Médicos cubanos que trabalhavam no Tocantins, durante o governo FHC, eram vigiados por colegas espiões. A informação é de uma médica cubana que veio trabalhar no Brasil e desertou em 2004. Lilia Rosa Leyva Urquiza é médica da família em Chapecó (SC). Acredita-se que o modelo se repetirá, com os 4 mil profissionais contratados para atuar no Brasil. Para cada grupo, a ditadura cubana designa um dos médicos para espionar os colegas e delatar ameaças de deserção.
ESTADO POLICIAL
Médico cubano que deixar escapar a vontade de desertar é denunciado à Embaixada de Cuba em Brasília, e repatriado sem demora.
CONTRATO ASSINADO
Antes de sair de Cuba, o médico se obriga em contrato a transferir grande parte do salário (no mínimo 50%) à embaixada cubana.
MEIO A MEIO
Paga com cheque, a médica Lilia Rosa era obrigada a descontá-lo e entregar a metade a um funcionário da embaixada, na boca do caixa.
MEDO DE DESERTORES
Lilia Rosa reforça o medo cubano de perder os médicos para o Brasil, e lembra que ao desertar ficou proibida de voltar a Cuba por oito anos.
ITAMARATY NÃO SABE QUANTOS TRABALHAM NO EXTERIOR
A Associação de Funcionários Locais do Ministério do Exterior no Mundo apelou à Lei de Acesso à Informação para que o Itamaraty revele o número de contratados lá fora. Com ajuda de parlamentares, a Aflex tenta há dois anos a relação de nomes e nacionalidades dos funcionários, e estima que sejam 3 mil ou 4 mil, mas a insistente recusa em divulgar indica, no mínimo, que nem mesmo o Itamaraty sabe.
GRANDE FESTA
Em setembro, o PSB fará uma grande festa para a filiação do senador Vicentinho Alves, candidato ao governo do Tocantins.
PROMESSA E…
O presidente do PR, Alfredo Nascimento, prometeu a Eduardo Campos não pedir na Justiça o mandato do senador Vicentinho Alves (PR).
…COMPROMISSO
Já Eduardo Campos prometeu a Alfredo Nascimento não pedir na Justiça o mandato de Romário (PSB-RJ), que vai trocar o PSB pelo PR.
ASSIM É FÁCIL
Um instituto cultural vai captar R$ 1,2 milhão em isenção fiscal através do Ministério da Cultura para exposição itinerante com obras do acervo do banco Santander. O banco mão de vaca não quer coçar o bolso.
FOLCLORE CUBANO
O ministro Alexandre Padilha (Saúde) acredita em Saci Pererê e Mula sem Cabeça, esclarecendo que os médicos cubanos são protegidos pela lei trabalhista de Cuba. A mesma que proíbe o direito de greve.
ENCRENCA À VISTA
O contrato do Brasil com a Organização Panamericana de Saúde esconde uma armadilha: o Estatuto do Estrangeiro determina inscrição nos Conselhos Regionais de Medicina. Sem registro, a responsabilidade será da Organização, em caso de erro médico.
PÕE O TUBO
Candidato ao governo paulista, o ministro Alexandre Padilha (Saúde) comemora por conta a destrambelhada importação de cubanos. Têm até outubro de 2014 para tirar o governo Dilma da UTI da Saúde.
OJERIZA A PT E PSDB
O deputado Márcio França (PSB-SP) cita pesquisa sobre a classe C (54% da população): só 5% tem simpatia partidária; o restante vota “em manada” e busca novidades, o que explicaria o fenômeno Marina Silva.
PARTIDOS EM BAIXA
Pesquisa do Ibope no Distrito Federal mostrou os partidos com maior “preferência ou simpatia”: PT (11%), o PMDB (7%) e o PSDB (4%). Ex-gigantes como o DEM, PDT, PTB e PCdoB não chegam a 1%.
VAI VENDO
Em “Carta aberta ao povo brasileiro”, estudantes brasileiros da Escola Latino-Americana de Medicina, em Cuba, se ofereceram ao SUS, contra “a medicina mercantilizada e desumanizada” do Brasil. A escola já formou mais de 2 mil “companheiros”, impedidos de atuar na ilha.
NO PREJUÍZO
Novo revés na Justiça para a empreiteira OAS, sucessora da Bancoop, cooperativa dos “aloprados” petistas: terá que pagar R$ 30 mil em aluguéis de “lucros cessantes” por atrasar o apartamento de associado.
PENSANDO BEM…
…após Dilma Paz e Amor molhar as mãos do PMDB e demais aliados, queremos a volta de Dilma Enfezada. Custa bem menos ao País.
Nenhum comentário:
Postar um comentário