Cabral e Lindberg fazem as pazes
Leandro Mazzini
JORNAL DO BRASIL - 19/05/09
A chapa PMDB–PT para a sucessão estadual no Rio foi praticamente fechada ontem, num acordo informal, em reunião no Palácio das Laranjeiras. Só falta o aval do presidente da República – que será informado do trato pessoalmente, dia 29, quando visita a cidade. O governador Sérgio Cabral recebeu o vice, Luiz Pezão, o presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani (PMDB), o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT), e o ministro da Igualdade Racial, Edson Santos (PT – foto à esq). Como testemunha do casamento, o secretário de Governo, Wilson Carlos. Cabral e Lindberg, que se atacavam nos últimos meses, acertaram-se tendo na mira a verticalização a favor da ministra Dilma Rousseff, candidata à Presidência. A senha para o acordo foi o PT deixar "as portas abertas" para as conversas. O combinado é: Cabral à reeleição, e Pezão vice. Lindberg e Picciani são candidatos ao Senado. E Edson Santos tenta novo mandato na Câmara Federal.
Programáticos Pragmáticos
Para Lindberg (D), uma aliança PMDB-PT no Rio levaria um futuro governo para uma linha centro-esquerda. E pelo menos é isso que os petistas querem.
Lindberg deixou claro, na reunião, que só a convenção do PT vai decidir o futuro. Mas todos ali sabiam que é assim que o presidente Lula e Dilma desejam.
E a Bené?
Ninguém tocou no nome de Benedita da Silva, secretária de Cabral e também pré-candidata ao Senado. Será um problema para o partido resolver. Há suspeitas de que o presidente Lula terá de intervir no caso para convencê-la.
Boa noite, chefe
Fernando Henrique Cardoso dorme hoje com Aécio Neves, melhor, no Palácio das Mangabeiras, residência oficial do governador mineira. Era o previsto na agenda de ambos.
Aécio grita
O PSDB ficou em polvorosa com o boato de que o mineiro teria feito acordo com o governador José Serra (SP), pré-candidato à Presidência, para ser vice dele na chapa. Aecistas ligaram para ele o dia todo. Ele desmentiu.
Tucanada
Em nome dos tucanos – e principalmente da turma de Aécio – o secretário nacional do tucanato, deputado federal Rodrigo de Castro (MG), disse que Aécio e Serra estão muito afinados. Mas nem tanto a ponto de acordo agora. Haverá prévias.
Zé Feliz
Coincidência ou não, ontem, dia D, o todo-poderoso José Dirceu passou o dia no Rio. A quem encontrava dizia que Dilma é a futura presidente do país.
Sobe
Pesquisa nas mãos de Cabral deixou o PMDB do Rio animado. Sua avaliação positiva cresceu 12 pontos no interior, no mês passado.
Fala, Zurita
Para um público que representa 44% do PIB Nacional, Ivan Zurita, presidente da Nestlé, falará sobre Reação positiva à crise, com ousadia e confiança, no 16º Seminário Lide – Grupo de Líderes Empresariais, dia 19, no Caesar Park Faria Lima, em SP.
Aquário
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, conhece amanhã os empresários que querem construir o mega-aquário na Zona Portuária. O homem está animado com a revitalização da região, que começará em breve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário