FOLHA DE SP - 11/04/12
A pressão do PT para instalar a CPI do Cachoeira é considerada um "tiro no pé" do governo pelos aliados. Líderes de PR, PTB, PMDB e PSD afirmam que o "voluntarismo'' do líder petista, Walter Pinheiro (BA), não levou em conta o risco para a própria legenda.
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), cuja ligação com o esquema de Carlinhos Cachoeira é investigada, procurou senadores aliados pedindo que a comissão fosse abortada. Não teve êxito. O Planalto aguarda o resultado da perícia da Polícia Federal no material apreendido com o empresário de jogos -onde se concentraria o potencial explosivo para o PT.
Se vira De um senador aliado, diante dos riscos da CPI do Cachoeira: "Vão rifar o Agnelo com a ajuda do PT. Se nem eles ajudam, por que nós vamos protegê-lo?".
Tentáculos Outro risco em potencial para o governo Dilma Rousseff com o desenrolar de uma CPI mista é que o foco se feche sobre a Delta, empreiteira com vários negócios no PAC, sobretudo no Ministério dos Transportes e o sempre encrencado Dnit.
Bode na sala Na reunião de líderes ontem para discutir a CPI, a senadora Kátia Abreu (PSD-TO) disse que a investigação sobre os tentáculos de Cachoeira não poderia ser usada para "desviar o foco" do mensalão, que pode ser julgado neste ano pelo STF.
Você por aqui? Os senadores Gim Argello (PTB-DF) e Renan Calheiros (PMDB-AL) foram visitar Vital do Rêgo (PMDB-PB) e encontraram Demóstenes na garagem do prédio. O goiano quis saber sobre a formação do Conselho de Ética e reiterou que vai se defender das acusações.
Dublê A nova investigação já tem seu candidato ao papel antes desempenhado por Demóstenes: Pedro Taques (PDT-MT), ex-procurador da República, quer convocar o chefe da instituição, Roberto Gurgel, para depor.
Imagem Ideli Salvatti contratou uma agência de gerenciamento de crise para lidar com a acusação de que o Ministério da Pesca comprou lanchas de uma empresa que fez doação de campanha ao PT de Santa Catarina em 2010, quando a ministra foi candidata ao governo.
Dia D Os governadores dos Estados atingidos pela resolução 72, que tenta coibir a chamada "guerra dos portos", se reúnem hoje com o ministro Guido Mantega (Fazenda) para tentar chegar a um acordo antes da votação da medida pelo Senado.
Água Dirigentes do PSD avaliam que um revés no Tribunal Superior Eleitoral sobre a liberação do fundo partidário, e na esteira o tempo de TV, inviabiliza a coligação na chapa de vereadores em São Paulo com o PSDB.
Já ganhei Em visita ao Mercado Municipal da Lapa, o pré-candidato tucano José Serra disse que o lugar precisava de uma pintura e iria falar com o prefeito Gilberto Kassab. Em seguida, emendou: "Melhor: dá para segurar até janeiro? Aí eu faço".
Ufa Aliados de Geraldo Alckmin dizem que qualquer dúvida que o governador tivesse sobre ter nomeado Márcio Rosa procurador-geral de Justiça se esvaiu após as entrevistas "antilitúrgicas" do preterido Felipe Locke.
Visita à Folha Sérgio Quadros, presidente da Abrelivros (Associação Brasileira de Editores de Livros Didáticos), visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Luciano Monteiro, diretor de Relações Institucionais do Grupo Santillana no Brasil.
com SILVIO NAVARRO e ANDRÉIA SADI
tiroteio
"O PT quer transformar a eleição em São Paulo num combate de UFC. A diferença é que temos um campeão testado e aprovado e eles um principiante que não conhece a cidade."
DO DEPUTADO ESTADUAL ORLANDO MORANDO (PSDB-SP), em resposta às críticas do deputado petista Jilmar Tatto (PT), segundo quem o tucano José Serra representa "energia fóssil" na eleição para a prefeitura paulistana.
contraponto
Também quero
Na fila de deputados que usaram o microfone para tietar o atacante Neymar, em sessão da Câmara para homenagear ontem o centenário do Santos, o gaúcho Afonso Hamm (PP) aproveitou para lembrar que chegou a tentar a carreira de jogador no passado.
Enquanto ouvia a fala, o atacante autografava dezenas de camisetas arremessadas no plenário pelos fãs, até que o deputado não resistiu:
-Aliás, eu queria aqui aproveitar para pedir também um autógrafo na minha pasta...
Nenhum comentário:
Postar um comentário