Entra em pauta a nova minirreforma
Leandro Mazzini
JORNAL DO BRASIL - 10/06/09
Reunidos ontem à noite no gabinete da presidência da Câmara, representantes de todos os partidos debruçaram-se sobre um anteprojeto pedido por Michel Temer e tocado por Flávio Dino (PCdoB-MA), com a colaboração da turma. Trata-se da nova minirreforma eleitoral – já que a reforma política não sairá – que vai a plenário, espera-se para hoje ou semana que vem, em consenso. O texto preliminar, de 10 páginas, ao qual o Informe teve acesso, não traz grandes novidades. É uma reforma mais para o eleitor. E dá um aperto no TSE: acrescentam ao artigo 16 da Lei 9.504/97 a determinação de que, antes da eleição, o tribunal julgue "todos os pedidos de registro de candidatos, inclusive os impugnados".
Morde... ...assopra
Outros pontos do anteprojeto que será levado a votação: proibida a pintura de propaganda em bens particulares – leia-se pichação ou pintura em muros, paredes, cercas. Isso aparece como nova redação no item A do artigo 37.
No item B, diz o anteprojeto que "independe de obtenção de licença municipal e autorização da Justiça Eleitoral" a propaganda com faixas, cartazes, placas, desde que não excedam 4 m².
Cai o boneco
Fica proibida a veiculação de propaganda em "árvores e jardins em áreas públicas"; e ainda a "colocação de bonecos, cartazes e cavaletes" nas ruas.
Os sem-camisa
O eleitor, ou cabo eleitoral, não poderá mais usar camisa de propaganda no dia da votação. Só broches ou adesivos.
Os sem-palanque
O candidato a qualquer cargo fica proibido de subir em palanque de inaugurações de obras nos três meses que antecedem o pleito.
Os sem-rede
Até o fechamento desta edição, os deputados aprovaram tudo, exceto o ponto sobre a divulgação de campanha pela internet, rádio e TV. Um artigo diz que não será crime a aparição ampla e irrestrita, desde que não peçam votos. Eles querem debater regras mais claras para isso.
Bahia azulou
Conforme a coluna adiantou há dois meses, o PSDB fechou coalizão com o DEM da Bahia, com Paulo Souto para o governo.
Novo colete
Durante a assinatura de um convênio entre o CNJ e o Meio Ambiente, o conselheiro Técio Lins e Silva perguntou ao ministro Carlos Minc se estava usando o "colete à prova de balas".
Três poderes
Há anos, um jantar na residência oficial da Câmara não reunia à mesa os três poderes, como na segunda: Lula, Temer, José Sarney, Gilmar Mendes (STF), Asfor Rocha (STJ) e Ayres Britto (TSE).
Sr. Sorriso
À beira da piscina, o sisudo Mendes era todo sorrisos numa roda de deputados.
A dois
Chamou a atenção de todos o momento a dois, num canto do jardim, de José Múcio e o senador Renan Calheiros.
DEM na base
O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) bailou sozinho em meio a dezenas de governistas.
Bom menino
Mesmo com feriado amanhã, o deputado Ricardo Barros (PP-PR), vice-líder do Governo na Câmara, vai ficar de plantão em Brasília até domingo.
No degrau
José Eduardo Dutra e Renan Calheiros tiveram reunião ontem. Na escada do Salão Azul.
Cozinha aberta
Presidente da Comissão de Segurança Alimentar da Alerj, Alice Tamborindeguy lança na terça campanha Cumpra-se para lei de Jorge Bittar, quando vereador, autorizando os clientes a visitarem as cozinhas dos restaurantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário