Dada a ousadia do gesto, a ida de Gilberto Kassab ao evento de aniversário do PT, anteontem em Brasília, foi interpretada por aliados e adversários como sinal de que o apoio do criador do PSD à candidatura de Fernando Haddad está próximo de ser selado. Diante da certeza da vaia que viria, o prefeito paulistano não teria se aventurado na festa sem saber de antemão que receberia também as boas-vindas mais ou menos explícitas de vários cardeais petistas, como acabou ocorrendo.
Ainda que Kassab sempre ressalve que teria de apoiar José Serra, se o tucano viesse a ser candidato, a guinada de 180 graus parece cada dia mais improvável.
Pois agora... No círculo próximo de Kassab, há quem considere que a manifestação pública de Marta Suplicy contra a aliança PT-PSD precipitou a decisão do prefeito de aceitar o convite dos dirigentes petistas e ir à festa.
...é que eu vou O raciocínio seria: melhor dar a cara para bater agora do que se esconder e deixar que o posicionamento da senadora galvanize a resistência ao neoaliado dentro do partido.
Vaiômetro Do líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), minimizando a saia justa: "No passado, José Alencar chegou a ser vaiado até com mais intensidade em eventos do partido".
De olho Serra tem conversado regularmente com o pré-candidato paulistano do DEM, Rodrigo Garcia. Uma de suas preocupações é o namoro dos "demos" da capital com Gabriel Chalita (PMDB).
Deu pra mim A advogada Míriam Gonçalves abandonou a vice-presidência do PT de Curitiba por discordar da aliança com o PDT de Gustavo Fruet para a prefeitura.
Vai levando Petistas adiaram para abril o encontro no qual será batido o martelo sobre a composição com o ex-tucano, arquitetada pelo casal de ministros Paulo Bernardo (Comunicações) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil). A corrente majoritária tenta eliminar as resistências internas a Fruet e desidratar a tese de candidatura própria.
Via alternativa Há ainda uma terceira corrente da sigla que deseja integrar a coalizão liderada pelo deputado Ratinho Júnior (PSC).
Para já 1 O governo não pensava no longo prazo quando escolheu Francisco de Assis Leme para presidir a Casa da Moeda no lugar de Luiz Felipe Denucci, demitido há duas semanas por suspeita de desvio de dinheiro.
Para já 2 Ligado ao ex-número dois da Fazenda Nelson Machado, Leme foi colocado na cadeira com a missão precípua de evitar que os trabalhos da comissão de sindicância avancem a ponto de incomodar seriamente o governo. Uma vez encerrada a fase de investigação, ele deverá ser substituído.
Em treinamento A nova presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, contratou os serviços da consultora de imagem e jornalista Olga Curado, a mesma que trabalhou na campanha de Dilma Rousseff ao Planalto.
São Nunca Já se passaram mais de seis meses desde que o ministro Luiz Fux, do Supremo, suspendeu em decisão liminar uma resolução do CNJ que uniformizava o horário de atendimento nos tribunais do país. E o assunto nunca mais voltou à pauta.
Via rápida 1 A seccional do Rio de Janeiro da OAB proporá formalmente à bancada fluminense na Câmara dos Deputados a edição de lei que permita demitir juízes flagrados na prática de ilícitos em suas funções.
Via rápida 2 Segundo o presidente regional da entidade, Wadih Damous, a ideia é substituir a aposentadoria compulsória com vencimentos, hoje a penalidade administrativa máxima imposta a magistrados. "Isso não é punição, e sim prêmio", diz ele.
Tiroteio
O presidente do PT é um gozador. Falar em democracia interna depois de o partido ter atropelado a Marta e aceitado o dedaço do Lula só pode ser piada para companheiro ver.
DO SECRETÁRIO PAULISTA DE ENERGIA, JOSÉ ANÍBAL, pré-candidato do PSDB a prefeito, comentando artigo em que Rui Falcão elogia "as decisões coletivas, sem mandonismo nem caciques, pautadas pela vontade das bases."
Contraponto
Os pássaros
Na quinta-feira passada, um voo da TAM que partia de Brasília com destino ao Rio de Janeiro teve de abortar a decolagem quando duas aves foram atingidas por uma das turbinas do aparelho. Ao constatar a presença a bordo de vários deputados federais, um passageiro engraçadinho comentou:
-Se caísse, seria a alegria dos suplentes...
com FABIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI
Nenhum comentário:
Postar um comentário