O GLOBO - 20/03
MERCADO APROVA ÊNFASE DA PETROBRAS EM PRODUÇÃO
Em novo plano de negócios, estatal alocou 73% dos investimentos de E&P em desenvolvimento, contra 69% no anterior
Foi de aprovação o primeiro olhar dos especialistas do mercado de óleo e gás no Plano de Negócios 2013-2017 da Petrobras. O alto escalão da estatal detalhou ontem os investimentos de US$ 236,7 bilhões. Chamou atenção, em particular, a ênfase nos projetos de desenvolvimento da produção. No novo plano, a Petrobras avisou que destinará ao segmento 73% dos investimentos alocados em exploração e produção. No Plano 2012-2016, a proporção era de 69%. A verba é ainda maior, porque investimento total em E&P saiu de US$ 131,6 bilhões para US$ 147,5 bilhões entre um plano de negócios e outro. "São números que demonstram preocupação com a retomada da produção e seu efeito na geração de caixa. É uma decisão que põe foco no que é importante", diz Alfredo Renault, professor da PUC-Rio. João Carlos de Luca, presidente do IBP, diz que toda a indústria vai se beneficiar com o aumento dos gastos: "É na etapa de desenvolvimento que as companhias fazem os maiores investimentos. E os mais diversificados". Um campo do pré-sal, completa, consome até US$ 500 milhões numa etapa de exploração. No desenvolvimento, pôr um módulo em operação chegar a custar US$ 2 bilhões.
Torcida
Quem anda louco pelo fim das obras do Maracanã é o setor de construção civil do Rio. É que seis mil operários do estádio estão na mira das empresas com lançamentos previstos para este ano. Em 2012, a prefeitura aprovou a construção de 6,1 milhões de metros quadrados. Parte sairá do papel em 2013.
Expansão
A Renta Engenharia gerencia o projeto de expansão do Boulervard Shopping, em Campos (RJ). O mall ganhará mais 6.500 metros quadrados e 54 lojas. A obra termina em junho.
Reforma
O lobby da Torre do Riosul, shopping carioca, passará pela primeira reforma em 30 anos. Serão gastos R$ 8 milhões para trocar piso, iluminação e climatização. Projeto do Farias & Denton.
Educação
Será de R$ 20 milhões o investimento do grupo Multi Educação no Rio no próximo par de anos. A meta é abrir 93 escolas. Hoje, tem 233.
A rede é dona das marcas Wizard, Yázigi, Skill, SOS, Microlins, People e Smartz.
Inadimplência
Passou a 61,5% a proporção de famílias com renda até dez mínimos endividadas este mês. Em fevereiro, eram 61,2%. A pesquisa da CNC sai hoje. O levantamento mostra que 8,2% não têm como quitar seus débitos. Eram 7% há um mês.
Na estrada
O Brazil Road Expo, feira de infraestrutura viária e rodoviária, espera gerar R$ 500 milhões em negócios. A abertura foi ontem em SP.
Corrida
A Apex-Brasil reúne empresas brasileiras e estrangeiras na etapa de Saint Petersburg (Flórida) da Fórmula Indy, no fim de semana. Quer gerar US$ 51,5 milhões contratos.
Náutico
O Rio Boat Show terá pavilhão exclusivo para empresas dos EUA. O salão, mês que vem, deve atrair 43 mil pessoas e movimentar R$ 280 milhões.
PODEROSAS
A Eudora, marca de cosméticos do Boticário, estreia hoje à noite sua primeira campanha publicitária nacional. Quer falar com as mulheres contemporâneas. O mote é “Você tem poder”, criação da agência Santa Clara. Os anúncios vão circular em TV, rádio, impressos e mídias sociais.
QUE COISA
A Dona Coisa, multimarcas carioca, apresenta hoje nas mídias sociais as coleções de inverno das 40 grifes que comercializa. No time, está a anglo-brasileira Isolda London, à venda também na Via Flores, outra multimarcas do Rio. Thomas Stevenson fotografou a modelo Christina O’Connor no Brooklyn (NY). A Dona Coisa planeja vender 20% mais.
P&B
A grife Maria Manuela, da estilista Manuela Noronha, põe na rua hoje a campanha da coleção de inverno. Batizada de “Black & White”, terá peças geométricas em preto e branco. Thomaz Prado assina as fotos, com a modelo Laura Prado.
As imagens vão circular em mídia impressa e internet. Dona de loja no Leblon, a marca prevê aumento de 30%
nas vendas.
107,6 BILHÕES DE DÓLARES
É o investimento anunciado pela Petrobras em desenvolvimento da produção (73%) no Plano de Negócios 2013-2017. No plano anterior, 2012-2016 a cifra somava US$ 90,8 bilhões (69%). A fatia destinada à exploração caiu de 19% para 16% do aporte total em E&P.
É PÁSCOA
O Guanabara dará uma viagem à fábrica da Garoto (ES) e cinco iPads como prêmios na ação de Páscoa. A rede encomendou 500 mil ovos. Já a Pizza Hut fechou com a Bacalhau Dias. Terá pizza de bacalhau, de 25 a 31. Fullpack (Guanabara) e Muffa (Pizza Hut) assinam as campanhas.
Depilação
A Pello Menos, de depilação, abrirá unidade na Rocinha mês que vem. Será a 1ª da rede na favela. Também em abril, inaugura em Itaipava. Hoje, tem 45 lojas. Prevê vender mais 25 franquias até dezembro. É investimento médio de R$ 350 mil, cada.
É massa
A Hasbro, de brinquedos e jogos, está lançando linha Plus da massa de modelar Play-Doh. Tem textura mais macia. Desde de 2008, vendeu 700 mil potes. Prevê bater um milhão até dezembro. O faturamento deve aumentar em 20%.
Renovada
Chega ao varejo até semana que vem a Ritmos, nova linha de fogões da Dako. Tem seis modelos. A marca apresentou nova identidade visual este mês. Parceria com a agência Deep, a ação consumiu R$ 4 milhões.
Livre Mercado
Patrick Doyle, CEO mundial da Dominós Pizza, inaugura a loja de Nova Iguaçu, 6ª feira. Será a 1ª na Baixada, investimento de R$ 900 mil. A rede planeja ter 175 unidades no país até 2016. Está com 61.
Dona de 26 lojas no país, a Via Verde, de produtos naturais, quer chegar a cem até 2018. Semana passada, abriu no Center Shopping (Jacarepaguá). Investiu R$ 280 mil. Espera faturar 50% mais em 2013.
A Pissani, de massas gourmet, investiu R$ 200 mil em quiosque no Shopping Leblon. É o 1º no Rio.
A Auto Viação 1001 investiu R$150 mil em aplicativo para celulares e tablets. A internet deve passar de 10% para 30% das vendas até 2017.
A SEO Master estreia ferramenta de compartilhamento em redes sociais (Soobo) hoje. Investiu R$ 35 mil.
O Parque Tecnológico do Rio/UFRJ faz hoje workshop sobre o tema Universidade Empreendedora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário