FOLHA DE SP - 29/05
Programa dá apoio de R$ 3 bi à agropecuária
A Finep (agência de inovação do governo federal) e o BNDES lançam hoje um programa para financiar empresas do setor agropecuário, no valor total de R$ 3 bilhões.
O primeiro edital do Inova Agro destina R$ 1 bilhão para projetos voltados ao desenvolvimento de produtos, máquinas e equipamentos e à melhoria das cadeias produtivas de insumo.
O crédito terá subsídio público, com juros abaixo da inflação (3,5% ao ano)
Serão até três anos de carência, e o prazo para pagar o principal pode chegar a dez anos, dependendo do risco tecnológico.
Empresas e consórcios poderão manifestar interesse até meados de julho. Os selecionados terão 60 meses para executar os projetos no país.
O programa abrange três linhas temáticas: insumos, processamento e ainda máquinas e equipamentos.
"O Brasil já é um importante agente global nesse setor, mas precisa ampliar seu raio de ação e desenvolver tecnologia", diz Glauco Arbix, presidente da Finep.
Essa é a sexta iniciativa do plano Inova Empresa, um conjunto de ações para fomentar novidades em setores considerados estratégicos.
"O que nos anima é ver empresas estimuladas a ousar em setores nos quais não entravam", afirma Arbix.
Já estão em estudo editais nas áreas de autopeças e sustentabilidade ambiental.
VAIVÉM DE PASSAGEIROS
O número de assentos disponíveis em voos internacionais com chegada ou partida no Brasil aumentou 8,63% neste mês, na comparação com maio do ano passado, de acordo com levantamento da Embratur.
As viagens para a América do Norte puxaram a expansão, com elevação de 19,67% no volume de assentos. Miami foi a cidade para a qual mais passagens foram oferecidas --pouco mais de 21 mil.
O número de voos e o de assentos entre o Brasil e a Europa, por outro lado, diminuíram --a Embratur considera os dados dos assentos, já que os aviões variam de tamanho.
Os voos tiveram retração de 1,27% e as passagens, de cerca de 0,30%.
A redução na disponibilidade de assentos foi registrada nos voos que conectam o país a Barcelona (-38,4%), a Milão (-24,35%), a Lisboa (-8,42%) e a Paris (-4,47%).
Entre o Brasil e os destinos da América Latina, houve alta de 9,51%.
Em Buenos Aires, capital da região com maior fluxo de passageiros com o Brasil, o crescimento foi de 5,84%.
ESCALA HOSPITALAR
A Logimed, empresa do grupo Andrade Gutierrez que atua com gestão e logística da cadeia de suprimentos hospitalar, vai entrar no mercado de Minas Gerais.
A companhia assinou um contrato com o Hospital Lifecenter, de Belo Horizonte, e uma parceria público privada com o Hospital Metropolitano de Barreiro.
Hoje, a Logimed trabalha apenas na região metropolitana de São Paulo.
Por enquanto, a empresa irá operar no Estado mineiro através de seu centro de distribuição de São Paulo. A expectativa, porém, é construir um novo galpão dentro de dois anos.
"Em um raio de 600 km, temos como trabalhar com um centro só. Mas projetamos nos expandir pelo interior de Minas e ter um novo CD", diz o presidente da empresa, Alexandre Dib.
"Não sabemos onde vamos instalá-lo, vai depender dos locais em que fecharmos contratos. O Triângulo Mineiro é uma boa opção", acrescenta Dib, que também estuda o mercado do Rio.
A Logimed administra 45 unidades atualmente e consegue que os hospitais economizem ao centralizar as compras deles.
O faturamento da empresa foi de R$ 158 milhões no ano passado.
Visita... O diretor do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), Rodney Irwin, estará em São Paulo no fim de junho.
...empresarial Ele participa de um seminário promovido pela Bovespa e pelo Cebds (conselho empresarial brasileiro) sobre a integração de relatórios pelas empresas.
LIVRO DE BELEZA
A história da fundadora de uma das mais conhecidas marcas de cosméticos do mundo chega ao Brasil com o livro "The Mary Kay Way".
A publicação da editora CLA relata detalhes da estratégia de venda direta e do estilo de liderança da empresária norte-americana.
No Brasil, a companhia já conta com mais de 150 mil vendedoras.
Em todo o mundo, são mais de 2,5 milhões de consultoras, quase todas mulheres. Os cosméticos da empresa são vendidos em 35 países.
Em 2011, o faturamento ultrapassou os US$ 3 bilhões.
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