“Não tenho ilusão quanto a isso, não”
Ministro Joaquim Barbosa cético quanto à mudança dos políticos após o mensalão
NEM A PEDIDO DA PF DILMA AFASTA DIRETOR SUSPEITO
Responsável pela Operação Agro-Fantasma, que investiga desvio de recursos públicos na Cia Nacional de Abastecimento (Conab), do Ministério da Agricultura, o delegado Maurício Todeschini, da Polícia Federal, pediu o afastamento do cargo de Silvio Porto, diretor de Política Agrícola, um dos principais investigados. O governo ignorou a solicitação. Nesses casos, a PF teme a eventual destruição de provas.
SERVIÇOS PRESTADOS
Com fama de ativo “captador” de doações para as campanhas do PT, Silvio Porto é tido como uma das eminências pardas do governo Dilma.
‘RAINHA’ COM MEDO
Silvio Porto manda mais que Rubens Rodrigues Santos, presidente que tem medo do subordinado e virou uma “rainha da Inglaterra” da Conab.
COSTAS LARGAS
Outro fator de estabilidade de Silvio Porto no cargo é sua ligação ao ministro Gilberto Carvalho, chefe da Secretaria-Geral da Presidência.
BLINDAGEM
Levado para depor, Silvio Porto foi liberado no mesmo dia. A PF pediu também, sem êxito, mandado de busca e apreensão na casa dele.
AÉCIO QUER CÁSSIO DISPUTANDO GOVERNO PARAIBANO
Em busca de palanques fortes nas eleições à Presidência, Aécio Neves (PSDB-MG) pressiona o senador correligionário Cássio Cunha Lima a disputar o governo da Paraíba, em 2014. Levantamento encomendado ao Consult Pesquisa mostra Cássio com 41,35% das intenções de votos, o dobro do governador Ricardo Coutinho (PSB), que tem apenas 20,35%. Já Veneziano (PMDB) aparece em terceiro lugar, com 13%.
MAL NA FITA
O governador Ricardo Coutinho tem alta rejeição (21% não votariam nele de jeito nenhum) contra 13% de Veneziano e 7,5% de Cássio.
LADEIRA ABAIXO
Os protestos de rua detonaram o apoio ao governo Ricardo Coutinho: caiu de 29,6% em abril para 20,5% em agosto e 16,95% em dezembro.
SOB NOVA DIREÇÃO
Ex-presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio, o deputado Moreira Mendes (RO) será o líder do PSD na Câmara, em 2014.
FORA DA COTA
No PMDB, é consenso que o comando do Ministério do Turismo deverá sair da cota do senador José Sarney, a quem é atribuída a indicação de Edison Lobão para o importante Ministério de Minas e Energia.
DE OLHO NAS RUAS
O cantor e ex-ministro Gilberto Gil gravou o jingle do programa nacional de TV do PV, o primeiro a ir ao ar em 2014, que terá como mote: “Você pode até não saber, mas tem um pouco de Partido Verde em você”.
COMPETÊNCIA
Parte do êxito da venda dos aviões de combate Gripen se deve a um discretíssimo e respeitado personagem: o ex-senador Marco Maciel. Foi ele quem primeiro defendeu a opção do Brasil pelos caças suecos.
ASCENSÃO
Com o deputado Anthony Garotinho (PR) inteiramente voltado para a campanha ao governo do Rio de Janeiro, o deputado e vice-líder Bernardo Santana (MG) assumirá a liderança do PR na Câmara em 2014.
SEM EXCEÇÃO
Primeiro-secretário da Força Sindical, Sérgio Leite não vê nada de extraordinário nas reclamações sobre a falta de interlocução com o governo de Dilma Rousseff: “Todos reclamam, nós e a torcida da Portuguesa”.
PEDE PRA SAIR
Para Sérgio Zveiter (PSD-RJ), relator do recurso do deputado Natan Donadon, o presidiário deveria renunciar logo ao mandato: “O processo ficou para fevereiro, e ele não tem direito a mais nada”.
SEM NOÇÃO
Deputados do PSDB reclamaram de Eduardo Azeredo (MG) no evento de lançamento das diretrizes do programa de Aécio Neves para 2014. Acham que a presença dele lembra o mensalão mineiro.
ESTRATÉGIA
Na tentativa de frear grupo que ameaça antecipar convenção nacional do PMDB, o vice Michel Temer parte para o radicalismo: ameaça tirar do encontro uma decisão definitiva. Não vai dar para voltar atrás.
PENSANDO BEM...
...agora falta arranjar inimigo para enfrentar com os novos caças de combate mezzo suecos, mezzo americanos.
PODER SEM PUDOR
GRATIDÃO PRESCRITA
Otávio Mangabeira chegou à casa do senador João Cândido Ferraz e encontrou na sala um grande retrato do brigadeiro Eduardo Gomes:
- Você ainda conserva este santo na redoma?
- Claro, doutor Otávio. É uma homenagem a um grande brasileiro e um gesto de gratidão pessoal.
- Ora, Zé Cândido, a homenagem, eu compreendo. Mas gratidão política, a gente guarda seis meses. E faz mais de quatro anos que ele perdeu pela segunda vez. Essa sua gratidão já está prescrita...
Nenhum comentário:
Postar um comentário