O GLOBO - 15/05
LEILÃO VAI ESTIMULAR ÁREAS DE SÍSMICA E PERFURAÇÃO
Em cinco anos, petrolíferas terão de investir, ao menos, R$ 7 bi nos blocos licitados. Fornecedores serão beneficiados
O recorde de R$ 2,8 bilhões em bônus de assinatura na 11ª Rodada da ANP, a primeira do governo Dilma Rousseff, foi detalhe, diante das perspectivas de investimentos que se abrem com o leilão. A indústria de óleo e gás, apreensiva com o hiato de cinco anos desde a última licitação, se animou com os resultados de ontem. De cara, o total de investimentos no programa exploratório mínimo, estabelecido no edital, passa de R$ 7 bilhões na próxima meia década. "É dinheiro que vai beneficiar, principalmente, empresas das áreas de sísmica e perfuração", prevê Alfredo Renault, consultor da área. Os dois segmentos andaram parados, por causa da ausência de leilões. Também chamou atenção o interesse dos investidores pelas novas fronteiras petrolíferas. A Foz do Amazonas, disputadíssima, rendeu R$ 802,8 milhões em bônus. Na bacia do Parnaíba, todos os 20 blocos foram arrematados. Em Tucano Sul, área terrestre na Bahia, 21 de 36 áreas foram concedidas. Houve diversificação geográfica e de companhias, 28, ao todo. Sem contar o índice de nacionalização, de até 75%. A estratégia da Petrobras, de atuar com parceiros, também areja o mercado, para os especialistas.
FGTS
Em meio à briga pela MP dos Portos, a CNI entrou em campo em defesa do Projeto de Lei 200/2012, que põe fim à contribuição adicional de 10% no FGTS. Se aprovado até dia 31, o texto evitará que o setor privado desembolse R$1,568 bi no 2º semestre. Ontem, 60 entidades da Rede Indústria enviaram cartas a líderes dos partidos cobrando a votação.
Em tempo
A contribuição foi criada em 2001 para cobrir o rombo de R$ 42 bilhões do FGTS. A dívida foi quitada em 2012.
Haiti
O Sinicon, de construção pesada, se aliou ao governo para empregar imigrantes haitianos no Brasil. Hoje, há 2.300 trabalhadores no Acre e no Amazonas. Grandes obras, como Jirau (RO) e o estaleiro nuclear de Itaguaí (RJ), já empregam 500.
Submarino
Gardline e OceanPact se uniram em joint-venture das áreas de portos, construção offshore e petróleo. Vai desenvolver soluções para investigações submarinas. Deve faturar R$ 35 milhões no 1º ano. As duas empresas têm 2.300 funcionários.
Metais
A Fabrimar, de metais sanitários, fará aporte de R$ 15 milhões no parque industrial, na Pavuna, até o fim de 2014. Investirá em
novas máquinas. Quer elevar a produtividade em 100% e o faturamento, em 10%.
Na Copa
Três mil profissionais de turismo e 500 jornalistas participaram do “Goal to Brasil”, ciclo de eventos da Embratur para promoveras 12 cidades-sede da Copa 2014. Foram R$ 10,15 milhões investidos. O projeto, iniciado em julho de 2012, passou por 14 países em dez meses.
Hostel
A Che Lagarto, rede latino-americana de hostels, inaugura a 1ª filial, na versão suítes, em São Paulo, dia 20. Projeto de R$ 4,4 milhões, ficará na Vila Mariana. Com 14 hostels no Brasil, a rede abrirá seis este ano. Prevê faturar R$ 7,5 milhões no país em 2013,14% acima de 2012.
AMOR NO AR
A TV Globo estreia hoje a campanha de “Amor à vida”, nova novela das 21 h, em revistas e jornais. Os protagonistas JulianoCazarré, Paola Oliveira e Malvino Salvador aparecem no anúncio, criado pela Comunicação da Globo. A trama vai ao ar na 29.
SUCO DÁ SAMBA
A do bem, de sucos sem corantes e conservantes, terá campanha para apresentaro novo sabor: abacaxi com hortelã. No vídeo, em stop motion, ingredientes formam uma roda desamba. Circula a partirde29, na internet. É produção da Hardcuore. A marca prevê vender 10% mais.
GELADO
Estreia nesta 69 feira, na TV, a campanha dos sorvetes Trio Garoto, Chocolate e Baton 2 em 1.O filme apresenta as embalagens de dois litros, para consumo em família. É mais uma ação em quea marca destaca o patrocínio à Copa das Confederações e à Copa 2014. Criação da JWT.
CAMINHOS
A Smirnoff pôe no ar, amanhã, noYouTube, o filme sobre seus novos sabores. Serão três portas para experimentaro
mundo de sensações, cada uma com áudio exclusivo. Gravados com microfone especial, dão a sensação de que o objeto está perto do interna uta. A Wieden + Kennedy assina.
DAS QUADRAS
Bruninho, craque da seleção brasileira de vôlei, estrela o comercial das farmácias Maxcenter, que vai ao ar no fim deste mês. A campanha, criação da Adjetivo, custou R$ 750 mil. O jogador será apresentado como garoto-propaganda da rede hoje, na Expo Pharma 2013.Tolerância Foi Carlos Tufvesson, estilista e coordenador de Diversidade Sexual da prefeitura, quem criou a camiseta da edição 2013 da campanha Rio Sem Preconceito. O lançamento é hoje.
Brasuca
A Matrix, da L’Oréal, lança o Biolage Advanced Repair Inside. A linha de tratamento reparador para cabelos danificados foi desenvolvida no Brasil, para o cabelo das brasileiras. É ecofizendly.
Rock no pé
A Ipanema fechou parceria com o Rock in Rio. Mês que vem começa a vender modelo especial que homenageia o
festival. A marca terá espaço no evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário