FOLHA DE SP - 06/11
Grupo constrói na Bahia complexo com shopping e área para 2.800 residências
A Iron House, que faz parte do grupo pernambucano Cornélio Brennand, vai construir um complexo imobiliário com shopping center em Camaçari (BA), na região metropolitana de Salvador.
Apenas no shopping e na infraestrutura do bairro, cujos investimentos diretos são da companhia, o aporte será de R$ 120 milhões.
A área de 528 mil metros quadrados terá espaço para cerca de 2.800 casas, além de hotel e prédios comerciais, obras que serão feitas por outros empreendedores.
"No conjunto todo [incluindo projetos de terceiros no complexo], os investimentos deverão chegar a R$ 800 milhões", diz Ruy Rêgo, presidente da Iron House.
"O grupo é dono dessa área há mais de 40 anos. Ela já havia sido reservada para um empreendimento imobiliário desse porte", afirma.
Além do imóvel próprio, a economia da região também foi decisiva para o projeto, segundo o executivo.
Distante cerca de 40 quilômetros de Salvador, Camaçari abriga o principal polo industrial da Bahia e um dos maiores do Nordeste.
"No caso do shopping, por exemplo, a cidade já tem um potencial de consumo muito grande, mas não tem até hoje uma infraestrutura adequada", afirma Rêgo.
O centro de compras, que terá 115 lojas, deverá ser entregue em 2015.
Para a ocupação das áreas residenciais, a empresa aposta sobretudo no interesse de moradores que hoje trabalham em Camaçari, mas que vivem na capital baiana.
O grupo Cornélio Brennand também atua em áreas como geração de energia e fabricação de vidros.
PISTA LUXUOSA
A direção do grupo Oetker, que detém e gerencia hotéis-butique de luxo, veio a São Paulo para anunciar a abertura no dia 11 de dezembro de sua nova propriedade, o L'Apogée, na estação de esqui francesa Courchevel.
O grupo também está de olho em hotéis no Brasil. "Precisamos encontrar uma joia. Pode ser um hotel pronto ou um novo projeto a ser erguido", afirma Alain Briere, do Oetker.
"Como cidades, São Paulo, Rio ou algum lugar mágico no país seriam atraentes", acrescenta Briere.
O percentual de brasileiros nas unidades do grupo alcança entre 6% e 8% do total de hóspedes.
A maioria deles frequenta o Hotel Le Bristol, de Paris, segundo Briere, vice-presidente da "coleção" Oetker, como ele define a rede.
"Cadeia [hoteleira] seria algo standard. Pode não soar modesto, mas o que temos é uma coleção de obras-primas", diz.
Além do Le Bristol, fazem parte do grupo os hotéis du-Cap-Eden-Roc e Château Saint-Martin & Spa (Riviera Francesa); Brenners Park & Spa (Alemanha); Palais Namaskar (Marrocos) e Fregate Island Private (Seychelles).
Com diária a partir de € 1.000, L'Apogée, um "pé na neve", ficará aberto apenas 120 dias por ano, de dezembro à Páscoa.
Aves... A agência WMcCann assume a conta publicitária da Seara, do grupo JBS.
...e suínos O contrato será um dos maiores do mercado em 2014, diz a agência.
Inovação O cientista-chefe do Ministério da Economia de Israel, Avi Hasson, participa de reunião hoje na Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo) para tratar de acordos de cooperação em pesquisa e desenvolvimento.
Norte e Nordeste A Icatu Seguros, seguradora em vida e previdência, abrirá nesta semana suas primeiras filiais em João Pessoa e Manaus. Com mais essas duas unidades, a empresa passa a ter 29 pontos em todo o Brasil.
Faz tudo A Doutor Resolve, rede de franquias que oferece reparos, reformas e limpeza de imóveis, pretende abrir 400 novas unidades em 2014. A empresa projeta um faturamento de aproximadamente R$ 380 milhões neste ano.
Incentivo à competitividade
Os programas de estímulo à tecnologia e à inovação a micro e pequenos empresários devem crescer 25% neste ano, segundo o Sebrae.
A expectativa é ultrapassar o número de 120 mil empresas beneficiadas pelas linhas Sebraetec, que subsidia a aquisição de equipamentos tecnológicos, e Agente Local de Inovação, que oferece consultoria empresarial.
"Vamos investir R$ 250 milhões por ano em subsídios para a compra de serviços de tecnologia em micro e pequenas empresas e orientação", afirma Luiz Barreto, presidente da entidade.
Serão aportados um total de R$ 1 bilhão no quadriênio 2014-2017.
Entre as 1.163 empresas que participaram do prêmio de competitividade MPE Brasil, que tem o Sebrae entre os organizadores, 80% afirmaram que investem em inovação.
Quando questionadas sobre os mecanismos de planejamento adotados, 74,3% das empresas disseram que mensuram seus resultados e 57,4% afirmaram fazer análises de mercado.
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