terça-feira, janeiro 22, 2013

FLÁVIA OLIVEIRA - NEGÓCIOS & CIA

O GLOBO - 22/01


Na mira 1
Além das companhias aéreas, a Embratur está de olho nas tarifas dos hotéis. “Em todas as pesquisas que fazemos, a principal queixa dos turistas são as diárias”, diz o presidente Flávio Dino. Para os técnicos, as margens estão acima do razoável.

Na mira 2
Para derrubar o preço das passagens, a Embratur quer a abertura da aviação doméstica a empresas sul-americanas e ibéricas. Na hotelaria, vai estimular “meios alternativos de hospedagem e construção de mais hotéis”, diz Dino.

Piorou
As projeções do ONS para o nível dos reservatórios das hidrelétricas no fim do mês caíram na revisão do dia 23. As usinas do SE-CO estarão com 36,6%, contra 38,6% dia 17. No Sul, a estimativa caiu de 61% para 48%; no NE, de 29,9% para 27,2%. Só o Norte subiu: de 40,6% para 43,1%.

Quem vem
A Drummond CPA, consultoria financeira de Boston, girou US$ 800 milhões em 2012. De olho no Brasil, quer triplicar para US$ 2,5 bilhões em 2013. Em março, abre escritório em São Paulo.

Quem veio
Resende (RJ) fechou 2012 com 316 empresas recém-abertas ou em instalação.

É efeito da futura fábrica da Nissan, informa a Secretaria de Indústria da cidade.

G-20 da fome 1
Roberto Rodrigues, ex-ministro e presidente da Academia Nacional de Agricultura da SNA, propôs à FAO uma espécie de G-20 dos países produtores. A ideia é que cerca de 15 países integrem o grupo, para elaborar programa de olho na segurança alimentar mundial das próximas décadas.

G-20 da fome 2
Pela a proposta de Rodrigues, a associação deve criar condições para aumentar a produção e administrar estoques de alimentos. “Todos sabem que há um problema de segurança alimentar, mas não há um projeto global em torno disso”, afirma.

DISCURSO DE OBAMA SUGERE AGENDA PROGRESSISTA
Presidente dobrou aposta no eleitorado que lhe garantiu o segundo mandato e fala a mulheres, latinos e gays
Num cenário de acirrado confronto com o Partido Republicano, que manteve a liderança na Câmara dos EUA, Barack Obama dobrou a aposta no capital político que amealhou na corrida eleitoral pela reeleição. Ontem, o discurso de posse do presidente americano veio cheio de referências aos segmentos que o fizeram conquistar o segundo mandato. A data já começou simbólica, por ter coincidido com o feriado em homenagem a Martin Luther King, Ir. Obama carregou no simbolismo ao usar no juramento as bíblias do líder negro, ícone do movimento pelos direitos civis, e de Abraham Lincoln, presidente festejado na temporada cinematográfica com filme de Steven Spielberg. Ao se dirigir ao povo americano, Obama defendeu a tal América unida de Lincoln, republicano que pôs fim à Guerra Civil e atuou pela abolição; e a igualdade proposta pelo doutor King no histórico discurso “Eu tenho um sonho”, no Lincoln Memorial, em Washington. Em 20 minutos, agradou a negros, latinos, gays e mulheres. Foi conversa de quem parece disposto a avançar na agenda social progressista, em oposição ao conservadorismo agudo dos republicanos. Obama começou a flertar com esse eleitorado antes das prévias democratas. Agora, engatou namoro firme. Os negros deram a Oba-ma 93% de seus votos; os gays, quatro em cinco; os latinos, dois em três; as mulheres, 55%. A construção da igualdade de gênero, etnia e orientação sexual na sociedade americana, tudo indica, será a tônica do segundo governo Obama. Ótima agenda, se confirmada, fará muito bem ao mundo todo.

CARNAVAL NA MODA
A grife Dress To lança linha de carnaval com 35 produtos. Incluem fantasias completas de melindrosa, pirata e sereia.
E também acessórios, como enfeites para cabelo. Hoje, a marca estreia campanha com fotos e vídeo em redes sociais. A previsão é dobrar as vendas sobre igual período do ano passado.

FANTASIA
A Tulli, loja on-line de lingerie,montou kits para o carnaval. Tem calcinha, enfeites para cabelo e rosto, leque, confete e serpentina.

As vendas começam hoje no site e no showroom da marca, em Copacabana.
A previsão é vender 60 unidades em três semanas. A campanha também estreia hoje na web e nas redes sociais da marca.

FOLIA
O Cantão lança na web nesta 5á campanha para divulgar a linha de fantasias.
As roupas de palhaça (foto), odalisca e baiana foram feitas com tecidos e aviamentos de coleções passadas.
A grife criou também camisetas para o Concurso Nacional de Marchinhas da Fundição Progresso e para o bloco Céu na Terra. Prevê alta de 15% nas vendas.

SHOPPING DE PRIMEIRA LIQUIDAÇAO
O ParkShopping Campo Grande, caçula do Grupo Multiplan no Rio, participa pela primeira vez da Liquidação do Lápis Vermelho. A queima começa dia 31, junto com BarraShopping e New York City Center. Há previsão de alta de 10% nas vendas. A JWT assina a campanha.

Que calor 1
A Antarctica vai distribuir ventiladores de mão no carnaval carioca. A marca encomendou 50 mil unidades. Ao todo, dará 270 mil brindes nos 110 blocos que patrocina.

Que calor 2
Já a Enjoy, de moda feminina, gastou R$ 35 mil em leques.

Distribuirá 50 mil nos dias de folia no Rio. Prevê elevar em 10% as vendas.

Livre Mercado
A Dicorp, clínica de estética, criou programa de beleza para a folia. Em duas semanas, vendeu 320.
A Sebastiana abriu quiosques no Nova América e no Botafogo Praia Shopping. Vão vender e customizar camisetas de blocos cariocas.

O Riosul gastou R$150 mil nas oficinas de férias, até 10 de fevereiro. Espera dez mil crianças.

A Sport Strategy vai gerenciar a carreira dojudoca Tiago Camilo. 

A Consumo
As vendas do Shopping Leblon cresceram 11% em 2012. O faturamento avançou 12%. Na promoção de Natal, o tíquete médio foi de R$ 2.800, contra R$ 2.656 em dezembro de 2011.

A soma das notas fiscais trocadas foi 79% maior.

Dívida
A proporção de famílias endividadas subiu este mês, na comparação com janeiro de 2012. Saiu de 58,8% para 60,2%, segundo pesquisa que a CNC divulga hoje. Em dezembro de 2012, o índice estava em 60,7%. Três em quatro lares (74%) devem ao cartão de crédito agência já cuida do Minotauro.

Ernani Judice, da Geociclo, fala sobre inovação, hoje, em SP na Fertilizer Latino-Americano. É a 1ª vez do congresso no Brasil.
A Radio Ibiza assina o conceito musical da Première Vision Brasil, hoje e amanhã, em SP.

Renata Abranchs, consultora da moda, fala sobre o estilo carioca no evento. Em 31 de janeiro 1º de fevereiro faz o Encontro A+ (Rio).

Nenhum comentário: