terça-feira, fevereiro 19, 2013

FLÁVIA OLIVEIRA - NEGÓCIOS & CIA

O GLOBO - 19/02

14 PROPOSTAS DE ALTERAÇÕES NA 11ª RODADA
Empresas de petróleo, entidades e até escritório de advocacia sugeriram mudanças em pré-edital e minuta de contrato

Na consulta pública que abriu para companhias e entidades empresariais opinarem sobre o pré-edital e a minuta do contrato da 11ª Rodada de Licitações, a Agência Nacional do Petróleo recebeu 14 propostas. Gigantes do setor de óleo e gás, como Petrobras, Shell, Sonangol, GDF Suez e BG, instituições como IBP, Anvisa e Abitam e até a banca Machado Meyer esperam ter suas posições debatidas na audiência pública, hoje de manhã, no Rio, e acolhidas na versão final do edital, que será publicado em 11 de março. O leilão, em maio, será o primeiro desde 2008. A consulta pública sobre a 11ª Rodada durou de 25 de janeiro a 4 de fevereiro. A Abitam, associação das indústrias de tubos e acessórios de metal, sugeriu redução de 100% para 95% o mínimo de conteúdo local. A entidade alega que nenhum fornecedor local é capaz de atender à exigência. A Anvisa solicitou a exclusão de critérios (positivos) de pontuação para operadoras que atuem em áreas ambientalmente sensíveis. Alega que o modelo contraria a Política Nacional de Meio Ambiente. A Petrobras pediu 41 alterações na minuta do contrato, incluindo a supressão do prazo de vigência, de 27 anos; além de 15 no pré-edital. 

MISTURA
A Farm lança hoje a coleção de inverno “Lola Tom”. As peças são inspiradas em misturas inusitadas. Terá campanha na internet com a modelo Roberta Martins. Rafael Lucena assina as fotos.

A grife espera comercializar R$ 4 milhões em um dia, R$1,3 milhões deles na loja virtual. Planeja abrir 12 lojas este ano. Atualmente são 50. Espera vender 45% mais que em 2012.

REBELDIA
A boate Fosfobox, em Copacabana, foi cenário da campanha de inverno da My Place. As fotos são de Tomas Rangel. A estreia é hoje em mídias impressa e on-line.

A coleção “Top Town” quer unir sensualidade e rebeldia. A grife prevê alta de 30% nas vendas sobre o inverno 2012.

Jornada 1
Por causa da renúncia do papa, Eduardo Paes já trabalha com número bem superior a dois milhões de visitantes na Jornada da Juventude. É que o evento no Rio, em julho, deve ser a 1ª viagem internacional do sucessor de Bento XVI.

Jornada 2
Dia 26, o prefeito apresenta à Gleisi Hoffmann, chefe da Casa Civil, o plano da cidade para o encontro. Uma ideia é decretar feriado também na segunda, 29, dia seguinte à missa papal, para facilitar a saída dos fiéis. De 23 a 28, não deve haver expediente.

Sem cobrança
Por decisão da 5ª Câmara Cível do TJ-Rio, a Oi está impedida de cobrar dos clientes pelo serviço de identificação de chamadas em telefones fixos. A ação do MP-Rio foi acolhida em 1ª e 2ª instâncias. A operadora, agora, tenta recorrer ao STJ.

Mangueira
João Emilio leva a leilão, dia 7 de março, dois prédios do BB na rua Visconde de Niterói, em Mangueira. Têm 6.011 m2 de área construída. Valem R$ 6,4 milhões.

De vidro
O Brasil respondeu por quase 10% do faturamento mundial da Guardian no segmento de vidros em 2012. São quase € 330 milhões. Este ano, a americana quer crescer 2% a 3% acima do PIB local. Possui fábricas em Porto Real (RJ) e Tatuí (SP).

Fusão
As irmãs Mirella Ferraz, da Josefina Rosacor, e Mirna Ferraz, Alice Disse, estudam unir as duas grifes de acessórios. A ideia é manter características de cada marca.

Luxo só
Foi de R$ 2 milhões o investimento da Amsterdam Sauer na loja do Village Mall, na Barra. A inauguração foi no Valentine’s Day, dia 14.

Sobremesa
A pizzaria Patroni lançou brownie com mousse de maracujá, parceria com a Tang. Prevê vender 45 mil por mês. Este ano, investirá R$ 2 milhões em marketing.

AURORA BOREAL
A top britânica Rosie Huntington-Whiteley estrela a campanha de inverno da Animale.
Ela posou para Henrique Gendre, nos EUA, numa pausa das gravações de “Fury Road”, continuação de “Mad Max”. Aurora Boreal é o tema da coleção. Em março, as peças chegam às lojas.

Nenhum comentário: