O GLOBO - 11/12
Aeroporto
A Infraero fará convênio com o governo do Rio para aumentar a segurança no Galeão. O ministro Wagner Bittencourt, da SAC, acertou detalhes na semana passada. O aeroporto terá 80 PMs em áreas estratégicas, a partir de janeiro. Vão trabalhar nas folgas, com salário extra.
Incentivo
Será de 8% o desconto para quem pagar em cota única o IPVA 2013. A Secretaria de Fazenda fluminense bateu o martelo ontem. PE, RS, PR e DF darão 5%; SP e MG, 3%.
Quem vai
Allan Kardec, ex-diretor da ANP, será secretário de Educação de São Luís (MA). Aceitou convite do prefeito eleito, Edivaldo Holanda Jr.
Desconfiança
Quase um terço (28,3%) de 55 empresas ouvidas pela Abrasca, associação das companhias abertas, vai reduzir investimentos em 2013. São quase dez pontos percentuais acima dos 19,5% de pesquisa em julho. O dado será divulgado hoje em evento no Barbosa, Müssnich & Aragão, no Rio.
Adaptações
O grupo espanhol SERHS comprou softwares de gestão hoteleira da brasileira Bematech CMNet. Trinta hotéis da rede usarão o sistema. No país, a empresa mantém 40 profissionais só para adaptar seus programas às mudanças semanais do Fisco brasileiro.
RIO 2016 INICIA PLANO PARA ATRAIR FORNECEDORES
Reunião na Firjan vai tratar de encomendas e cadastro. Empresas do Brasil e do exterior poderão participar
O Comitê Organizador Rio 2016 faz nesta quinta, na Firjan, a reunião de pré-lançamento do programa de desenvolvimento de fornecedores para os Jogos. Serão comprados, por exemplo, 25 mil camas, 40 mil cabides e cem mil cadeiras. A federação das indústrias fluminenses mobilizou 110 sindicatos e empresas de construção, logística, metalurgia, móveis, vestuário e alimentos, entre outros setores. As viações Petrópolis, Progresso e Três Amigos confirmaram presença, bem como Queiroz Galvão, Carioca, Método, Ipiranga, Forza, Supergasbrás, Fechaduras Hela, Bayer e Amil. Será o primeiro encontro no Rio. Em outubro, houve reunião com a Fiesp. Em janeiro, será a vez de Minas. O comitê está em contato com entidades empresariais de outros estados, para apresentar as necessidades de produtos e serviços para os Jogos 2016, além de exigências de documentação. Em fevereiro, entra no ar o portal do programa de suprimentos, no qual os potenciais fornecedores terão de se cadastrar. Consulados de EUA, Grã-Bretanha e Austrália também já buscaram informações sobre oportunidades de negócios para os Jogos 2016. Empresas brasileiras não terão privilégio nas concorrências.
R$150
MILHÕES EM ENCOMENDAS
É quanto o Comitê Rio estima que serão gastos com instalações, mobiliário e equipamentos não esportivos para as Olimpíadas, de 2008 a 2016. A cifra equivale a 5% dos R$ 3 bilhões em compras.
Temporário de luxo
O mercado de luxo já é responsável por um quinto das vagas oferecidas pela Page Interim, unidade de recrutamento de temporários e terceirizados do Page Group. O segmento cresceu 20% este ano. No Rio, chega a 25% do total de postos de trabalho. Segundo a consultoria, os números refletem a chegada de grandes marcas internacionais ao país e à cidade. Elas oferecem salários que vão de R$ 2.500 (o mais baixo para vendedor) a R$ 25 mil (o mais alto para gerente-geral). A proporção de profissionais de 18 a 24 anos representa até 40% do total. “A idade, no entanto, não puxa a qualidade para baixo. Os novos players buscam profissionais qualificados, com inglês fluente e boa apresentação”, descreve Luis Fernando Martins, gerente-executivo. A expectativa, diz, é que as novas lojas de grife contratem em definitivo quase 100% dos temporários este ano. Segundo a Asserttem, de empresas de serviços terceirizáveis e trabalho temporário, o total de vagas oferecidas no Brasil chegou a 157 mil em novembro. São dez mil a mais que no mesmo período de 2011.
A proporção de vagas no comércio aumentou de 70% do total, no ano passado, para 75% em 2012. A participação da indústria e outros segmentos, por outro lado, caiu de 30% para 25%. “As empresas do varejo estão sentindo que vão vender mais. Por isso, contratam mais gente na ponta. Querem, sobretudo, vendedores e promotores”, diz Márcia Constantini, vice-presidente da associação.
BOSSA
As 50 lojas Salinas no Brasil começam a receber a coleção de estreia da linha Salinas Bossa. São peças urbanas da marca famosa pela moda praia. A produção engloba 150 criações, além de acessórios. As vendas devem crescer 20%. Em todo o país, 300 multimarcas já fizerem encomendas. A modelo Renata Sozzi posou para o lookbook.
Mergulho no Rio
Os economistas Armando Castelar e Fernando Veloso coordenaram “Rio de Janeiro - Um estado em transição” (Editora FGV, 504 páginas, R$ 69). O livro traz um conjunto de estudos sobre educação, segurança, programas sociais e, também, economia. São 17 capítulos que têm como meta aprofundar o debate sobre os pontos fortes e fracos do estado. No trecho sobre a indústria de óleo e gás, a obra chama a atenção para os baixos resultados de educação nos municípios que recebem royalties. O lançamento é 5ª, na Livraria da Travessa (Ipanema).
Livre Mercado
Petrobras, Braskem e Coca-Cola participam pela 18 vez do programa Gestão de Carbono, do CEBDS. Vão capacitar cem fornecedores para fazer inventários de emissões.
O grupo Bradesco Seguros estreia hoje serviço digital, que traduz do português para Libras, a linguagem de sinais. Fez parceria com ProDeaf.
A Wöllner abriu loja no Recreio Shopping ontem. É a 148 da rede. Investimento de R$ 700 mil.
A rede Assaí estima em 25% o aumento de vendas no Natal 2012.
O advogado Luiz Gouvêa lança hoje nas redes sociais campanha contra os juros compostos dos bancos. Batizou-a de “Eu fui jurado”.
HOTELARIA
A Facility Soluções Imobiliárias vai construir três hotéis no Centro do Rio. O primeiro deles, batizado de Townhouses Hotel Lapa, tem lançamento previsto para a segunda quinzena deste mês. Fica na Rua do Resende. Com investimento de R$ 27 milhões e 60 quartos, vai gerar 210 postos de trabalho. Deve abrir as portas em 2014. Os outros dois projetos ainda não têm data para sair do papel. A Rio Negócios dá suporte.
NOVA SEDE
A Stone Age, de soluções em gestão de grandes volumes de dados, terá nova sede na Barra. Investiu R$ 2 milhões no prédio de 1.200 m2, que fica pronto em fevereiro. A empresa fecha 2012 com crescimento de 33% no faturamento. Itaú e Embratel estão entre os clientes.
Dois canais
O Pontofrio estreia canal de vendas no Facebook, com a Lomadee. Quer vender R$ 10 milhões em 2012. Também hoje chega ao ParkShopping.
Quem chega
A americana Humanscale vai fabricar móveis de escritório em Sorocaba (SP). Investiu R$ 300 mil com a Alberflex.
Guerra de cervejas
A Budweiser se tornou a marca internacional líder no Brasil, pela primeira vez. Com 11,5% do chamado mercado premium de cerveja, passou a Heineken, que tem 11,2%. Os dados são da pesquisa Nielsen de outubro, a última disponível. A holandesa diz que não vê a americana Bud como concorrente.
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