FOLHA DE SP - 29/03
Mercado de beleza cresce 15,62% em 2012; importações começam a preocupar
O setor de produtos de beleza e higiene teve alta de 15,62% no ano passado, segundo dados da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) que serão divulgados na próxima semana.
Considerando o valor real (descontado o IPCA), a expansão foi de 10,52%.
"Comparado ao pibinho, crescemos quase dez vezes mais", diz o presidente da entidade, João Carlos Basílio.
O incremento do setor está na faixa dos 10% há 17 anos. Entre os fatores que colaboraram para esse resultado estão o aumento da expectativa de vida, a expansão da classe C, a modernização das fábricas e os ganhos de produtividade, de acordo com Basílio.
Apesar dos números positivos, as importações começam a preocupar o mercado brasileiro.
Nos dois primeiros meses deste ano, os desembarques cresceram 30,8%, na comparação com o mesmo período de 2012. As exportações, por outro lado, registraram queda de 12,4%.
O deficit na balança comercial acumulado até agora é de aproximadamente US$ 75 milhões. Durante todo o ano passado, o número foi de US$ 130 milhões.
"O consumidor está em busca de inovação. O bolso dele está comportando produtos de maior valor agregado e a indústria brasileira não está conseguindo competir com alguns importados", afirma Basílio.
Produtos argentinos, alemães, franceses e americanos são os concorrentes.
Bolsa de sangue espanhola
A empresa espanhola Grifols, especializada no setor farmacêutico e hospitalar, em parceria com a carioca CEI, irá instalar uma fábrica no Brasil para produzir bolsas de extração e conservação de componentes sanguíneos -como plasma, plaquetas e hemácias.
Com investimentos de aproximadamente R$ 20 milhões, a planta terá capacidade para fabricar dois milhões de unidades por ano -volume que deve ser dobrado posteriormente.
A previsão da companhia é que a fábrica comece a operar no último trimestre do ano que vem.
A unidade será construída a 20 quilômetros de Curitiba e terá 26 mil metros quadrados de área construída.
A Grifols, que faturou € 2,6 bilhões no ano passado (aproximadamente R$ 6,75 bilhões), detém 60% do capital da união. A CEI, os 40% restantes. A sociedade foi batizada de Gri-Cei.
A cerimônia da pedra fundamental da planta será realizada na próxima terça-feira no Paraná.
Defesa
Mais de 80% dos consumidores americanos estão dispostos a pagar mais por produtos fabricados nos EUA do que por mercadorias mais baratas de origem chinesa, segundo pesquisa do Boston Consulting Group, consultoria de negócios global.
Pelo estudo, os principais motivos são a maior qualidade dos produzidos nos EUA ante os concorrentes chineses e a intenção de manter empregos dentro do país.
A recíproca, porém, não é verdadeira. O levantamento também mostra que mais de 60% dos chineses desembolsariam um maior valor por produtos "made in USA" que pelos "made in China".
As marcas americanas tem menos apelo em países da Europa. Na França e na Alemanha, 65% das pessoas entrevistadas disseram que prefeririam pagar mais pelos artigos produzidos em seu país de origem do que gastar com produtos americanos.
A pesquisa ouviu 5.000 pessoas nos países citados.
Feriado de páscoa
Os hotéis localizados em Porto de Galinhas, em Pernambuco, terão uma taxa de ocupação de 90% até domingo, de acordo com a AHPG (Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas).
O crescimento em relação ao ano passado deve ficar entre 2% e 4%, ainda segundo a entidade.
A expectativa é que o balneário receba aproximadamente 30 mil visitantes neste feriado de Páscoa.
Dos turistas que irão desembarcar no município, 90% devem ser brasileiros e 10%, estrangeiros, principalmente argentinos.
O balneário de Porto de Galinhas é o destino de turismo de lazer mais procurado de Pernambuco, de acordo com ranking elaborado pelas operadoras de viagem.
Documentação
A junta comercial de São Paulo (Jucesp) foi responsável por 23% do total de 30.568 CNPJs emitidos na semana passada em todo o país.
Desde o último dia 11, a Jucesp tem autorização da Receita Federal para realizar os cadastros.
A mudança deve reduzir o tempo que um empresário costuma aguardar para conseguir o CNPJ, pois os documentos passaram a ser analisados simultaneamente pelos dois órgãos. A junta comercial calcula que o tempo médio de espera diminuiu de 17 para sete dias.
Nas duas primeiras semanas de emissão do documento na Jucesp, um total de 16.040 foram expedidos pelo órgão. Desses, 10.708 foram inscrições e 5.332 foram atualizações.
Números
23% do total de CNPJs emitidos no país na semana passada foram expedidos pela junta comercial de São Paulo
16.040 cadastros foram realizados pelo órgão do Estado nas duas primeiras semanas da medida
Energia...
O Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia, que oferece uma plataforma digital para negociação de compra e venda de energia, viabilizou cerca de R$ 300 milhões em contratos no mercado livre em seu primeiro ano de operação.
..no balcão
O mercado estimado para essas operações é de aproximadamente R$ 75 bilhões, de acordo com dados da companhia.
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