FOLHA DE SP - 12/10
Vagas abertas por tempo limitado para o período das festas devem gerar maior efetivação neste ano
O trabalho temporário deve contribuir para gerar emprego no fim do ano, segundo empresas do setor e contratantes de mão de obra para o período de festas.
Dentre os 155 mil trabalhadores que serão convocados, cerca de 23 mil contratados pela indústria e pelo comércio no país podem ser efetivados, segundo a Asserttem e o Sindeprestem, entidades do setor.
O número é 4,5% superior a 2011. No Estado de São Paulo, estima-se que mais de 6.000 tenham seus contratos transformados em efetivos.
"As 155 mil vagas são 5,5% a mais do que em 2011. Os salários pagos estão em média 4% maiores", diz Vander Morales, do Sindeprestem.
As redes Pão de Açúcar, Extra e Assaí demandarão 6.000 funcionários temporários, que serão contratados de outubro a novembro pelo grupo Pão de Açúcar.
As centrais de distribuição da Nova Pontocom, braço de e-commerce do grupo, serão reforçadas com mil posições.
"Há oportunidades de efetivação, ao redor de 20%, e de carreira no grupo. Em razão da dinâmica dos negócios do varejo, onde o movimento de final de ano se concentra, sobretudo, na segunda quinzena de dezembro, temos maior flexibilidade do período de contratação, que se estende até 10 de dezembro", afirma Enéas Pestana, presidente do grupo.
O segmento alimentar do grupo abriu 20 lojas, responsáveis por mais de 2.100 empregos diretos no ano.
A expectativa com a inauguração das unidades previstas no final do ano é abrir, além das vagas temporárias, mais 1.500 postos diretos de outubro a novembro.
A Abras (associação de supermercados) espera que 13 mil funcionários sejam contratados. "Em 2011, 52% das empresas precisaram de temporários. Esse ano deve se manter, mas não vai ser fácil. Com o atual nível de desemprego, até a reposição dos quadros de funcionários está difícil", diz Tiaraju Pires, superintendente da entidade.
"O Brasil vive quase o pleno emprego. Isso exige novas dinâmicas. Temos parcerias especializadas em mão de obra temporária, o que facilita o processo"
ENÉAS PESTANA
presidente do grupo Pão de Açúcar
ESTÉTICA DE EXPORTAÇÃO
Empresas brasileiras do ramo de beleza e estética miram sua expansão para o mercado internacional.
É o caso da D'Pil, franquia de depilação que atualmente tem duas unidades na Alemanha e abre sua primeira loja na Venezuela neste ano.
Com 469 lojas comercializadas e mais de 300 em funcionamento, a empresa pretende focar sua expansão para países como Colômbia, México e Itália.
"Este ano, procuramos fortalecer a marca no mercado interno para poder retomar o crescimento internacional em 2013", diz Marlon Sampaio, diretor da empresa.
Também no segmento de depilação, a Pello Menos negocia unidades nos Estados Unidos e em Angola.
"Vamos abrir mais lojas no Nordeste, no Rio de Janeiro e em São Paulo, mas estamos em avaliação com outros países. A maior dificuldade é o treinamento de profissionais, que deve seguir um padrão", afirma Regina Jordão, presidente da franquia.
Consumo... Quase 80% dos pais de crianças da classe A compram brinquedo frequentemente, segundo pesquisa da Sonne Branding na capital paulista. Na classe B, 44% compram com frequência. Na C, 64%, em datas especiais.
53% são os pais da classe A que procuram planejar a compra
...infantil Levar a vontade do filho em consideração tem reflexo da renda, segundo a pesquisa. A classe A considera mais o desejo da criança presenteada. Cerca de 60% destes pais ouvem a vontade do filho, ante 32% na classe B.
78% são os que programam a compra de brinquedo na classe B
Nenhum comentário:
Postar um comentário