O GLOBO - 28/05
DESIGUALDADE NO ACESSO DE ALUNOS À INTERNET
Nas escolas privadas, a inclusão digital está universalizada nos três níveis; nas públicas, não
É crescente, porém desigual, o nível de inclusão digital dos estudantes brasileiros. No recém-divulgado suplemento da Pnad 2011 sobre acesso à internet e à telefonia celular, o IBGE descobriu um hiato entre alunos de escolas públicas e privadas. Em média, 61,1% dos alunos do ensino fundamental acessaram a web em 2011. No ensino médio foram 82,8%e, na universidade, 98,1%.
São dados, sublinha Cimar Azeredo, responsável pela pesquisa, que escondem a desigualdade entre os dois grupos: “O acesso à internet está quase universalizado nos três níveis das escolas privadas. Na pública, há diferenças”. No ensino fundamental, por exemplo, só 57,4%dos alunos usaram internet em 2011. É má notícia para um país que precisa de mão de obra qualificada para a era digital.
Internacionalização
A carteira de crédito do Itaú Unibanco no Cone Sul cresceu 39,4% no 1º trimestre, sobre 2012. A maior alta foi no Chile (42,8%); seguido de Uruguai (40,7%) e Paraguai (32,5%). A Argentina, em crise, vem na lanterna, com +0,5%.
Educação 1
O Bank of America Merrill Lynch participou de sete das 11 operações de instituições de ensino brasileiras listadas em bolsa desde 2007. Levantou R$ 4,3 bi. Este ano, deve entrar, ao menos, em uma das três previstas.
Educação 2
A BG Brasil assinou com a Prefeitura de Angra, ontem. Investirá R$1,1 milhão em educação científica para 750 alunos da rede pública e em cursos de qualificação. O foco é óleo e gás.
Elétrico
A Eletra, de sistema de tração elétrico para veículos urbanos, fechou parceria com a Mitsubishi. Vão produzir ônibus elétricos para o Corredor ABD, que liga cidades da Grande São Paulo. Entra em teste em setembro.
Ausência
Roberto Olinto, o homem do PIB no IBGE, não participa da divulgação dos resultados do 1º tri,
amanhã. Está em Luxemburgo para reunião da ONU sobre contas nacionais. A gerente Rebeca Palis anuncia os números.
Acessibilidade
A Infraero concluiu anteontem a troca de todos os balcões de check-in do Aeroporto Santos Dumont. Os 51 mobiliários são adaptados para atender pessoas portadoras de necessidades especiais. Foram fabricados pela Marcenaria Sular. É investimento de R$ 474,8 mil.
Energia renovável
A Ceasa-RJ, no Irajá, instalou oito placas de energia solar. À noite, alimentam refletores externos com carga gerada durante o dia. A Solar Eco Energy cedeu equipamentos. Em quatro meses, a economia gerada será avaliada. Outras unidades do estado devem adotar o projeto.
É CARIOCA
Barra Shoppinge New York City Center vão de Rio de Janeiro. Distribuirão um parde camisetas a clientes que comprarem R$ 400.O ilustrador FilipeJardim assina as peças, em homenagem à cidade. Acampanha de Namoradosvai consumir R$1,6milhãoem investimento. A estimativa é trocar40 mil cupons em 14 dias. As vendas devem crescer 10% sobre a data em 2012.
É SHOW
PaulaToller é o presente do Village Mall na campanha do Dia dos Namorados. Compras a partir de R$ 900 dão direito a um par de ingressos para shows da cantora, dias 13 e 15 de junho, noteatro doshopping. No Dia das Mães, o Village distribuiu 3.500 ingressos para o espetáculo “O lago dos cisnes”. A promoção vai de amanhã a 12 dejunho.
COMÉDIA
O Megapix põe no ar hoje campanha para divulgar a estreia de “Cilada.com”, 7 de junho. O ator Bruno Mazzeo, protagonista da comédia, fará contagem regressiva. É referência a vídeo que leva o personagem a virar piada. Havas Worldwide São Paulo eVXComunicação criaram.
NAMORADOS
AToulon estreia hoje acampanha de Dia dos Namorados. O modelo Rhaun Favoretto está nas fotos de Pedro
Loreto. Vão circular na web e em pontos de vendas. Dia 7, a marca fará ação em bares de Botafogo. Dará peças, adesivos e ingressos para shows. Espera vender 15% mais.
Sede
A Kor Water Brasil, representação da americana de garrafas reutilizáveis e de design, vai abrir quiosque no Shopping Leblon, no 29 semestre. Projeto de R$ 180 mil, será o 19 da marca para o varejo no mundo, diz o sócio Eduardo Bastos. No país desde 2012, prevê R$ 3,5 milhões em receita no 19 ano.
Rock
A Blue Man lança linha de produtos licenciados do Rock in Rio em julho. Terá biquíni, sunga e canga entre as peças. Prevê vender 50% mais. Já a Cicero Papelaria terá cadernetas inspiradas no festival. Investiu R$ 40 mil. Serão 15 mil unidades.
Bordados
A Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico promoverá o 19 Concurso de Bordados do Estado do Rio. Recebe inscrições até sexta. O resultado sai em setembro. Antes disso, em julho, peças serão expostas na Alerj. É aporte de R$ 240 mil. Caçula e AgeRio patrocinam.
Livre Mercado
A TIM fez parceria com Bradesco e Motorola num sistema de pagamento de contas via smartphone. Começa atestar o serviço, esta semana, com clientes selecionados em Rio eSP. A expansão virá até o fim do ano.
AÓrama investiu R$ 300 mil na reformulação dosite. O conteúdo educacional foi ampliado. Há novas ferramentas para análise de fundos. A butique de investimentos espera elevar em 30% o número de visitantes.
A Med-Rio Barra começa a operar no turno da tarde em julho, quatro meses antes do previsto. Passará a fazer 500 check-ups por mês, o dobro do nível atual.
É hoje, no Imperator (Méier), a Oficina Música & Inovação, ciclo de palestras sobre estruturação de projetos culturais. Quem coordena é Leo Feijó, empresário da noite. O Instituto Genesis (PUC-Rio) apoia.
A empresária Duby Novak abre loja temporária amanhã, no Market Plaza, em Campos do Jordão (SP). Espera aumento de 15% nas vendas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário