O GLOBO - 30/01
INVESTIMENTO DE ESTATAIS FOI RECORDE EM 2012
Ministério do Planejamento diz que empresas federais gastaram R$ 97,9 bilhões, 92,7% do orçamento previsto
Foi recorde o total de investimentos das estatais em 2012, informa o Ministério do Planejamento. As empresas federais aplicaram R$ 97,9 bilhões (veja o gráfico) dos R$ 105,6 bi previstos no orçamento. Foram 92,7% de execução orçamentária, a maior proporção registrada desde o ano 2000, sublinha Murilo Barella, diretor do Departamento de Estatais do ministério (Dest). De 2011 para o ano passado, os aportes das estatais saltaram nominalmente 18,7%. A Petrobras, como em anos anteriores, foi a responsável pelo maior volume de desembolsos. Em 2012, a companhia concentrou 88% dos investimentos, contra 60% em 2000. A Eletrobras, no mesmo período, perdeu participação: saiu de 22% para 6%. Este ano, a previsão orçamentária das estatais é de R$ 110 bi em investimentos. Barella prevê que, de novo, a execução passará de 90%, graças principalmente a Petrobras, Infraero e bancos públicos.
Ocupação
Está em 87,81% a taxa de ocupação dos hotéis do Rio para o carnaval. A ABIH-RJ terminou ontem a segunda prévia. Semana passada, o índice estava em 80%. Fora da capital, Paraty está com a rede de hospedagem lotada. Na Região dos Lagos, a taxa varia de 80%, em Búzios, a 95%, em Cabo Frio e Arraial.
Em tempo
Alfredo Lopes, da ABIH-RJ, prevê que os hotéis cariocas terão 99% de ocupação, contra 95% no carnaval 2012.
Interior
A Verd Hotéis, dona de unidades em Rio, São Paulo e Belo Horizonte, inicia expansão para o interior paulista. Investirá R$ 155 milhões em quatro unidades em Fernadópolis, Limeira, Tatuí e Cruzeiro. Todas terão a bandeira Ramada Encore, do segmento econômico.
Balanço
A média de ocupação dos hotéis da rede Othon no Rio passou de 90% no réveillon 2012/2013. Foi o caso do Rio Othon Palace, com 96%. No Savoy, em Copacabana, a taxa foi recorde: saiu de 94% para 99% de um ano para outro. Brasileiros foram maioria entre os hóspedes, com 83%. Argentinos são 2º.
Musa
A atriz Alinne Moraes será garota-propaganda da linha TRE-Semmé, de produtos para cabelos. Assinou com a Unilever. A primeira ação será no carnaval.
Quem muda
Claudio Lampert deixou a diretoria jurídica da LLX, do grupo de Eike Batista. Será sócio no Rio do Lefosse Advogados. A banca paulista é a 3ª do país em fusões e aquisições. Abrirá escritório na capital fluminense.
Refino
A Radix, de engenharia e TI, vai planejar e acompanhar toda a carteira de projetos executados na Repar, no Paraná. O contrato, de R$ 1,5 milhão, valerá por um ano. É o segundo negócio da empresa com a refinaria da Petrobras.
Vida longa
Bateu 65 mil toneladas o volume de embalagens recicladas da Tetra Pak em 2012. Foi alta de quase 10% sobre 2011. Em 2015, 35% do total produzido serão reaproveitados. Hoje, são 29%. Em 2012, 33 indústrias que fabricam itens usando as caixinhas longa vida geraram R$ 80 milhões em negócios.
Iogurte
A Yogoberry terá torta, salada de frutas, picolés e brownie no cardápio. A rede, pioneira no segmento de frozen yogurt, investiu R$ 500 mil para diversificar o mix. O iogurte terá 80% de participação.
Por esporte
A rede Applebee’s terá áreas dedicadas aos esportes nos três restaurantes no Rio e em BH. Parceria com a ESPN, o projeto começa domingo, de olho na transmissão do Super Bowl. É aporte de R$ 110 mil. A meta é faturar 16% mais.
NO CÉU
A Nicobaldo, grife para meninos, lança catálogo da coleção de inverno na segunda quinzena de fevereiro.
A coleção “No céu” tem peças com estampas de raios, planetas, foguetes e do Zeppelin. Vendida em showroom no Rio eem15 multimarcas no país, a marca espera alta de 20% nas receitas.
Multiplicação de aplicativos
A explosão das vendas de smartphones e tablets empurra o mercado de desenvolvedores de softwares A consultoria GfK estima que, em 2012, foram vendidos 2,6 milhões de iPads e seus pares no Brasil. Este ano, serão 5,4 milhões. De smartphones, foram 16 milhões só no ano passado, calcula o IDC Brasil. A quantidade de aparelhos estimula a criação de aplicativos. É o caso do Taxibeat, ferramenta para chamar táxis disponível no Rio e em São Paulo. Lançado há seis meses, já bateu 50 mil downloads e ganha cerca de 200 novos usuários por dia. Está com dois mil taxistas cadastrados nas duas capitais. “Diante da frota de quase 60 mil veículos, temos muito a crescer”, diz o diretor Duffy Sardo. Para dar conta da demanda, o serviço receberá aporte de R$ 3 milhões este ano. Nesta 6ª, sai a versão 3.0. A carioca Gaudium surfa a mesma onda. Em 2012, faturou o triplo de 2011. Este ano, prevê R$ 3 milhões em receitas. A empresa se prepara para abrir escritório em SP. Está de olho em contratos com grandes corporações.
O ClickSeguro, da PSafe, conseguiu três milhões de usuários em dois meses.
O aplicativo identifica sites confiáveis. Mais da metade (55%) dos donos de smartphones baixam aplicativos gratuitos, segundo a Nielsen. E os aparelhos representam apenas 14% do total de celulares do país.
ACESSO GRÁTIS
Daniele Suzuki volta a estrelar campanha da TIM. Dessa vez, trata da parceria com o Facebook. Clientes pré-pagos do plano Infinity Web Modem poderão acessar a rede social sem desconto nos cartões de carga. O comercial estreia hoje na TV. A agência WMcCann assina.
Garfada
Passa de 40% a carga tributária média de produtos típicos do carnaval. O dado está em pesquisa da consultoria BDO.
Cornetas
a gás pagam 42,2% de impostos; balões, 47,25%. Na cerveja em lata, os tributos levam 78,15% do preço.
Sapucaí 1
Patrocinador da Liesa, o Guanabara terá camarote para mil pessoas na Sapucaí. Contratou Naldo e Arlindo Cruz para apresentações.
A L’Oréal será parceira. Vai maquiar convidados.
Sapucaí 2
A Avianca vai patrocinar a União da Ilha no carnaval 2013. É a primeira ação da companha aérea na folia.
Muito amor
Os motéis Corinto (Vila Isabel) e Panda (Botafogo) se preparam para lucrar com a folia. Esperam faturar 20% mais no carnaval. No mês do Natal, a alta foi de 14%.
Livre Mercado
A Bagaggio investiu R$100 mil na linha de produtos do BBB13 e da novela Salve Jorge. Prevê alta de 10% nas vendas. Amanhã abre a primeira loja em Campo Grande.
O Império Serrano, que desfila na Série A da Sapucaí ainda busca patrocínio. Negocia a exibição de marca corporativa na roupa dos empurradores de alegorias.
A Via Mia lança hoje kits para o carnaval. Incluem cílios postiços e arco com plumas. Investiu R$ 25 mil e prevê vender 20% mais.
A grife M. AP terá linha de tops para a folia. Aporte de R$10 mil, deve elevar as vendas em 20%.
O arquiteto Orleans de Sá assina o o camarote da Global Marketing. Vai reunir executivos na Sapucaí.
A Frances Doces & Chocolates criou brigadeiros com chocolate belga e confeitos coloridos. Quer aumentar as vendas em até 20%.
A Pró -Tênis Barra faz liquidação progressiva. Quanto mais itens, mais desconto. A meta é elevar as vendas em 10% no período.
Nenhum comentário:
Postar um comentário