O GLOBO - 18/05
Presidente Dilma quer olhos nos olhos
A iniciativa está sendo anunciada na Esplanada dos Ministérios como sendo o "Big Brother da Dilma". A presidente resolveu aposentar o chamado "telefone vermelho", linha especial pela qual um presidente fala com seus ministros, e substituir pela realização de videoconferências.
Todos os ministros foram orientados a instalar em seus gabinetes equipamentos, ligados ao gabinete presidencial no Planalto, para garantir que o novo sistema de comunicação entre em funcionamento ainda neste ano. O Planejamento fez consulta aos ministérios para saber se eles têm o equipamento necessário. Se muitos não tiverem, o governo fará uma licitação para adquiri-lo.
"Após 31 anos de silêncio, o coronel da reserva Wilson Machado, enfim, terá que explicar, à Comissão (da Verdade), o atentado do Riocentro” — Wadih Damous, presidente da OAB do Rio de Janeiro
GLAMOUR VERDE. A embaixadora do Brasil no Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a modelo Gisele Bündchen, será a grande atração dia 4 de junho, no Rio, da Green Nation Fest (na Quinta da Boa Vista) e da entrega do prêmio da ONU Campeões da Terra, destinado aos que se destacam no mundo na defesa do meio ambiente.
O diretor-executivo do Pnuma, Achim Steiner, vai participar desses eventos ao lado da ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente).
À flor da pele
Integrantes da CPI estão irritados com o tom do presidente, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). Reclamam que ele atropela os discursos.
Ontem, o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) protestou: "O senhor não é dono da CPI".
Postura
Defensora de vários vetos ao texto do Código Florestal, a ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) está sendo submetida à tática do espancamento. A presidente Dilma em todas as reuniões questiona duramente suas posições.
Brics ganham musculatura
A Arábia Saudita realiza intensa ação diplomática para ser integrada aos Brics - bloco formado por Brasil, China, Rússia e África do Sul. Além dos contatos com o Itamaraty, o rei Abdullah enviou carta procurando fazer do vice-presidente Michel Temer um aliado. No final do mês, depois de ir à Turquia, participar da reunião da ONU
Aliança de Civilizações, Temer vai atender ao convite e se reunir com o rei na capital Riad.
Linha de conduta
Há quem duvide que os ministros do STF ficarão imunes às pressões da opinião pública. Mas eles próprios consideram que o mensalão será um dos julgamentos mais técnicos do STF, pois esta é sua tradição em matéria criminal.
Mensalão
Os ministros do STF estão prevendo o início do julgamento do mensalão para depois do recesso, em agosto. O revisor do processo (são 60 mil páginas), ministro Ricardo Lewandowski, quer concluir sua parte até o final de junho.
PROTESTO. Hoje à noite, no Sindicato dos Metroviários, seis tendências petistas e 15 sindicatos (incluindo médicos, professores e engenheiros) fazem ato contra o apoio do PT à reeleição do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB).
NOVA IGUAÇU. O PSDB local decidiu apoiar a reeleição da prefeita Scheila Gama (PDT).
CORREÇÃO: Ao contrário do que publicamos, o ministro Mendes Ribeiro (Agricultura) participou da reunião de quarta-feira sobre os vetos ao Código Florestal. O equívoco ocorreu devido a informação errada da assessoria de imprensa da própria pasta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário