sexta-feira, junho 10, 2011

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO


Sebrae e Abdib fecham acordo para fornecedoras
MARIA CRISTINA FRIAS
FOLHA DE SÃO PAULO - 10/06/11

O Sebrae e a Abdib (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base) assinam hoje convênio para incentivar as micro e pequenas empresas a serem fornecedoras das grandes companhias do país.
O acordo prevê a realização de rodadas de negócios, após o mapeamento inicial das oportunidades, para o fechamento de contratos.
A prioridade é o fornecimento de bens e de serviços.
"Muitas empresas não têm conhecimento de como acessar programas de evolução tecnológica, para inovação e treinamento. Essa aproximação pode facilitar o processo", diz o presidente da Abdib, Paulo Godoy.
"As associadas da Abdib são responsáveis por obras de mobilidade urbana e pelos estádios da Copa do Mundo. Com o acordo, os projetos poderão ter seus custos reduzidos", diz Luiz Barretto, presidente do Sebrae, que mantém ações semelhantes com Gerdau, Petrobras e Vale.
Hoje, apenas 16% do faturamento das micro e pequenas são relativos a vendas para grandes empresas.
O Sebrae quer aumentar o índice, assim como o percentual representado por vendas ao governo, de 4%.

PONTAPÉ NA BOLA E NOS NEGÓCIOS
O ex-jogador Ronaldo oficializou ontem contrato com o Extra para que sua empresa de marketing, a 9ine, trabalhe a imagem da rede de supermercados como patrocinadora oficial da seleção brasileira.
O negócio vale até a Copa e inclui a discussão da renovação do patrocínio da CBF (cerca de R$ 5,2 milhões anuais), que também se encerra em 2014.
As empresas não divulgaram o valor do contrato.
A agência do ex-jogador atua tanto com gerenciamento de carreira de atletas como com marketing.
Em sua primeira entrevista após a despedida dos campos, Ronaldo afirmou que a 9ine entrará em todos os setores em que houver interessados em associar sua imagem ao esporte.
A 9ine tem outras duas empresas clientes: a Duracell e a farmacêutica GlaxoSmithKline. Para ambas, Ronaldo já faz publicidade.
O uso do craque como garoto-propaganda do Extra não está "totalmente acertado", diz Enéas Pestana, presidente do Pão de Açúcar.
O trabalho de marketing da agência não é ligado ao do ex-jogador em propagandas. "São duas coisas separadas, eu cuido da minha imagem e, quando o cliente quer [aparição em propagandas], a gente negocia."

Fusões e aquisições batem recorde em maio

As operações de fusões e aquisições no mercado brasileiro se aceleraram e bateram recorde no mês passado, segundo levantamento da consultoria PwC.
Em maio, foram 71 transações, o maior número para o mês na história e também o maior volume mensal registrado neste ano.
A tendência é de aceleração no segundo semestre deste ano, puxada pelo apetite maior dos investidores estrangeiros.
"As operações deste ano devem superar o recorde do ano passado [foram 796 transações]", diz Alexandre Pierantoni, sócio da área de fusões e aquisições da PwC.
A participação do capital estrangeiro, que está em 40% das operações, pode atingir 60% em 12 ou 18 meses, prevê Pierantoni.
"O interesse é grande tanto pelos investidores estratégicos como pelos fundos de "private equity". É um alinhamento do que já vemos nos mercados de capitais", de acordo com o sócio.
No acumulado de janeiro a maio deste ano, foram registradas 308 transações, ante 318 no mesmo período do ano passado.
O setor que apresenta o maior volume neste ano é o de tecnologia da informação, com 37 operações, o que representa 12% do total.
Alimentos e bancos atingiram 29 negócios cada um.
Os segmentos ligados a consumo, serviços e varejo também apresentam alta atratividade de investimento, segundo a PwC.

SANEAMENTO
A Foz do Brasil, empresa de engenharia ambiental da Odebrecht, conseguiu aval do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul para fazer os serviços de água e esgoto no município de Uruguaiana.
O contrato prevê investimentos de cerca de R$ 170 milhões para universalização dos serviços nos próximos cinco anos.
A companhia realiza obras semelhantes em outras 17 cidades de seis Estados brasileiros e investiu cerca de R$ 4 bilhões em saneamento desde 2008.

BAGAGEM CHEIA
O fim das sacolas de plástico em algumas cidades brasileiras aumentou a concorrência no mercado de carrinhos de compras.
A espanhola Rolser passou a vender para redes de varejo e já recebeu duas encomendas de 200 peças.
A Brametex espera terminar com o estoque do produto em até seis meses, que custa a partir de R$ 35. A empresa, porém, não pretende importar mais devido ao preço das peças trazidas da China e à competição do setor.
"Para fugir da tributação, há importadores que mudaram a classificação do produto. É negócio saturado, que não é mais benéfico para nós", diz o diretor da companhia, Daniel Rubinsztejn.

Pequenas... 
A Ceratti prevê um crescimento de 28% nas vendas de presuntos crus espanhóis no Brasil neste ano. A linha de Jamones Segovia representa 8% do faturamento da empresa.

...em expansão 
A Elegance, de roupas íntimas femininas, investirá R$ 2 milhões para aumentar a capacidade de sua fábrica, de 100 mil peças ao mês para 250 mil.

Concorrência barateia em 15% ligação de celular
Falar no celular está mais barato. O preço médio pago pelo usuário no país caiu 15,4% no primeiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2010, segundo levantamento da consultoria Teleco.
Em média, o brasileiro pagou R$ 0,22 por minuto neste ano. Os preços incluem impostos e são calculados pela receita média por usuário e pelos minutos de uso.
"As operadoras estão fazendo promoções cada vez mais agressivas para conquistar mais clientes", afirma Eduardo Tude, presidente da consultoria.
As operadoras de telefonia celular Claro e TIM travam uma luta acirrada pelo segundo lugar em participação de mercado.
No primeiro trimestre, a Claro fechou com 25,39% e a TIM, com 25,11%. A Vivo liderou, com 29,48%.
"A disputa está muito mais forte, o que leva ao aumento da oferta de promoções."
Reflexo desse movimento é o crescimento do número de aparelhos celulares com dois ou mais chips.
Apesar da queda de preço, a receita das operadoras tem crescido. "Os usuários falam mais e a base de clientes também aumenta", diz Tude.

com JOANA CUNHA, ALESSANDRA KIANEK, VITOR SION e LUCIANA DYNIEWICZ

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