FOLHA DE SP - 13/03
MPE cresce pouco, mas tem melhor janeiro desde 2001, diz Sebrae-SP
As micro e pequenas empresas faturaram R$ 40,6 bilhões em janeiro passado. Foi o melhor desempenho para um primeiro mês do ano desde 2001, segundo uma pesquisa do Sebrae-SP.
A variação, porém, foi de apenas 0,9% ante o mesmo período de 2012.
"Consideramos bom esse resultado geral porque foi um aumento real sobre uma base muito forte do ano passado", diz Pedro João Gonçalves, do Sebrae-SP.
O setor de comércio, que cresceu 4,2% em janeiro em comparação a janeiro de 2012, foi o responsável pelo resultado positivo.
O segmento de serviços, que havia tido um bom desempenho em 2012, teve queda de 1,6% no faturamento real. O da indústria, por sua vez, recuou 4,1%, descontada a inflação pelo INPC. Foi o pior resultado para micro e pequenas do setor em um mês de janeiro desde 2009.
A pesquisa, realizada com mais de 1,5 milhão de micro e pequenos empresários, mapeou suas expectativas.
No mês passado, 50% dos empresários apostavam em estabilidade no faturamento nos próximos seis meses.
"O empresário ainda está relativamente otimista. Será um ano positivo. Os efeitos das medidas do governo, como a redução de juros, do custo da energia e as desonerações, devem dar um desenvolvimento mais equilibrado entre os setores."
NO VERMELHO
O volume de cheques devolvidos por falta de fundos caiu pelo segundo mês consecutivo, segundo a Boa Vista Serviços, administradora do Serviço de Proteção ao Crédito (SCPC).
A quantidade de folhas devolvidas em fevereiro foi superior a 1,2 milhão ante as pouco mais de 1,4 milhão que não tiveram saldo em janeiro deste ano.
Em dezembro de 2012, o registro havia sido de aproximadamente 1,5 milhão de cheques devolvidos.
O número de devoluções no segundo mês deste ano é menor do que o registrado em fevereiro de 2012, quando o total de cheques sem fundos foi de aproximadamente 1,5 milhão.
"O aumento do emprego, os juros mais baixos e um maior prazo de pagamento para os financiamentos têm feito os números de inadimplência caírem", afirma Flávio Calife, economista da Boa Vista Serviços.
A VOLTA DO CHURRASCO GAÚCHO
O fundador da churrascaria Fogo de Chão Arri Coser, que vendeu a empresa em 2011 a um fundo de private equity, voltou ao mercado do setor.
Ele se associou a sua irmã e reformulou o restaurante de Porto Alegre Na Brasa, que passa a se chamar Nabrasa Steak. As duas primeiras unidades da empresa foram reformadas e uma terceira inaugurada -também na capital gaúcha.
A companhia pretende começar seu projeto de expansão pelas capitais de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Cada restaurante deverá receber aporte de cerca de R$ 3 milhões.
"Vamos fazer devagar, como fiz com o Fogo de Chão. Abriremos uma ou duas lojas por ano e as consolidaremos", diz Coser.
Quando o empresário, que começou como garçom, se desfez de sua primeira rede de churrascarias, a empresa contava com 23 unidades, sendo 16 nos EUA.
No ano passado, a Fogo de Chão foi revendida por US$ 400 milhões.
INGLÊS BRASILEIRO NO CHILE
A rede de escolas de idioma Fisk entra neste ano no mercado chileno. A companhia acabou de inaugurar sua primeira unidade no país e está fechando o contrato para a segunda.
"O plano é abrir mais duas ou três até dezembro. Mas ainda não está tudo certo", afirma o CEO da empresa, Bruno Caravati.
No Brasil, serão mais 50 escolas, principalmente no Norte e no Nordeste.
"Não costumamos ter escolas muito próximas uma das outras. Nas capitais, é muito difícil colocarmos uma nova. Mas ainda há espaço no interior dessas outras regiões", afirma
A rede tem hoje cerca de mil escolas em sete países.
O concorrente grupo Multi planeja a abertura de 400 escolas de suas sete marcas ainda neste ano.
Representação... A Câmara-e.net (Câmara Brasileiro de Comércio Eletrônico) fará parte do Conselho Internacional de Economia Digital, que será criado hoje em Barcelona. Entidades da Alemanha, da Inglaterra e de Portugal, entre outros países, também se associarão.
...internacional A entidade criada deverá tratar de questões do e-commerce mundial, como o crescimento do mercado, aspectos regulatórios e alfandegários, barreiras tecnológicas, deficiências na infraestrutura, questões de segurança e tendências de consumo.
Preço... O preço do etanol subiu 1,73% no país em fevereiro. A média do litro foi de R$ 2,36, de acordo com o Índice de Preços Ticket Car. No Estado de São Paulo, porém, o valor médio do produto ficou em R$ 1,96.
...no posto A média nacional da gasolina foi de R$ 3, ainda segundo a empresa. São Paulo e Paraíba foram os Estados onde os motoristas pagaram mais barato por esse combustível, R$ 2,82. O Acre, o mais caro, R$ 3,33.
1,73%
foi a alta no preço do etanol em fevereiro
R$ 2,36
foi o valor médio do litro do etanol no país no mês passado
R$ 3
foi a média nacional da gasolina em fevereiro
R$ 2,82
foi o preço médio mais barato do litro de gasolina no Brasil, em São Paulo
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