O Estado de S.Paulo - 20/09
Os impressionantes vaivéns do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) vêm sendo interpretados como falhas graves de comunicação, como ainda ontem sugeriu o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Mas devem ser vistos como muito mais do que isso.
É que ninguém sabe como navegar nessas águas. O presidente do Fed, Ben Bernanke, passou em maio um sinal de fumaça de que pretendia começar o processo de reversão da atual política agressiva de emissão de dólares. Foi o suficiente para provocar um cataclismo: as cotações do dólar e dos títulos dispararam nos mercados, as bolsas caíram e começou um movimento de fuga dos ativos de risco.
Até no Fed, as autoridades imaginaram que era coisa a ser mais bem preparada psicologicamente. Em seguida, os dirigentes do Fed, inclusive o próprio Bernanke, se sucederam em discorrer sobre a necessidade de começar a reduzir a gigantesca montanha de dólares, que já acumula US$ 3,6 trilhões e que continua à proporção de US$ 85 bilhões por mês.
Essas emissões foram parte do plano para salvar o mercado da derrocada. Aproveitando-se da falta de inflação, os grandes bancos centrais passaram a comprar títulos públicos e privados, portanto, a despejar moeda, tanto para livrar as instituições financeiras de um desastre em cadeia como também para dispor ao mercado mais recursos para o crédito que, por sua vez, deveria concorrer para a retomada da atividade econômica e do emprego. O despejo de moeda não foi feito só pelo Fed, mas também por grandes bancos, como o Banco Central Europeu, o da Inglaterra, do Japão e da Suíça.
Ontem, foi lembrado aqui que o Fed parece ter chegado à conclusão de que o impacto a ser produzido pela redução das emissões de moeda atingiria proporções não imaginadas se coincidisse com novo aumento do risco fiscal dos Estados Unidos. Explicando melhor: o governo Obama só pode ampliar a dívida pública dos Estados Unidos até o teto, já muito próximo, dos US$ 16,7 trilhões. Sem autorização do Congresso para aumentar a dívida, teria de reduzir as despesas públicas, operação capaz de criar mais desemprego e novo colapso econômico.
Mas há outras agruras a enfrentar. Há alguns meses, a mera percepção de que se aproximaria a redução de compras de títulos pelo Fed já provocara, pelo efeito de oferta e procura, a disparada da remuneração (yield) dos títulos do Tesouro dos Estados Unidos (veja o gráfico).
A alta dessa remuneração vinha puxando os juros dos financiamentos imobiliários (hipotecas) e, assim, agravando as dificuldades de um setor muito estigmatizado, no qual a crise começou.
Outro efeito da alta de juros praticados pelo mercado seria o encarecimento do crédito para a produção, impacto que repercutiria também no nível de emprego dos Estados Unidos, ponto de alta vulnerabilidade política.
Em outras palavras, o desmonte do projeto salvador (as gigantescas emissões de moeda) pode causar estragos tão grandes ou maiores ainda do que aqueles que pretenderam ser evitados. E essa é a principal razão pela qual somente se saberá se todo esse processo deu certo quando ele tiver terminado.
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