O GLOBO - 04/04
Rio quer atrair fornecedores da cadeia de óleo e Gás
Estado vai negociar com fabricantes de equipamentos submarinos a instalação de projetos. Petrobras participa
A Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico quer repetir na cadeia de equipamentos submarinos da indústria de petróleo e gás o modelo de atração de investimentos que adotou no setor automotivo. Um grupo de trabalho, com a participação da Petrobras, já elabora um plano para trazer para o estado a rede de fornecedores das empresas que produzem equipamentos para a estatal e outras petrolíferas que operam em offshore no Brasil. "São equipamentos pesados, de alta tecnologia, que estão sendo instalados no fundo do mar, em vez de em plataformas. No Rio, já operaram a FMC e a GE. Em São Paulo, tem a Cameron. A intenção é atrair para o estado seus fornecedores de partes e peças", explica Marcelo Vertis, subsecretário da Sedeis. Só a Petrobras vai encomendar US$ 10 bilhões em equipamentos subsea nos próximos cinco anos. A cifra deve subir com a licitação de novos campos, no pós e no pré-sal. A articulação já começou. A Sedeis está em contato com as três múltis para encontros. Equipes do governo vão apresentar os planos do Rio em feiras de óleo e gás nos EUA, caso da OTC, na Noruega e na Escócia. A AgeRio tem financiamento e a Codin, terrenos.
Irrigação
O Noroeste fluminense vai ganhar projeto de irrigação de lavouras. O investimento de R$ 30 milhões, com verba do Fecam, foi decidido ontem pelo governo, conta Christino Áureo, secretário estadual de Agricultura.
Em tempo
O programa vai pegar carona no plano de prevenção de enchentes na região. É projeto de R$ 610 milhões aprovado pelo governo federal. Haverá construção de diques e barragens. Ao lado ficarão as propriedades do perímetro irrigado.
Resíduos
A Trusher, de coleta e tratamento de resíduos, investe R$ 2 milhões em equipamentos neste 1º semestre. O foco é a destinação final de detritos líquidos gerados por estaleiros do Estado do Rio.
Socioambiental
A Novelis, de laminados de alumínio, investirá mais de R$ 2,1 milhões em projetos socioambientais com
incentivos fiscais este ano. É quase o triplo de 2012. Vai apoiar projetos em oito cidades do país, Rio e São Paulo entre elas.
Energia
O Via Parque Shopping implantou iluminação com 280 luminárias LED da GE no estacionamento. Investiu R$ 1,5 milhão. Vai reduzir à metade a potência total instalada, de 77.760 watts para 36.160 watts.
FILHOTE
A coleção de inverno da Reserva Mini será vendida em 20 lojas da marca mãe, a Reserva, em Rio, São Paulo e BH. Até aqui, a grife infantil era comercializada em três lojas próprias, além de 250 multimarcas. A meta é mais que dobrar (120%) as receitas com o novo canal de vendas. O grupo também planeja lançar roupas para bebês. As fotos vão circular em mídias sociais.
Reagiu
A construção civil abriu 3.507 vagas em fevereiro no Estado do Rio. Em janeiro, foram 301. A capital sozinha gerou 1.769, segundo o Sinduscon Rio.
Licenciamento
BMW, Minicooper, Pininfarina e Gianfranco Ferré planejam pôr suas marcas em projetos imobiliários. A Supermarcas vai fazer a mediação com empresas na América Latina.
Eficiência
A Eletrobras Procel lançou software voltado à eficiência energética de prédios comerciais. Faz simulações e análise de consumo. Parceria com a PUC-PR, é o 1º do país.
MAE NATUREZA
A Enjoy lança amanhã a coleção outono-inverno da Zinha, linha infantil da marca. Batizada de “Raízes”, traz rendas, tricô, estampas de bicho e cores inspiradas na natureza. As fotos de autoria de João Clávio estarão em mídia impressa e internet. A marca espera aumento de 15% nas vendas.
ORIENTE
A EPK, de roupa infantil, homenageia a China com a coleção de inverno “Xangai”, que será lançada neste sábado no Brasil. A campanha foi toda fotografada na cidade chinesa pelo Studio Lee, e será veiculada em mídias sociais, pontos de venda e catálogos impressos. A grife, que inaugurou a sétima loja brasileira mês passado, prevê aumentar em 20% o
faturamento com a nova coleção.
NA PRAIA
A Redley lança hoje prévia da coleção de outono, batizada de “Casa do tempo”.
A campanha, fotografada por Vavá Ribeiro, circulará em redes sociais e nas lojas. Uma casa em Saquarema (RJ) serviu de cenário. Dona de 18 lojas, a grife espera alta de 15% nas vendas sobre um ano atrás.
Decora 1
A Balai, de decoração, investiu R$ 3,8 milhões em peças do Sudeste asiático e do Marrocos. Estarão em quatro lojas na 29 quinzena. Já a Gajah trará US$ 200 mil em mercadorias de China e Indonésia. Semana que vem, abre showroom na Quinta da Boa Vista. Gastou R$ 500 mil.
Decora 2
A Houseflex elevou vendas em 20%, desde a estreia na web, um mês atrás. Investiu R$ 100 mil no site.
Livre Mercado
A 17ª Câmara Cível do TJ-Rio condenou a Oi em R$ 200 mil por dano moral coletivo em ação do MP Rio. A operadora falhou no reposicionamento de cabos em Alto Bela Vista, na Zona Oeste.
A rede paulista Suplicy Cafés abriu a 1ª unidade no Rio. Investimento de R$ 300 mil, fica no Edifício Galeria (ex-SulAmérica), no Centro. Em julho, virá a 2ª, no Village Mall.
Quem vai
O Senai abre ainda este ano um centro de formação profissional em São Tomé e Príncipe. Terá cursos em sete áreas, incluindo construção e mecânica de automóveis. Será a 49 unidade na África.
Formação
O Centro Universitário Celso Lisboa montou curso de tecnólogo em estética e cosmética. Fez parceria com a L’Oréal Matrix. A empresa vai treinar os professores. Serão dois anos de aulas.
mar, abre hoje no Village Mall.
A Casa Flora traz foie gras e outros itens da francesa Rougié para o Rio. Espera vender 30 toneladas este ano; e 45, em 2014.
A i-Uni Brasil, imobiliária on-line de São Paulo, chega ao Rio este mês.
A Endemol Brasil vai exibir um clipe com cenas 3D do BBB 13 no MIPTV, evento na França. Foi a 1ª edição do mundo com o recurso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário