FOLHA DE SP - 15/01
Espanhola de roupas fecha última loja brasileira
A varejista espanhola Mango vai encerrar sua operação com lojas físicas no Brasil neste ano e passará a investir somente em comércio eletrônico no país.
A companhia de "fast fashion" decidiu fechar a última loja que mantinha no Brasil, localizada em Ipanema, no Rio de Janeiro.
A rede chegou a ter mais de dez lojas no país na década passada -as de São Paulo foram encerradas nos últimos dois anos.
O vice-presidente de negócios internacionais da varejista, Jose Gomez, disse ontem que a burocracia e os altos tributos sobre importação motivaram a decisão.
"Por causa dos problemas com licenças de importação, chegávamos a levar dois meses para trazermos uma coleção fabricada na Espanha. Em outros países da Ásia em que atuamos, isso leva dez dias", disse Gomez à coluna, durante evento mundial de varejistas que ocorre nesta semana em Nova York.
De acordo com ele, o Brasil é o único país dos Brics em que a empresa não conseguiu ter sucesso.
Atualmente, somente 17% da receita da companhia vem de seu mercado de origem, a Espanha. O restante está dividido entre 110 países.
Os países da América do Norte, Central e do Sul representam 5% do faturamento global da Mango.
De acordo com Gomez, a empresa reestruturou sua operação de vendas on-line no Brasil e deve concentrar forças nesse segmento, após o fechamento da última loja no Rio de Janeiro.
Mundialmente, a companhia tem aproximadamente 2.400 lojas.
SAPATO NOVO
A fabricante de sapatos femininos Ramarim apresenta hoje ao mercado sua nova marca para o público jovem -segmento em que a companhia ainda não atua.
Batizada como Whoop, a linha será de tênis para mulheres de 16 a 25 anos.
Hoje, a companhia tem outras três marcas, destinadas ao público de 25 a 45 anos.
"As empresas atualmente atendem até com sobra de demanda. Nós estamos buscando nichos diferentes para trabalharmos", afirma o diretor administrativo da empresa, Jakson Wirth.
Em cinco anos, a marca deverá representar 20% da produção total do grupo, que hoje é de 60 mil pares por dia.
A linha de produção do novo projeto foi instalada na planta do grupo em Sapiranga (a cerca de 60 quilômetros ao norte de Porto Alegre). A empresa não divulgou o valor investido.
O lançamento da marca será hoje na Couromoda, feira do setor calçadista que vai até quinta-feira em São Paulo.
60 mil
pares de sapatos são produzidos pela empresa diariamente
8%
da produção é exportada para Mercosul, Europa e Emirados Árabes
8.000
são os funcionários
ECONOMIA NA HOSPEDAGEM
A rede hoteleira Accor vai anunciar nesta semana um novo empreendimento no litoral paulista.
Com investimento de R$ 52 milhões, o projeto será erguido em Santos. Além de uma torre residencial, com 98 apartamentos, haverá um hotel de 168 unidades.
A bandeira será a Ibis Budget, de categoria supereconômica.
Aproximadamente R$ 20 milhões serão destinados à construção do hotel, que deve ficar pronto em dezembro de 2015.
Com esse, serão 85 hotéis das marcas Ibis em desenvolvimento no Brasil, segundo Franck Pruvost, diretor de operações da família Ibis na América Latina.
"A bandeira começou mais forte em grandes cidades e agora estamos indo para municípios menores. Também vamos para o interior do Estado do Rio. A tendência é uma expansão maior pelo país", afirma.
PEQUENOS DOMINANTES
As micro e pequenas empresas do setor de couro no Brasil representam 86% da produção nacional, com faturamento anual de R$ 21,8 bilhões, conforme o Sebrae.
Em 2012, mais de 5.000 empreendedores individuais, micro e pequenas empresas desse setor foram atendidos por programas do Sebrae.
Desde o ano passado até 2015, a entidade prevê que seus programas de desenvolvimento e capacitação para o setor de couro deverão atingir R$ 41 milhões. Deste total, R$ 22 milhões serão investidos pelo Sebrae.
Para enfrentar os fabricantes internacionais, a indústria de couro e calçado está investindo em qualidade, design e estratégia de mercado, segundo Luiz Barretto, presidente nacional do Sebrae.
"Nossos produtos têm qualidade para competir com os importados, sobretudo com os chineses. Os fabricantes estão inovando na produção, usando materiais alternativos, como couros exóticos, fibras e sementes", disse.
ECONOMIA PROGRAMADA
Para solucionar os problemas de logística das regiões Norte, Nordeste e Sul seriam necessários R$ 54,8 bilhões até 2020, segundo estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com federações estaduais.
O país poderia economizar R$ 13,1 bilhões por ano se modernizasse a infraestrutura de transportes das regiões e os investimentos se pagariam em quatro anos.
Pelo estudo, os recursos deveriam ser investidos em 207 projetos considerados prioritários em rodovias, ferrovias, hidrovias e portos.
A CNI ainda vai concluir a parte sobre a região Centro-Oeste no segundo semestre de 2013. A análise sobre o Sudeste será feita em seguida.
CRÉDITO APROVADO
A Caixa Econômica Federal financiou R$ 3,8 bilhões em 2012 através do cartão ConstruCard, específico para a compra de material de construção. Neste ano, R$ 5 bilhões serão disponibilizados, conforme o banco.
No mesmo período, a Mexichem Brasil, detentora das marcas Amanco, Plastubos e Bidim, atingiu R$ 117 milhões em financiamento de material de construção por meio do cartão CredConstrução Amanco.
O montante representou um aumento de 21% ante 2011, segundo a empresa.
R$ 54,8 bilhões
seriam os recursos necessários para solucionar os problemas de logística das regiões Norte, Nordeste e Sul
R$ 13,1 BILHÕES
seria a economia por ano se fosse modernizada a infraestrutura de transportes das regiões
207
projetos são considerados prioritários em rodovias, ferrovias, hidrovias e portos, de acordo com o levantamento da CNI
R$ 3,4 BILHÕES
seria a economia anual aproximada no caso da região Sul
Negócios...
Nesta semana, a agência de atração de recursos Investe São Paulo, em parceria com a instituição financeira The Bank of Tokyo-Mitsubishi UFJ e sua unidade no Brasil, realizará a primeira missão conjunta ao Japão.
...no Oriente
Estão previstos eventos com cerca de 900 empresários japoneses nas cidades de Tóquio, Nagoya e Osaka.
Cadeira
O uruguaio Juan Pablo de Vera, presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, será o novo presidente do conselho de administração da SPCVB (São Paulo Convention & Visitors Bureau) para o biênio de 2013 a 2015.
Aliança
A operadora de turismo Marsans Brasil fechou parceria com o Santander Financiamentos para oferecer novas formas de pagamento.
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