quarta-feira, novembro 24, 2010

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

Aluguel de imóveis corporativos sobe na cidade de São Paulo e bate recorde 
Maria Cristina Frias 

Folha de S.Paulo - 24/11/2010

O preço da locação de imóveis corporativos na cidade de São Paulo atingiu o maior valor dos últimos anos.
No terceiro trimestre, em média, a alta foi de 7%, para R$ 102,50 o m2, segundo levantamento realizado pela consultoria imobiliária Colliers Internacional.
"Esse é o maior valor médio da história já cobrado em São Paulo. Convertido para dólares, atinge US$ 62,50 o m2. No boom dos anos 2000 e 2001, o pico de algumas regiões chegou a US$ 60", diz Sandra Ralston, vice-presidente da Colliers no Brasil.
A escassez de imóveis disponíveis para locação e o baixo volume de entregas de edifícios, reflexo da crise de 2008, são os responsáveis pelo aumento do aluguel, principalmente em regiões nobres, como a Faria Lima.
A taxa de vacância (índice de imóveis vagos) de edifícios de alto padrão fechou o terceiro trimestre em 2,8% -a menor desde o segundo trimestre de 2008.
"É um índice muito baixo para a área comercial. As taxas de vacância aceitáveis para um mercado equilibrado são de 10% e 11%", diz.
Até 2013, cerca de 1 milhão de m2 devem ser entregues na capital, segundo Ralston.
"Dependendo de como a economia estiver, o mercado vai absorver essa oferta e a taxa de vacância atingirá um equilíbrio. Os preços poderão até cair, mas a tendência é a estabilização", diz.
Entre as nove regiões pesquisadas na cidade, Itaim e Faria Lima lideram o ranking de preço do aluguel, com R$ 141,50 e R$ 131,50, respectivamente, o m2.

SHOPPING PARA QUEM NÃO TEM

Cidades sem shopping. Esse é o foco da Tenco Realty, incorporadora mineira que, além de lançar shopping em Betim (MG) e Taubaté (SP) na semana passada, apresenta outro empreendimento em Macapá e já projeta mais dois "malls" nas regiões Nordeste e Sudeste.
Nos três primeiros, que devem ficar prontos em 2012, a companhia investiu R$ 575 milhões, R$ 125 milhões só em Macapá.
"São cidades com população entre 300 mil e 500 mil habitantes que ainda não têm shopping", diz Eduardo Gribel, sócio-fundador da empresa. Ou não tinham. A Prosperitas, como informou a coluna ontem, também está construindo shoppings em Betim e Macapá.
"Nosso foco é em shoppings com média de 25 mil m2 de área locável. O de Macapá terá lojas para a classe A, mas a ênfase será em B e C." Grandes redes, como C&A, Riachuelo, Renner e Lojas Americanas, já fecharam participação no projeto.

Página visual A Campus-Elsevier lança hoje o selo Campus Media Technology, com títulos das editoras Focal Press e Morgan Kaufmann, traduzidos para o português. Serão sete livros, especializados em artes visuais, de fotografia, games e cinema. Para o primeiro semestre de 2011, está previsto o lançamento de 20 títulos, nos formatos impresso e digital.

Estaleiro A Magna Estaleiros, especializada em barcos de esporte e lazer, investe na HLV, seu braço para construção e manutenção de equipamentos de plataformas. Com a crescente demanda das petrolíferas, a empresa ampliou as instalações e o quadro de funcionários. O estaleiro saiu de uma área de 1.800 m2 para uma de 7.000 m2.

PROVADOR DIGITAL

A rede varejista de roupas Riachuelo entrou no provador do e-commerce.
O presidente da empresa, Flávio Rocha, tem projetos de médio prazo sobre a mesa para começar a vender roupas pela internet.
É possível que a operação comece em 2012.
A primeira peça desse projeto é uma página especial que permite ao cliente apenas "provar", com o auxílio de uma webcam, a roupa sem sair de casa.
O site da empresa superpõe o cliente em pé com as roupas da coleção Rio de Janeiro, de Oskar Metsavaht, da Osklen.

NÚMEROS
DA RIACHUELO

R$ 2,2 bi
faturamento bruto até outubro

17%
crescimento do faturamento no acumulado deste ano

R$ 174,3 mi
lucro líquido até outubro

118
lojas em 23 Estados

EDUCAÇÃO E NEGÓCIOS

Pelé participa hoje em São Paulo de congresso com representantes dos 800 centros de ensinos da Rede (Rede de Ensino Desportivo), da qual é patrono. Na palestra, abordará a importância da educação relacionada ao esporte.
A Rede oferece 19 cursos de pós-graduação e extensão universitária, como o de gestão profissional do futebol e o de negócios no esporte.
As aulas são disponibilizadas via internet, enquanto as avaliações são feitas nos polos de ensino.
Em 2011, a Rede vai expandir para o interior de São Paulo e do Rio de Janeiro.

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