quinta-feira, janeiro 31, 2013

FLÁVIA OLIVEIRA - NEGÓCIOS & CIA

O GLOBO - 31/01

À venda 1
O Bradesco fará o primeiro leilão de imóveis do extinto Berj neste sábado. Serão 98 unidades, todas recuperadas de empréstimos não pagos. O banco segue norma do BC, que prevê oferta de propriedades não usadas pelas instituições. Murilo Chaves comanda o leilão.

À venda 2
Quando comprou o Berj, em maio de 2011, o Bradesco arrematou, ao todo, 800 imóveis. O leilão de sábado será apenas o primeiro.

Centro-Oeste
Foi recorde o desembolso do Banco do Brasil para o FCO, o fundo de financiamento ao Centro-Oeste, em 2012. As operações somaram R$ 5,9 bilhões. No setor rural da região, os repasses do BB cresceram 27,5%.

Referência
Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza), Beatriz Galloni (Mastercard) e Sylvia Coutinho (HSBC) serão as representantes do mundo corporativo no “Winning Women”. A Ernst & Young lança o programa hoje, no Rio. O objetivo é criar uma rede de mulheres líderes.

Saúde
O Vita Check- Up Center, especializado em saúde preventiva para executivos, registrou aumento de 41% no programa exclusivo para mulheres este mês. A crescente participação delas nesses cargos é um dos motivos, avalia a empresa.

Fiscalização 1
Cerca de cem fiscais do Inmetro percorrerão o Brasil na Operação Mãos à Obra, a partir de 2ª. Querem checar se os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), usados na construção civil, já contêm o selo do órgão. Devem visitar 250 pontos de venda em quatro dias. São 25% do total.

Fiscalização 2
Estão na lista capacetes para uso industrial, luvas isolantes de borracha e máscaras. “São itens considerados essenciais para segurança. Queremos dar um choque no setor”, diz Alfredo Lobo, diretor da Qualidade do Inmetro.

Fiscalização 3
Em cinco anos, dobraram os acidentes no setor, informa o Ministério da Previdência. Só em 2011, foram 59 mil.

Livre Mercado
A Bioleve investiu R$1 milhão na linha de águas com colágeno e fibras. A próxima aposta é o mercado de água de coco in natura.

O Shopping PátioMix faz liquidação a partir de amanhã. Espera 60 mil pessoas até domingo. É alta de 30%.
A Breton Actual liquida móveis até 28/02. Quer vender 50% mais.

A Arpoador Sports & Marketing vai cuidar da imagem do piloto Nicolas Costa. A ação de estreia será uma disputa de kart com fãs.

Chieko Aoki, CEO da Blue Tree, chega ao Rio hoje. Vem apresentar o Nexus Hotel & Residences (Macaé), parceria com a Calper.

QUEDA DA ENERGIA ANULARIA ATÉ ALTA DE PASSAGENS
Efeito da conta de luz mais barata na inflação das famílias supera reajuste da gasolina e aumento de 10% nos ônibus
De tão intensa, a queda nas tarifas da energia residencial entre janeiro e fevereiro compensaria, não apenas a alta no preço da gasolina, mas também um reajuste de 10% nas passagens de ônibus urbanos no país. A conta é de Salomão Quadrados, responsável pelos índices de preços da Fundação Getúlio Vargas. Nos IPCs da FGV, a energia 18% mais barata terá efeito negativo de 0,58 ponto percentual; no IPCA/ IBGE, o índice da meta de inflação, de -0,6, diz Quadros. Em compensação, a alta de 4% na gasolina elevará os IPCs em 0,12 ponto; e o IPCA, em 0, 17. Um reajuste de 10% nas passagens pressionaria a inflação em 0,35 ponto percentual. “O impacto da energia é muito grande e transmitirá um grande alívio à inflação de fevereiro. Nem era preciso adiar o reajuste das passagens”, confirma o economista. A energia não integra a cesta de produtos do IPA, a inflação do atacado da FGV. Diesel e gasolina vão elevar o índice em 0,26 ponto percentual. Mas é certo que as empresas terão redução significativa de custos, já que tarifa industrial de energia cairá até 32%. É bom porque alivia a pressão por repasses ao varejo. O preço dos alimentos também começou a cair no atacado.

-1,96% NOS AGROPECUÁRIOS
A FGV apurou queda de 1,96% no preço das matérias-primas agropecuárias no IPA-M de janeiro. Soja caiu 9,01%; arroz, 4,61%; café, 2,78%; carne bovina, 1,266%. Alimentos podem cair no varejo.

ESTALEIRO EM CONSTRUÇAO
Termina em março a dragagem na área do litoral baiano que abrigará o Estaleiro Enseada do Paraguaçu, sociedade de Odebrecht, OAS e UTC. O EEP contratou a belga Jan De Nul para o trabalho, que começou este mês. O estaleiro construirá dez embarcações para a Petrobras, entre as quais, seis sondas para o pré-sal. Os contratos somam US$ 6,5 bilhões.

Quem vem
O Cirque du Soleil chega ao Rio por volta de 27 de dezembro. Deve gerar mil empregos. Prevê um milhão de espectadores no país em 2013. Carvalho Hosken, Chevrolet Trailblazer, Fast Shop e cartões Porto Seguro são parceiros.

Fotografia
O Extra bateu 21,5 milhões de fotos reveladas em seus supermercados em 2012. Foi alta de 12% sobre 2011.

A moda do ano foi estampar imagens em itens para presentes, como almofadas.

Doce Rio
A Cacau Noir vai estampar ícones do Rio, como o Pão de Açúcar (no detalhe ao lado), em caixas de chocolate ao leite. Criadas pela DPZ, serão lançadas sábado de carnaval. Investiu R$ 20 mil e espera vender 20% mais.

Petróleo
O FPSO OSX-1 produziu três milhões de barris em um ano de operação. É a 1ª unidade marítima da OSX,do grupo de Eike Batista. A plataforma está ligada a três poços em Tubarão Azul, na Bacia de Campos (RJ).

Dublagem
A Bravo Estúdios bateu, em 2012, R$ 5,009 milhões de faturamento, alta de 22% sobre o ano anterior. Fez 250 horas de dublagem e 2.720 de legendagem. A empresa espera crescer 50% em 2013. Está de olho no mercado de TV por assinatura no Brasil.

Publicidade
Bruno Chamma, da Kindle, virou sócio da Aevo Studio, de animação 3D. Investiu R$ 300 mil. A produtora passa a atuar em publicidade. Planeja faturar o triplo.

Shopping
A Casa da Criação ganhou a conta do Grande Rio.

MESMA TÉCNICA
A Fifa acabara de apresentar o cartaz oficial da Copa 2014 e as críticas já apareciam nas redes sociais. A peça teria sido inspirada na logo da Unilever (acima). A múlti lançou a marca em 2004. Seis anos depois, exibiu-a em campanha institucional no Brasil. Procurado pela coluna, Ricardo Leite, da Crama Design, disse que o cartaz e a logo usam o pattern como recurso gráfico. É quando pequenas figuras compõem uma imagem. A Unilever combinou produtos. A Fifa usou paisagens, fauna, flora e cultura nacionais para formar o mapa do Brasil com dois jogadores disputando a bola.

NA PRAIA
A Eloah, moda praia, lança amanhã, na web, campanha de alto verão. Angra (RJ) foi o cenário das fotos. Espera vender 20% mais.

Nenhum comentário: