O GLOBO - 26/03
FRIGORÍFICOS TERÃO NOVAS OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS
CNI prevê que setor terá de investir R$ 7 bilhões para se adaptar à Norma Regulamentadora 36, sobre saúde e segurança
Beira R$ 7 bilhões o investimento que frigoríficos brasileiros terão de fazer no próximo ano e meio, para se adequarem à Norma Regulamentadora 36, estima a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O texto estabelece novos procedimentos nas áreas de saúde e segurança do trabalho no setor. Deve ser publicado nos próximos dias no Diário Oficial da União, após dois anos de negociação entre governo, empresariado e centrais sindicais. "Foi a primeira norma trabalhista elaborada no modelo tripartite", sublinha Alexandre Furlan, presidente do Conselho de Relações do Trabalho da CNI. A entidade já organizou cinco seminários sobre NR 36, em Curitiba, Cuiabá, Porto Alegre, São Paulo e BH. Ao todo, 450 empresários e gestores foram treinados. A partir da publicação da norma, as empresas terão de seis meses a dois anos para implementarem as mudanças. Haverá pausa obrigatória de 20 minutos, a cada cem de trabalho, para funcionários das salas climatizadas, com temperaturas de 12 a 14 graus. As também chamadas áreas de cortes ou desossa terão de ser adaptadas com bancos e assentos ergonômicos. Os frigoríficos de carnes, aves e suínos empregam um milhão no país.
US$ 15 BILHÕES
Foi quanto os frigoríficos brasileiros de carne, frango e suínos exportaram em 2012, segundo a CNI. As novas regras de segurança do trabalho vão ajudar o país a evitar barreiras não fitossanitárias.
Seis meses
Fernando César Viana, juiz da 7ª Vara Empresarial do TJ-Rio, ampliou em 180 dias o prazo de suspensão de ações judiciais de credores contra a Natan. A joalheria, agora, tem até setembro para cumprir com as obrigações da recuperação judicial, decretada em setembro.
Em família
A Alice Disse, de acessórios, chegará a outros estados via franquias. Prevê cinco este ano. Em maio, inaugura loja própria no Barra Garden. A previsão é faturar 30% mais em 2013, diz Mirna Ferraz, a dona. As mudanças têm a ver com a nova sócia, Mirella Ferraz, da Josefina Rosacor. As empresárias são irmãs.
Interior
A Love Brands, que reúne as as marcas Balonè, Puket e Imaginarium, já negociou oito franquias este ano. Lançada em 2012 para cidades do interior, a marca abriu dez lojas de junho a dezembro. Foi investimento médio de R$ 200 mil, cada.
Acelera
As vendas de vestuário no Estado do Rio devem bater R$ 14 bilhões, em 2013.
A previsão é do Ibope. Cada consumidor gastará, em média, R$ 891. Do total, 38% virão da classe C.
Freia
Caiu 2,5% a intenção de consumo das famílias em março, diz a CNC. O índice passou a 132,2 pontos. Inflação e dívidas pesaram.
Educação 1
A start-up Qranio fechou convênio com a Secretaria municipal de Ciência e Tecnologia do Rio. Vai fornecer jogo multiplataforma para o projeto Praça e Naves do Conhecimento. Tem 61 mil usuários. Prevê chegar a 1,5 milhão até dezembro. O faturamento de 2013, previsto em R$ 2 milhões, deve crescer 10% por conta da parceria.
Educação 2
A Unisuam fará pesquisa com escolas públicas do Complexo do Alemão. Quer investigar o impacto das condições ambientais e econômicas no aprendizado dos estudantes. O projeto de R$ 800 mil será financiado pela Capes.
CORRIDA DO ROCK
A Artplan estreia, no domingo, a campanha sobre o início da venda de ingressos para o Rock in Rio 2013, em setembro. No filme “Matemático”, um professor calcula a rapidez com que os tíquetes se esgotarão. De terça em diante, mais de dois milhões de Post-its serão espalhados por pontos do Rio. É para ninguém esquecer a data de venda, 4 de abril.
Em dobro
A Otaviano Bodega e Viñedos, vinícola argentina controlada por brasileiros, planeja mais que dobrar a produção até 2017. A meta é chegar a um milhão de garrafas. Em 2012, foram 450 mil. Investe R$ 7,5 milhões.
Local
A importadora Premium Drinks Brasil fechou com o Hotel Fasano. Vai fornecer o vinho francês Pétale de Rose. Prevê triplicar as vendas este ano. Em 2012, foram dez mil garrafas. A Vinícola Estrada Real, de Minas, pôs à venda as primeiras dez mil garrafas do Primeira Estrada Syrah.
Chileno
As exportações do Casillero del Diablo, vinho da Concha y Toro, subiram 8% em 2012. Foram 306 milhões de litros. A parceria com o time do Manchester United fez do Reino Unido o principal destino do rótulo. A Ásia também se destacou (+21%). Foram para a China 56% dos embarques para a região.
Livre Mercado
Os quiosques da Orla Rio registraram alta de 20% nas vendas no último verão. Shows e atividades esportivas nas praias ajudaram o comércio.
O Beleza Natural, salão dedicado a cabelos crespos, abre amanhã a 10ª loja no Rio. Investimento de R$ 2 milhões, fica no Cachambi, na Zona Norte. É a 13ª do país.
A Imaginarium abre loja em Campos (RJ), semana que vem. É investimento de R$ 210 mil. Este mês, chegou a Madureira. O grupo planeja inaugurar cem unidades, em dois anos. Para 2013, há 25 previstas.
A JTavares (imobiliária) abre unidade de Agronegócios em Paraíba do Sul, amanhã. Prevê alta de 30% na área até 2015.
A Avianca renovou o patrocínio à Petrobras Sinfônica. É o 2º ano que a aérea apoia a orquestra.
A Mondelëz lança, ainda este mês, Tangsabor Guaraná. Em outubro de 2012, segundo a Nielsen, a empresa bateu 42% de participação em valor no Brasil.
FRANÇA
Inspirada nos palacetes franceses do inicio do século XX, a Chifon lança hoje a campanha do inverno 2013. As fotos de Tavinho Costa trazem a top Lovanni Pinow. O cenário foi o Palácio dos Cedros, na Mansão Versalles, em São Paulo. As imagens estarão em lojas, site, blog e redes sociais da marca. A meta é vender 20% mais sobre a temporada passada.
PRAIA
A Brigie, multimarcas de moda praia, montou seu 1º catálogo. Vai apresentara coleção de inverno de 15 diferentes grifes, entre elas, Adriana Degreas, Vix, Triya, Eva e Cecilia Prado. Fernando Schubach fotografou a modelo Leticia Lamb. As imagens vão circular em mídias sociais, a partir de hoje. A meta é elevar em 20% as vendas da temporada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário