domingo, junho 10, 2012

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


FOLHA DE SP - 10/06


Pacote VIP para empresa seguir Brasil na Copa acaba

As empresas que ainda não compraram espaços VIPs nos estádios para a Copa de 2014 no país já não poderão acompanhar a sequência completa das partidas da seleção brasileira.

Mais de 330 companhias adquiriram pacotes para usar o evento como ação de relacionamento, segundo a Traffic, agência do mercado esportivo, que tem exclusividade no direito de vendas dos espaços chamados "hospitalidade", como camarotes.

Do total de lugares que podem comercializar, 55% já foram contratados.

As entradas para pessoas físicas ainda não começaram a ser vendidas.

"A Copa é uma oportunidade para empresas convidarem clientes, funcionários e parceiros. Esses pacotes são um modo de a marca estar no mundial", diz Stefano Hawilla, da Traffic.

O executivo ressalva que ainda há empresas credenciadas para vendas na Europa, em menor quantidade, e que pode haver desistências.

Também restam vagas para semifinais e final, segundo Marcelo Haegenbeek, diretor da empresa. "Se considerarmos que o Brasil vai estar na final, ainda é possível."

Os preços dos pacotes variam muito, podendo superar US$ 2 milhões, conforme categoria da hospitalidade, cidades e quantidade de jogos.

A Traffic tem parceria com a Top Service, que possui relação próxima com a CBF.

Números

55%
dos pacotes para empresas já foram vendidos

330
companhias adquiriram os espaços Vips

Visita surpresa

Delegações europeias estão usando a estratégia de "cliente oculto" para visitar resorts selecionados pela Fifa como possíveis hospedagens para as seleções durante a Copa do Mundo de 2014.

Representantes de Alemanha, Itália e Portugal já fizeram uso dessa técnica.
"Eles fazem uma reserva normal e, quando chegam, avisam que são de federações internacionais. Assim eles veem o estado real das instalações, sem maquiagem", diz Ricardo Domingues, diretor-executivo da Resorts Brasil.

Até o momento, as visitas foram realizadas na Grande São Paulo, nos litorais paulista e fluminense, na Bahia e em Santa Catarina.

O Costão do Santinho (SC) também recebeu delegações de Argentina e Noruega, que anunciaram com antecedência a presença dos dirigentes.

"Os pontos mais importantes são a distância e o trânsito até o aeroporto. Os argentinos ficaram especialmente interessados pela proximidade geográfica, pois devemos receber muitos torcedores deles", diz o diretor-comercial do local, Rubens Régis.

Cerca de 30% dos hotéis selecionados pela Fifa no Brasil são resorts. 

METALURGIA ITALIANA

A italiana Cimolai, que produz e monta estruturas metálicas para prédios, pontes, estádios e indústria naval, vai entrar no mercado brasileiro com a instalação de três fábricas no país.

A primeira será construída no litoral de Santa Catarina, em Imbituba, e receberá aporte de R$ 110 milhões.

As outras duas devem demandar R$ 220 milhões em investimentos cada uma. "Os Estados em que serão estabelecidas ainda não foram definidos", diz o diretor-executivo da empresa no Brasil, Paulo Gomes de Medeiros.

A unidade catarinense será construída em um condomínio industrial da Santos Brasil, que tem um porto no local. O início das obras está previsto para agosto e a operação, para o segundo semestre de 2013.

O cronograma das outras duas plantas não foi definido.

A Cimolai trabalha hoje em obras como a da estação de metrô do World Trade Center, em Nova York, e a das comportas do Canal do Panamá.

R$ 330 MILHÕES
é o valor aproximado do aporte nas três fábricas brasileiras

R$ 450 MILHÕES
é o faturamento esperado para os cinco primeiros anos de operação em SC

CARRO COMO BENEFÍCIO

O número de empresas brasileiras que fornecem carro como benefício a executivos passou de 3% para 6% entre 2009 e 2011, segundo a Arval Brasil, multinacional de gestão de frotas empresariais.
A média dos países europeus para esse índice é 16%.

"Com a crise, a tendência é que se use mais esse artifício para retenção de talentos", diz Cleber Kouyomdjian, diretor da Arval.

A pesquisa foi feita com 4.800 empresas de 15 países.

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