sexta-feira, janeiro 25, 2013

FLÁVIA OLIVEIRA - NEGÓCIOS & CIA

O GLOBO - 25/01


Cigarro
A Anvisa marcou duas audiências com a Aliança de Controle ao Tabagismo para discutir a liminar que suspendeu a resolução proibindo sabores e aromas nos cigarros. Dia 30, Dirceu Barbano, presidente da agência, recebe a ONG, com a Sociedade de Cardiologia e a Associação Médica Brasileira. Dia 31, a reunião é com Maxiliano Souza, o procurador. As entidades são a favor do banimento.

Combustível

A Terrana, distribuidora de combustíveis, planeja abrir 30 postos com bandeira própria este ano, no Rio e em São Paulo. Quer popularizar a marca entre consumidores finais. Espera elevar em 60% o volume de vendas e o faturamento no país; no Rio, em 25%.

Quem vai
O Consulado dos EUA no Rio abre na 2ª inscrições para compor sua delegação à OTC, feira de óleo e gás, em maio, em Houston.

Ano passado, 230 brasileiros embarcaram. A meta é passar de 300 em 2013.

Sem seca?
O Ministério da Integração Nacional inaugura fábrica de cisternas em Simões Filho (BA), semana que vem; em fevereiro, em Pernambuco e Tocantins. Investimento de R$ 30 milhões. Quer atingir a meta de 150 mil cisternas do programa Água Para Todos. Em março, o ministro Bezerra Coelho apresenta ações contra seca na ONU.

Emprego 1
O Comitê Rio 2016 estreia hoje página de empregos no Facebook. Passará a exibir na rede social todas as vagas disponíveis para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Começa com 50 postos. Um link levará ao cadastro.

Emprego 2
A ManpowerGroup ouviu 851 executivos de RH do país sobre planos de contratação no 1º trimestre de 2013. No Rio, o indicador ficou positivo em 22%. Foi o menor resultado desde 2009, início da pesquisa. Um ano atrás, 44% pensavam em contratar.

Varejo
Luiz Antonio Secco, da Azov, promove 5ª que vem, no Rio, a sétima edição do Seminário Internacional de Varejo. Cerca de 400 profissionais do setor conhecerão as tendências da National Retail, em NY. A era digital dominou a convenção, conta: “Há avanço implacável, tanto do e-commerce quanto das redes sociais”.

Crédito
Bernardo Bonjean, ex-XP Investimentos, criou a Avante, start-up de contratação de produtos de crédito via internet. O site, lançado mês passado, já tem parceria com Consórcio Luiza e Rodobens. Negocia com mais cinco. Quer chegar a 25% da participação no segmento on-line.

Seguro
A Smartia, pioneira em seguros de automóveis via web, fechou com a Allianz. A companhia é a 8ª no portfólio.

RIO EXIGIRÁ ENERGIA LIMPA PARA LICENCIAR TÉRMICAS
Estado começa a aplicar decreto que prevê investimento em fontes renováveis e eficiência por usinas a gás, óleo e carvão
OEstado do Rio passa a aplicar no licenciamento ambiental de usinas termoelétricas um mecanismo de compensação instituído em 2008, mas que ainda não vigorava. Trata-se do Decreto 41.318, que impõe investimentos em energia limpa e eficiência energética a todos os projetos de geração com gás natural, óleo combustível e carvão. Esta semana, o conselho diretor do Inea, órgão ambiental fluminense, aplicou pela primeira vez a resolução. A UTE Baixada Fluminense, da Petrobras, com 575 MW de capacidade, terá de gerar 11,5 MW com fontes renováveis, como solar e eólica; e poupar 5,75 MW em programas de eficiência energética. “Significa que, agregado à geração com combustíveis fósseis, todas as térmicas do estado terão de gerar algo mais em energia limpa.

O Rio é o único estado do país com legislação do tipo”, diz o secretário do Ambiente, Carlos Minc. O decreto, assinado no primeiro mandato de Sérgio Cabral, prevê as compensações tanto na concessão quanto nas renovações das licenças ambientais. Na fila para exigência semelhante, estão as térmicas a carvão (2.100 MW) e gás natural (3.300 MW) do Complexo do Açu, projeto de Eike Batista.

5%
NAS TÉRMICAS A CARVÃO Pelo decreto, cada usina terá um nível de compensação em energia limpa ou eficiência energética. Nas térmicas a gás, a contrapartida é de 3%; nas movidas a óleo combustível, 4%; nas de carvão, 5%.


CEREJEIRAS
A floração das cerejeiras, que no Oriente marca a passagem do inverno paraa primavera, inspirou a campanha de duas novas fragrâncias de Floratta, do Boticário. O filme, criação da AlmappBBDO, foi gravado num templo budista em SP. Já os anúncios de impressos foram fotografados em Paris, por Christophe Rihet.

NO BRILHO
A Lupo divulga catálogo da coleção de inverno, mês que vem. É criação da Komatsu Design. A marca terá meias-calças, soquetes e blusas de lurex. Apresentou as peças na Fenim, que termina hoje em Gramado (RS). Prevê vender R$ 5 milhões na feira. É alta de 10% sobre a última edição.

GRIFES POR MENOS
A multimarcas Duby Novak Boutique põe na rua hoje a campanha da liquidação de verão. Dará descontos de 70% em peças da Iódice.

As outras marcas, Jimmy Choo e Nicole Miller entre elas, estarão 50% mais baratas. A modelo Erica Bertoni posou para Marcel Valvassori nas fotos, que vão circula em mídia on-line. A loja quer vender 30% mais.

CINEMA NAS REDES
Sacos de pipoca vestidos como personagens do cinema, entre eles, Harry Potter, estão em vinheta que os cinemas UCI estreiam amanhã. Aparecem usando gadgets para divulgar Facebook e Twitter da rede, que quer dobrar número de seguidores até julho. A Boo! Studio assina.

Gestão de carnaval
Campeão do carnaval carioca,Paulo Barros lança dia 29 “Sem segredo” (Casa da Palavra, 192 páginas, R$ 39,90). O carnavalesco, no livro, abre ao mundo corporativo o modelo de planejamento e criação que usa na Unidos da Tijuca. Não é a 1ª vez que a folia inspira livro de negócios. Em “Jeito carioca na gestão das pessoas”, Luiz Moura apresenta o método de Laíla, o CEO da Beija-Flor.


Livre Mercado
A Tim implantou rede 3G em Angra, Resende, Barra Mansa e Arraial do Cabo. Atingiu 93% da população urbana fluminense.
A SuperVia dará 25 mil bilhetes 11 mil componentes de escolas d samba. Aporte de R$ 60 mil.

Começou 1
Começa dia 31 o carnaval de Vitória (ES). Ao todo, prefeitura, governo estadual e empresas estão investindo R$ 10 milhões na folia. “Esperamos 35 mil turistas por dia”, diz Paulo Fonseca, secretário municipal de Turismo. É alta de 25% sobre 2012. Pela 1ª vez, haverá transmissão de TV, no dia 2.

Começou 2

A linha de cereais Nesfit, da Nestlé, investiu R$ 300 mil em ações em blocos do Rio. É a estreia no carnaval carioca. Para o “Spanta neném”, sábado, convidou Sheron Menezes.

A rede Extra quer elevar em 15% as vendas de itens de carnaval. Tem fantasias de Disney e Marvel.

A Maria Filó começa a vender kits para a folia hoje. A marca feminina prevê alta de 15% nas vendas.

A W3haus conquistou a conta da Volks para ações em redes sociais.

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