O GLOBO - 13/03
ESTATAIS COBRAM A CONTA DO INCENTIVO FISCAL
Caixa e Petrobras convocam fornecedores para renegociar contratos de setores beneficiados com desoneração da folha
As medidas federais de desoneração da folha de pagamentos trouxeram um efeito colateral indesejável aos fornecedores de empresas estatais. Petrobras e Caixa são duas gigantes que já estão convocando seus prestadores de serviço a reduzirem os valores dos contratos na mesma proporção do incentivo concedido pela União. Empresas de tecnologia da informação (TI) e de call center estão no topo da lista. “Significa que o governo deu com uma mão e está tirando com a outra”, desabafa um executivo de uma empresa de TI. O Ministério da Fazenda anunciou no ano passado a troca da contribuição de 20% sobre a folha de salários ao INSS pelo recolhimento de 1% a 2% sobre o faturamento. A medida vale para setores intensivos em mão de obra e exige como contrapartida a manutenção dos empregos e o aumento da produção, dos investimentos e das exportações. Os empresários alegam que o corte nos contratos inviabiliza a expansão dos negócios. A Caixa disse em nota à coluna que a Lei 8.666/1993 determina o reequilíbrio econômico-financeiro dos contratos. É para que “a empresa pública não passe a suportar custos que deixaram de existir”. A Petrobras não quis comentar o assunto.
40 SETORES BENEFICIADOS
O governo já liberou a desoneração da folha para 40 atividades. De cara, entraram 15, incluindo TI e call center. Depois, vieram mais 25, entre eles, fármacos, aves e transportes (aéreo e rodoviário).
Só português
O Brasil é penúltimo de nove países numa lista do British Council sobre o uso de língua estrangeira em ambientes corporativos. Só ganha da China. A pesquisa mostra que 79% das empresas chinesas admitem pôr funcionários em aulas de inglês. No Brasil, só 25%.
Apropriação
De cada dez funcionários que deixaram empresas brasileiras nos últimos 12 meses, seis (62%) levaram dados confidenciais. É mais que a média global, de 40%. A pesquisa é da Symantec.
Independentes
É crescente o status da área de comunicação nas companhias nacionais. De 2007 a 2012, caiu de 40% para 25% a proporção de profissionais ligados ao setor de RH. O estudo daAberje será conhecido na sexta.
Sem raios
A TS Shara prevê elevar em 10% a venda de protetores antirraios este mês sobre março de 2012. A meta é negociar 112 mil unidades, principalmente no Sudeste e no Centro-Oeste. É efeito das fortes chuvas do mês.
Tratamento
A DNDi, sigla em inglês de Medicamentos para Doenças Negligenciadas, espera ampliar o orçamento anual de € 29 milhões, este ano, para € 40 milhões, em 2014. Poderá desenvolver de 11 a 13 medicamentos até 2018. Em dez anos, criou 6.
Quem vai 1
O Fluminense terá escolinha de futebol, na Argentina. Será a 1ª fora do Brasil. Assina o acordo, amanhã, em Córdoba. Aqui já tem 36 Guerreirinhos, cinco delas fora do Rio.
Quem vai 2
A Sustentech, de negócios sustentáveis, desenvolve para a IBM, em Portugal, seu 1º projeto no exterior. No Brasil, trabalha no Parque Olímpico. A meta é elevar o faturamento em 50%, para R$ 12 milhões.
É local
A Oi montou para a Marinha na Antártica uma estação ligada ao Leblon. A tarifa é a de uma ligação para o Rio.
DESÉRTICO
O ator Paul Walker, de “Velozes e Furiosos”, é a estrelada primeira campanha da marca licenciada Colcci Eyewear, de óculos. O deserto do Mojave, nos EUA, foi o cenário das fotos de Sebastian Kim. Os cerca de 60 modelos chegam às lojas em abril. Devem bater os R$ 20 milhões as ações de marketing nos próximos três anos
GALÃ
A Ogochi, de roupas masculinas, lança amanhã a coleção de inverno 2013. A campanha, da Job&Hervé, traz o ator Eriberto Leão pelas lentes de JR Duran.
EXPANSAO
A AD Life Style, de modajovem lança hoje a coleção de inverno, em lookbook nas mídias sociais. Felipe Gaspar fotografou Cláudio Ávila (foto) e Stefanie Medeiros. A rede tem 67 lojas. A meta é fechar 2013 com 75. Este mês, BH e Brasília ganham outlet. Até junho, sai a 3ª unidade em Teresina.
Outras cinco abrem até o fim do ano em Rio, São Paulo e Salvador.
DO ORIENTE
De olho na alta na venda de saquê no Brasil, a Diageo, dona de Johnnie Walker e Smirnoff, fará campanha para o Jun Daiti. É a 1ª marca da bebida japonesa no portfólio do grupo. As boybands e os gadgets inspiraram os anúncios. Estreiam 2ª feira na web. A Santa Clara assina.
Quem volta
A rede Amor aos Pedaços, de doces e tortas, voltará ao Rio. O fundo Mercatto Alimentos comprou 33% do capital e planeja abrir 15 lojas na cidade em cinco anos. A meta é faturar R$ 70 milhões em 2013. Foram
R$ 56 milhões ano passado.
Grelhados
A Griletto, de grelhados, abre a 1ªfranquia no Rio este mês. Ficará no Nova América. Quer chegar a 20 lojas no estado. Em 2012, a rede faturou R$ 112 milhões.
Pizza
Investimento de R$ 2,5 milhões, a Zio Pizza em Casa abre loja hoje na Barra. Em dois anos, virão mais três unidades próprias e 16 franquias no Grande Rio.
Decoração
Os gastos com artigos de decoração no Rio vão bater R$ 549 milhões este ano, prevê o Ibope. O consumo da classe C, que somará R$ 146 milhões, deve passar o da A, de R$ 139 milhões.
Livre Mercado
A Cobrart, de recuperação de crédito, iniciou o 2013 com carteira de 20 clientes. É o dobro do ano passado. A meta é crescer 40%.
O patrimônio do Infraprev, fundo de pensão da Infraero, chegou a R$ 2,2 bilhões em 2012. Alta de 18,2%.
A AgeRio emprestou R$ 600 mil à filial Ipanema da Spoleto. O dinheiro saiu da linha para franquias. Os juros começam em 0,68% ao mês.
O CCE/PUC-Rio abriu inscrições para a pós-graduação em Gestão Ambiental e Sustentabilidade. As aulas começam em abril. Marcelo Motta, da Ecobrand, coordena.
A atriz Miryan Martin abre dia 26, na Barra, o Espaço MM, de beleza e estética. Aporte de R$ 400 mil.
A clínica de estética beSlim abre filial em Copacabana, hoje. Recebeu R$ 400 mil de investimentos.
A L’Oréal Professionnel lança ainda este mês a linha Absolut Control. Tem quatro produtos com manteiga de murumuru, fruto amazônico.
A Califórnia Coffee inaugura loja no Shopping da Gávea, na 2ª quinzena de março. Investiu R$ 300 mil.
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