FOLHA DE SP - 28/09
Gavetas... Relatório interno de produtividade mostra que Marco Aurélio Mello, que se divide entre o TSE e a maratona do mensalão no STF, acumula maior passivo: 533 processos aguardam deliberação. Em seguida vem Luciana Lóssio, nomeada por Dilma Rousseff, com 476.
... cheias A conta inclui recursos ordinários e especiais, agravos de instrumento, petições e até processos administrativos. Arnaldo Versiani é o ministro que dispõe de menor número de ações à mesa -ainda assim, são 271.
No escuro Na prática, candidatos com pendências deverão ir às urnas sem que os eleitores conheçam a decisão definitiva sobre a legalidade dos seus registros.
Mais azul O novo Datafolha mostra José Serra recuperando terreno no eleitorado simpático ao PSDB. O ex-governador pulou de 61% para 74% entre os tucanos desde agosto. Celso Russomanno (PRB) caiu de 23% para 8% em um mês neste universo.
Mais vermelho Fenômeno semelhante ocorre com Fernando Haddad entre os eleitores que se dizem adeptos do PT. O ex-ministro saltou de 37% para 50% no segmento petista em 22 dias. No mesmo período, Russomanno amargou queda de 33% para 28% neste recorte.
Juventude Gabriel Chalita (PMDB) obtém seu melhor desempenho entre os eleitores que têm menos de 24 anos, faixa na qual alcança 14%. Sua pior performance se dá no eleitorado com ensino fundamental -6%.
Oremos Quem mais lucrou com o embate da Arquidiocese de São Paulo com Russomanno foi Haddad: o petista avançou de 13% para 19% entre os católicos.
Chave... A viagem do ex-tesoureiro do PTB Emerson Palmieri com Marcos Valério a Portugal, chamada de "oba-oba" por Ricardo Lewandowski, é um dos principais fatos apresentados pela Procuradoria-Geral da República nas alegações finais para acusar o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu de comandar a quadrilha no mensalão.
... da questão Foi Dirceu, segundo o Ministério Público, quem instou Roberto Jefferson a indicar Palmieri a Delúbio Soares para tratar dos R$ 24 milhões que seriam repartidos entre PT e PTB.
Foco A absolvição de Palmieri por Lewandowski surpreendeu até advogados de réus petistas, que chamaram o voto de "forçado". Para eles, o ex-tesoureiro coloca Dirceu na "cena do crime".
Muita calma... Apesar de advogados terem comemorado o voto da ministra Rosa Weber, que absolveu políticos da acusação de formação de quadrilha, ministros avaliam que o caso de Dirceu e petistas é diferente.
... nessa hora Rosa justificou seu voto dizendo que não há quadrilha para praticar um só delito. Pela acusação, o núcleo político do PT teria praticado mais de um delito, como a compra de votos e os empréstimos que o STF entendeu serem fictícios.
Contrafluxo O comitê paulista da Copa-2014 comemorou o fato de, pela tabela da Fifa, as partidas no Itaquerão serão às 13h, 16h e 17h, ou seja, fora do que é considerado "horário de pico" do transporte coletivo para o trajeto centro-zona leste.
Dias úteis Embora não seja decisão final, a tendência é que São Paulo não precise decretar feriado nos dias de jogos, como se discutia.
com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI
tiroteio
"Nem na ditadura Paulo Maluf imaginou que poderia colocar dois candidatos no 2º turno: mas Russomanno e Haddad podem chegar lá."
DO PRESIDENTE DO PPS PAULISTANO, CARLOS FERNANDES, sobre as ligações do ex-governador com os candidatos do PRB e do PT à prefeitura paulistana.
contraponto
Um divã para 10
Durante discussão com Ricardo Lewandowski quarta-feira no julgamento do mensalão, Joaquim Barbosa se referiu a viagem de Marcos Valério e Emerson Palmieri a Portugal.
-É nosso papel interpretar o que está por trás dessa bizarra viagem -, disse o relator.
O ministro Marco Aurélio Mello atalhou, provocando risadas e quebrando a tensão da sessão:
-Precisamos de um divã, senhor presidente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário