O GLOBO - 20/09
Cinco ausências no leilão de libra
Além de Exxon, Chevron, BP e BG, a norueguesa Statoii também não se inscreveu para o primeiro leilão do pré-sal
Causou espanto no mundo do petróleo a ausência de cinco gigantes do setor no primeiro leilão do pré-sal brasileiro. Magda Chambriard, diretora-geral da ANP, avisou ontem cedo que Exxon, Chevron, BP e BG não estavam inscritas na disputa pelo Campo de Libra, em 21 de outubro. À noite, quando o órgão regulador apresentou a lista final, com 11 empresas interessadas, especialistas notaram a ausência da Statoil. A norueguesa, assim como a americana Exxon Mobil e as britânicas BP e BG, participou em associação com a Petrobras da 11ª Rodada de Licitações, em maio passado. As cinco companhias operam há tempos no Brasil e eram esperadas no leilão do pré-sal, a nova fronteira petrolífera do país. As explicações para a desistência das gigantes vão da repercussão do caso Snowden, de espionagem americana, ao excesso de exposição das companhias no país. A BG, por exemplo, já teria 58% dos negócios no Brasil. Renato Bertani, diretor da Barra Energia e vice-presidente do Conselho Mundial de Petróleo, diz que a necessidade brutal de capital, entre bônus e investimentos, pode ter espantado do pré-sal grupos que já estão fortemente comprometidos com o Brasil.
com Glauce Cavalcanti e Dandara Tinoco
É Copa 1
Já somam R$ 308 milhões as reservas em hotéis para a Copa 2014. É quase metade da previsão de R$ 650 milhões. O dado está em balanço que a Match, operadora da Fifa, apresentou ao FOHB, que reúne 27 redes de hotéis. É o melhor resultado de vendas na história do Mundial.
É Copa 2
O sucesso de vendas tem a ver com o “país do futebol” sediar a Copa, diz a Match. A empresa já negocia estada
em 621 dos 848 hotéis que vai comercializar para o Mundial 2014. Metade das diárias fechadas é para o Rio. Em seguida, vêm São Paulo (10%) e Salvador (8%).
No parque
Subiu 4,8% o faturamento do setor de turismo no 2º trimestre, informa pesquisa MTur/FGV. Juntas, as 631 empresas ouvidas somaram R$ 7,3 bi em receita. O maior salto (43,9%) foi em parques e atrações turísticas.
Pico
As obras da Transcarioca atingiram o pico de mão de obra. Estão com sete mil trabalhadores em 30 frentes de serviços, diz a Secretaria de Obras. O BRT, de R$ 1,6 bi, vai da Barra ao Galeão.
e-Contratações
O Get Ninjas, portal para contratação de profissionais de serviço, dobrou o total de cadastrados no 1ª semestre. Está com 30 mil no país. No Rio, a alta foi de 130%, para 4.700 profissionais.
Digital 1
Já são 33.298 empregadores e 14.814 empregados domésticos cadastrados no eSocial, portal do governo federal que unifica o envio de informações previdenciárias, trabalhistas e fiscais. Com a regulamentação da Lei das Domésticas, a adesão será obrigatória. A Receita estima bater dois milhões de patrões. O site estreou em junho; a 1ª etapa custou R$ 3,5 milhões.
Digital 2
Até o fim de 2014, serão sete milhões de empregadores inscritos, diz Daniel Belmiro, coordenador de sistemas da atividade fiscal. É que a folha de pagamento digital será obrigatória também para grandes empresas, no 1º semestre, e para micros, no 2º. O prazo inicial para todos era janeiro do ano que vem, mas foi ampliado.
Livre Mercado
O Castelo de Itaipava vai sediara Imperial Oktoberfest, dia 5. Cool e Tag Eventos produzem. É projeto de R$ 300 mil da cervejaria.
A academia Tio Sam investiu R$166 mil em modernização da unidade de Camboinhas (Niterói).
Espaço Juliana Paes e Bodytech O2, na Barra, fecharam parceria. Alunas da academia ganham cartão de desconto no salão. Prevê elevarem 40%a clientela.
O site Data Especial aposta em kits decorativos para festas do tipo “Faça você mesmo”. Reduzem até 60% gastos com lembranças, convite e decoração. Prevê elevar em 30% o faturamento.
De visão
Os modelos Isabeli Fontana, Evandro Soldatti e Izabel Goulart posam com óculos da Vogue Eyewear, em campanha que a Óticas Carol estreia amanhã. A Comunicação Explícita criou. Sairá em impressos, web eterá versão para TV. Dona de 570 lojas, a rede investiu R$ 3 milhões na ação e prevê alta de 15% em vendas. Lançou novo site criado pela AM4.
Energia
Adriana Lima (foto), Cintia Dickers e Emanuela de Paula estrelam campanha das bebidas funcionais Amazon. A linha mistura água de coco e extratos de frutas do Brasil. As tops encarnam guerreiras amazônicas nos anúncios. A veiculação já começou nos EUA. No Rio, estreia ainda este mês. O australiano Russel l Ja mes fotografou o trio em NY.
É cinema
A GloboNews estreia amanhã a campanha da participação no Festival do Rio. O canal vai lançar dois documentários (“Da cabeça aos pés” e “Dossiê 50”), além de promover
palestras. A Comunicação da Globo criou os anúncios.
Chocolate vale ouro
A Lacta estreia no domingo campanha da nova promoção. Até 23 de novembro, a marca sorteará R$ 100mil em certificado de ouro, por semana, além de prêmios instantâneos de R$150. É só cadastrar códigos de embalagens no site. Ogilvy, W3haus e b!ferraz assinam.
Até que enfim
A Orla Rio, dos quiosques das praias, participa pela 1ª vez da campanha do Dia da Limpeza, amanhã. Instalará 48 painéis sobre a ação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário