O GLOBO - 23/04
R$ 735 MILHÕES EM COMPENSAÇÕES AMBIENTAIS
Petrobras, CSN e CSA já desembolsaram 37% dos recursos de acordo bilionário com governo do Rio por licenciamento
Mais de um terço (37%) das compensações determinadas pelo Inea em licenciamentos ambientais de Petrobras, CSN e CSA foram cumpridas no último ano e meio, segundo levantamento da Secretaria estadual do Ambiente. As empresas somam os três maiores acordos de contrapartida socioambiental do estado: R$ 1,960 bilhão. Já gastaram R$ 735 milhões. Só a estatal desembolsou R$ 410 milhões do R$ 1,3 bi previsto no acordo de renovação da licença da Reduc. A CSN, também para obter o sinal verde para mais quatro anos de funcionamento da usina de Volta Redonda, se comprometeu a gastar R$ 500 milhões. Já desembolsou R$ 205 milhões, diz o secretário Carlos Minc. A CSA, siderúrgica em Santa Cruz, assinou termo de ajustamento de conduta (TAC) de R$ 160 milhões para receber a licença definitiva (de operação). Em um ano, gastou R$ 120 milhões. Faltam dez meses. "O estado do Rio trocou multas, que dificilmente eram pagas, por compensações ambientais", explica Minc. Em alguns casos, as empresas estão adotando novas tecnologias e mudando processos de produção, para reduzir emissão de resíduos no solo e na água; e de poluentes no ar.
14 MORTOS
Semana passada, a explosão de uma usina de fertilizantes em West, no Texas, matou 14 pessoas e feriu mais de 160.
Investimento em novas tecnologias reduz poluição e índice de acidentes.
VIAGEM
A Allú, de moda feminina, lança hoje o catálogo de Dia das Mães. A modelo Luiza Melo foi fotografada por Guto Costa. A grife também faz promoção para a data. Cada R$ 50 em compras dará direito a um cupom para o sorteio de viagem a Natal
(RN). Prevê alta de 15% nas vendas sobre a data em 2012.
Que saúde 1
O Seletti, de culinária saudável, está abrindo dez vagas para gerentes e outras 50 para operadores e atendentes, no Rio e em São Paulo. Dona de 30 lojas, a rede planeja inaugurar mais 15 este ano. Espera faturar R$ 37 milhões. É aumento de quase 50% sobre 2012.
Que saúde 2
A HealthLine (suplementos) lança o Slim Fibras sabor maracujá, no início de maio. Mais quatro produtos virão este ano. O investimento total é de R$ 500 mil. A meta é vender 36 mil unidades, alta de 20% sobre 2012. A Corpo Perfeito, também do setor, apresenta duas novas marcas na Arnold Classic.
Sustentável
A CNI vai capacitar 450 empresários na elaboração de inventários de emissão de gases do efeito estufa este ano. Em 2012, foram 180. A ideia é incentivar ações de sustentabilidade. Fábricas de alumínio, cimento, químicos e celulose são prioridade.
Livre Mercado
O Rio sedia, nesta 58, a reunião anual das Câmaras de Comércio Portuguesas. Trinta entidades debaterão alta das exportações e dos investimentos no país.
O Shoptime terá quiosque na Expo Noivas & Festas, em maio, no Rio. É a primeira ação do tipo.
A Raízen promove Rodeio de Caminhões, domingo, no Rio. É parte da ação “Zero acidente”. Na safra 2012/13, caíram 39%.
O Machado Associados, banca paulista de direito empresarial, abriu escritório no Rio. Está de olho no mercado de óleo e gás.
O Ecad pôs no ar portal com dados sobre músicas nacionais cadastradas. Beiram um milhão.
Mercadata e Planeje-se lançam o Sensor Gestor, ferramenta on-line de gestão para pequenas e médias empresas. Foi aporte de R$ 200 mil. Esperam alcançar 20 mil empresas em dois anos.
O curso de alemão Baukurs, com unidades em Botafogo e Barra, planeja abrir a 38 unidade este ano. Deve ficar na Zona Oeste.
SANGUE BOM
A TV Globo põe na rua amanhã campanha da novela “Sangue bom”, que estreia 2ª que vem, às 19h. Os protagonistas Jayme Matarazzo, Fernanda Vasconcelos, Sophie Charlotte, Marco Pigossi, Humberto Carrão e Isabelle Drummond estrelam a peça, que circulará em jornais e revistas. O cenário é São Paulo. A CGCom assina.
NA BARRIGA DA BALEIA
A Skol põe no ar hoje a nova campanha institucional. Depois de 16 anos com o slogan “Desce redondo”, a marca de cerveja vai mexer no lema. Passa a assinar: “A vida manda quadrado, você devolve redondo”. No filme de estreia, num clima de cinema, o grupo de amigos vai parar na barriga de uma baleia. O perrengue fica divertido, quando eles encontram a cerveja. A ação começa pela TV. Em seguida, vai para o ambiente digital, onde a marca da Ambev tem dez milhões de fãs. A criação é da agência F/Nazca.
Cheio de gás
Beira R$ 1,3 bilhão o total de investimentos do grupo Gas Natural Fenosa (dono da CEG) no Estado do Rio, no período 2013-2017. A cifra será submetida à Agenersa, órgão regulador fluminense.
Em tempo
Há três gasodutos tidos como prioritários no plano acertado com a Sedeis. Um, de R$ 36 milhões, ficará no Arco Metropolitano; outro, no Complexo do Açu, de R$ 97 milhões. O último é o de Resende, de R$ 47 milhões.
Número três
A consultoria britânica Clarksons pôs o Brasil na 3ª posição na lista das maiores carteiras de encomendas de petroleiros. Tem a ver com a compra de 49 navios pela Transpetro. O país só perde para Coreia do Sul e China.
Em expansão
A SH, de andaimes, investiu R$ 2 milhões num par de máquinas CNC. Duplicou a produção de fôrmas metálicas usadas para construir casas populares. A empresa passou a operar 24 horas por dia e contratou 30 funcionários. Prevê
faturar 60% mais este ano.
Na Justiça
André Dread, ator que deu voz à falsa reportagem do “Sensacionalista” que foi plagiada pela Latinworks, vai processar a agência. A americana reencenou a história do ladrão assaltado após praticar um roubo e foi premiada no Wave Festival.
Imóveis
A construtora Concal lança, em junho, comercial na Tijuca. Terá 110 salas. Em seguida, terá residencial no Catete, com 98 apartamentos e 12 lojas, além de dupla de torres na Zona Portuária, uma de lajes corporativas e outra com 608 salas comerciais. Os três baterão mais de R$1 bilhão em vendas.
Recorde
O R3X, construído em parceria de Concal e REX é o empreendimento comercial com maior valor de locação
do país, segundo a consultoria Cushman & Wakefield. O preço médio do aluguel é de R$ 270 o metro quadrado. Fica ao lado do Shopping Leblon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário