FOLHA DE SP - 18/03/12
As verdadeiras mulheres ricas do Rio, Bebel Niemeyer, Ana Cecília Lins Lacerda e Maria Pia Marcondes Ferraz, fazem sucesso em blog com dicas de camelôs a joalherias e ensinam truques como alargar sapatos
A ideia surgiu quando Bebel Niemeyer, mulher do neurocirurgião Paulo Niemeyer, conversava um dia ao telefone com a amiga Maria Pia Marcondes Ferraz, bisneta do sanitarista Carlos Chagas e filha da baronesa Silvia Amélia de Waldner.
"Mãe, por que você não faz um blog?" perguntou Isabel, filha de Bebel, tentando despachar a mãe para assistir em paz a um jogo do Barcelona na TV. Bebel não tinha a menor noção de a quê ela se referia. "É o que você faz por telefone todo dia com a tia Pia, só que por escrito."
Maria Pia sabia um pouco melhor do que Isabel falava, mas não fazia ideia de como colocar o tal blog no ar. Ligou para a prima, Ana Cecília de Magalhães Lins Lacerda, bisneta do abolicionista Joaquim Nabuco, casada com um neto do ex-governador da Guanabara Carlos Lacerda. Poucos dias depois, o 40Forever (lê-se Quarenta Forever) entrava no ar, conta a repórter Cristina Grillo.
Ricas, bem nascidas, representantes da mais tradicional elite carioca, as três começaram a compartilhar com as amigas dicas de moda, comportamento, viagens, gastronomia.
"Mas não somos um blog elitista. Vamos da feira ao baile", diz Bebel, que, para ilustrar um post contando o quanto vale a pena vasculhar as lojas Renner em busca de roupas que não fariam feio em um casamento, teve que fazer fotos escondida. "Não deixam fotografar lá dentro."
Bobagem. Se soubessem que o blog, nascido em agosto do ano passado, já tem 20 mil acessos diários -e subindo-, mudariam de ideia.
Na sala da ampla casa de Ana Cecília, na zona sul carioca, as três se divertem contando histórias que já se acumulam ao longo de sete meses de blog.
"Lembra da confusão do post das bolsas falsas?", pergunta Ana Cecília. No site, ela contou do bafafá envolvendo uma paulistana conhecida que vendeu para uma carioca endinheirada uma bolsa de grife caríssima, mas falsa. A compradora descobriu o golpe e armou um barraco.
Ana Cecília não dá o nome das santas nem sob tortura, mas rastreou na internet até encontrar um site que vende cópias perfeitas de bolsas grifadas -Hermès, Louis Vuitton, Chloé, está tudo lá.
"Até os certificados de garantia eles mandam. E se você quiser, pode comprar uma sacola falsa, para mostrar para as amigas que comprou mesmo da grife, por US$ 15. Tudo por preço paraguaio", diz Cecil, como é chamada pelas amigas.
Ela acompanha os acessos ao blog e diz que a história foi um das mais lidas. Mas não sabe dizer se os acessos foram para ler sobre o caso das falsificações ou para descobrir onde elas podem ser compradas.
O nome 40Forever foi inspirado na seção "Gorgeous at 40" (maravilhosa aos 40) da revista "Harper's Bazaar", que mostra fotos de quarentonas chiques e deslumbrantes. As três estão nessa faixa etária. "Daqui a pouco estaremos todas mais para o 'forever' [para sempre] do que para os 40", diz Bebel.
O site mira o público que não aguenta mais blogs feitos por jovenzinhas que gostam de moda.
"Esse negócio de ter que estar grifado para estar bonito é mito. As lojas populares convidam estilistas incríveis para fazer coleções. Você fica chiquérrima gastando pouco", diz Maria Pia, que dividiu com as leitoras a descoberta de um vendedor de biquínis a R$ 25 e outro de pulseiras africanas a R$ 5 na praia de Ipanema. "Modéstia à parte, outro dia usei o biquíni de R$ 25 e fiz muito sucesso", conta.
Da "feira" para o "baile", o trio outro dia postou fotos da nova coleção de uma famosa joalheria da cidade. "Nem nós podemos comprar aquilo, mas não é por isso que não queremos olhar, não é? Quando vamos a um museu, sabemos que não podemos comprar os quadros", explica Ana Cecília. "Mas sempre tem uma pecinha de R$ 700 que dá para parcelar em dez vezes", diz Maria Pia. "Doze, querida, se você usar o cartão certo", responde Ana Cecília, espécie de gerente do trio.
As três escrevem no blog -os textos de cada uma são identificados pelas iniciais AC, BN e MP no pé das notas. São quatro posts por dia: às 8h, às 12h, às 16h e às 20h.
Ana Cecília é a mais prática. Dá dicas para o dia a dia. Maria Pia gosta de moda e de achados. Bebel posta receitas ou descobertas de novos produtos em supermercados. "Ela é o nosso Proust. Um dia ainda vou vê-la tomando posse na Academia Brasileira de Letras", diz Ana Cecília.
Outro dia, Ana Cecília revelou que não usa nenhum sapato sem que antes seu sapateiro de confiança, em Ipanema, coloque uma fina camada de borracha nas solas.
"Morro de medo de escorregar. Além disso, é mais higiênico e faz o sapato durar. Quando chego em casa, passo uma escova e está novo."
O sapateiro comprou borrachas vermelhas, fininhas, para colar em sapatos do francês Christian Louboutin, cuja marca registrada é o uso dessa cor no solado.
Quando o designer esteve no Rio, no Carnaval, autografou os sapatos das filhas de Bebel, Maria e Isabel. As meninas contam que Louboutin adorou a ideia da borrachinha na sola.
A próxima dica de Ana Cecília, aliás, será como alargar calçados que apertam o pé. "É só encher um saco de água e colocar no sapato. Depois, embrulha-se o par com o saco de água e coloca-os no congelador. A água congelada funciona como uma forma." Para aqueles calçados que machucam os pés, a dica é passar o creme Vick Vaporub, diz Bebel.
As três já começaram a ser procuradas por anunciantes. "A Ana não dá desconto para ninguém. Às vezes eu fico com pena, a pessoa quer estar no blog, mas não tem dinheiro", diz Bebel.
Vão lançar o primeiro produto da marca 40Forever. Uma camiseta com desenho de Hubert de Givenchy. Ele procurou Maria Pia, filha de sua amiga Silvia Amélia, para pedir emprestado seu vestido de casamento, feito por Yves Saint Laurent, para uma exposição que organiza em Paris. Ela aproveitou o pedido para, em troca, propor que ele criasse a estampa da blusa. O dinheiro arrecadado com as vendas vai para uma instituição de caridade.
Mas elas também querem lucro. "Claro que sim! Quem não gosta de poder pagar as próprias contas?", diz Ana Cecília.
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