FOLHA DE SP - 10/12
Grupos planejam três novos hotéis para o turismo de negócios no Rio
Com projetos voltados para a hospedagem corporativa, a Facility lançará três novos hotéis no Rio de Janeiro. Os investimentos são estimados em R$ 150 milhões.
Os empreendimentos serão operados pela rede Vert, que representa no Brasil o grupo internacional Wyndham, dono da bandeira Ramada, entre outras marcas.
Os edifícios serão erguidos nos municípios de Niterói, Itatiaia e Nova Iguaçu.
"São cidades onde há demanda por hotelaria de negócios por causa de novos projetos que surgiram, como o parque industrial de Itatiaia", afirma a empresária Bianca Carvalho, da Facility, que atua no setor imobiliário.
Além de capital próprio, haverá aportes de investidores, segundo ela. "É uma hotelaria de implantação mais barata e com retorno garantido porque as taxas de ocupação estão sempre em alta."
Juntos, os três novos meios de hospedagem terão 490 apartamentos. Eles deverão entrar em operação em 2016.
"Serão hotéis de padrão econômico. O de Itatiaia será um Days Inn e, os outros dois, Ramada", afirma Amilcar Mielmiczuk, da Vert.
As duas empresas são parceiras em outros cinco projetos já lançados e em fase de comercialização, todos eles na capital fluminense.
A Vert tem em funcionamento quatro hotéis nos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte (MG) e Linhares (ES).
"Até agosto de 2014 outros oito serão inaugurados nos Estados de São Paulo e Minas Gerais", afirma Mielmiczuk.
IMPOSTO NA CEIA
A carga tributária embutida no preço de alguns dos produtos mais comprados durante as festas de Natal e Réveillon supera 50%, de acordo com levantamento da consultoria BDO.
Na compra de fogos de artifício, por exemplo, a incidência chega a 64,25%. Em segundo lugar estão os espumantes e as champanhes, com 54,25% cada um.
"O ICMS e o IPI são regidos pelo princípio da essencialidade. Assim, quanto mais supérfluo for o produto, mais elevada é a carga", afirma Valmir Oliveira, da área de tributos da consultoria.
Enfeites, presépios e árvores de Natal apresentam a mesma alíquota embutida no preço final: 47,25%.
Os produtos com menor índice são o panetone e o peru, com 21,25% cada um.
O estudo não considerou outras alíquotas, como Imposto de Renda e CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido).
FREIO NO EMPREGO
Os empregadores brasileiros pretendem diminuir o ritmo de contratação no primeiro trimestre do ano que vem.
Pesquisa da empresa de recrutamento Manpower mostra que 68% dos entrevistados pretendem manter seu quadro de funcionários estável. Pouco mais de 20% devem aumentar e 11%, diminuir.
O índice de contratação (parcela dos que dizem que irão admitir menos os que afirmam que vão dispensar) ajustado, permitindo a variação sazonal, ficou em 16%.
O número é o menor da série histórica, que começou a ser elaborada no Brasil no quarto trimestre de 2009.
Dos 42 países que participaram do levantamento, o Brasil ficou na sétima posição entre os que mais preveem contratações, empatado com Peru e Turquia.
Taiwan (39%) e Índia (33%) lideraram. Foram entrevistadas 65 mil pessoas.
Setor de chocolates deve terminar 2013 com expansão
Apesar de registrar uma queda na produção de 0,7% no acumulado deste ano até setembro, a indústria de chocolates prevê encerrar 2013 com expansão.
A Abicab (associação dos fabricantes), no entanto, não projeta um percentual específico de incremento.
"Terminaremos o ano com crescimento. Será pequeno, mas positivo", afirma Ubiracy Fonseca, vice-presidente da entidade.
No terceiro trimestre, o setor se recuperou de forma discreta: alta de 1,8% na comparação com o mesmo período de 2012.
Os resultados do segmento são consequência do desempenho econômico brasileiro, segundo Fonseca.
No ano passado, o mercado que engloba chocolates, achocolatados e coberturas com o sabor avançou 3%.
Quando se consideram apenas bombons, ovos de Páscoa e barras, porém, não houve nenhuma elevação.
Para 2014, a expectativa é que os resultados melhorem: "É ano de eleições. Vamos ter também a Copa. Projetamos um crescimento maior do que o de 2013".
O Brasil é o terceiro maior produtor de chocolates do mundo, atrás dos Estados Unidos e da Alemanha.
PRODUTO DE CARA NOVA
Após a aquisição da empresa de utilidades domésticas Santa Marina --e com ela mais cem novos produtos--, a fabricante de utensílios em vidro Nadir Figueiredo reestruturou a identidade das marcas de seu portfólio.
"Contratamos uma equipe especializada em gestão de marcas para definirmos qual é a cara de cada item para organizarmos o catálogo da empresa", diz José Eduardo Vidigal Pontes, presidente da Nadir Figueiredo.
Com a reestruturação, a companhia passou a ter cinco grandes segmentos: assadeiras e tigelas, potes e jarras, coparia, assadeiras para o dia a dia e artigos de mesa.
A empresa inaugura hoje sua loja de fábrica, anexa à planta de Suzano, no interior de São Paulo.
A unidade atenderá funcionários e o público externo, e terá preços mais baixos que os praticados no varejo.
Formal O Sebrae fez um acordo com a OIT (Organização Internacional do Trabalho) para pesquisar a formalização de trabalhadores.
Novos sócios João Luís Ribeiro de Almeida, Luciana Goulart Penteado e Marcelo Della Mônica Silva passarão a compor a mesa de sócios do Demarest Advogados a partir de 1º de janeiro do ano que vem.
Direito... O escritório Godke Silva & Rocha Advogados acaba de abrir uma filial em Miami, nos EUA.
...na Flórida O objetivo da banca é fortalecer sua estrutura de serviços na região.
Passagem A Bayer investiu R$ 5 milhões em uma ponte perto de sua sede, no Socorro, em São Paulo, a ser inaugurada no dia 17. A ideia é facilitar o acesso de funcionários e moradores à estação de trem e do metrô, diz a farmacêutica.
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