segunda-feira, setembro 12, 2011

HÉLIO SCHWARTSMAN - Diferença de pontos entre melhores colégios é diminuta

Diferença de pontos entre melhores colégios é diminuta
HÉLIO SCHWARTSMAN
 FOLHA DE SP - 12/09/11

No que provavelmente é um efeito colateral de nossas mentes essencialistas, seres humanos adoram rankings. Basta aparecer uma notícia que traga a lista dos dez melhores ou piores não importa o quê e ela logo entrará no rol das matérias mais lidas.

Escolas não são uma exceção. Ao contrário até. Na educação, os sistemas de avaliação proliferam. Não que seja errado ou inútil elencar melhores e piores, mas é preciso tomar cuidado.

O modo como o público e a mídia recebem esse emaranhado de exames nem sempre é o mais sábio. É tolice, por exem­plo, imaginar que haverá mudanças importantes nas notas ou nos rankings todos os anos.

Se elas vierem, o mais provável é que tenha havido um proble­ma com a prova ou com o universo de alunos que as fazem. Como tudo no campo da educação, os ganhos ou perdas, quando ocorrem, tendem a ser incrementais.

A própria ideia de ranking deve ser vista com cautela. Um caso emblemático é o das escolas particulares de elite, que travam disputas milimétri­cas pelas primeiras posições no Enem. Em São Paulo, por exemplo, a 30ª colocada teve uma nota apenas 10% menor do que a da mais bem posicionada.

E é relativamente fácil ganhar alguns pontinhos selecionando apenas os melhores alunos para fazer a prova. Assim, um colégio que mante­nha programa generoso de bolsas para pobres ou que não expulse repetentes acaba perdendo pontos.

Analogamente, uma escola que não convença seus melhores alunos a fazer a prova pode sair prejudicada. E, se o estudante não está interessado no ProUni ou em entrar numa universidade federal, não tem nenhuma razão objetiva para inscrever-se no Enem. USP, Unicamp e a maioria das instituições privadas não exige esse exame.

Não é coincidência que, em São Paulo, a adesão dos alunos dos colégios mais caros seja relativamente baixa. Rankings e listas são uma boa ferramenta de orientação a alunos e pais, desde que interpretados criticamente.

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