mas quem deve levar a mensagem presidencial ao Congresso, quinta-feira, é a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil). O documento baterá na tecla da importância da austeridade fiscal.
O papel
Portadora dos recados mais duros da presidente Dilma para os aliados, a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) não leva em conta quando é xingada pela base. Blasé, ela comenta que eles não podem bater na presidente.
INDEPENDÊNCIA. Há vários projetos importantes no Congresso, mas o único que é vital para o governo aprovar é a Lei Geral da Copa do Mundo. Nunca um governo dependeu tão pouco do Congresso.
COMENTÁRIO de um assessor de um partido de oposição: "Fica difícil trabalhar assim, o governo na maior crise e está todo mundo no exterior".
O MINISTRO Fernando Pimentel(Desenvolvimento) teve papel decisivo na concessão do visto para a blogueira cubana Yoani Sánchez. "Você também foi perseguida, tem que ajudar a Yoani a vir para o Brasil", disse ele para a presidente Dilma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário