FOLHA DE SP - 02/08
FORNO E FOGÃO
As pressões para que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) José Antonio Dias Toffoli não vote no caso do mensalão vêm também de seu círculo de amigos e até de sua namorada, a advogada Roberta Rangel. A possibilidade maior, até ontem, era a de que ele participasse do julgamento.
EM CASA
Os amigos e a namorada de Dias Toffoli estão incomodados e preocupados com a exposição do ministro às críticas que, em alguns momentos, resvalaram em sua vida pessoal.
EM CASA 2
O ministro tem sido pressionado a não participar do julgamento por ter trabalhado com José Dirceu na Casa Civil no governo Lula e por Roberta Rangel já ter advogado para um dos réus.
Os que defendem que ele vote argumentam que outros magistrados da corte também tiveram fortes ligações partidárias no passado.
A JATO
Alguns dos principais advogados do mensalão se juntaram para alugar um jato particular e viajar ontem de São Paulo a Brasília.
Embarcaram Márcio Thomaz Bastos, José Carlos Dias, Arnaldo Malheiros Filho e Celso Vilardi. "Brincamos que, se o avião caísse, diriam que foi uma manobra para adiar o julgamento", afirmou um deles à coluna.
NO ESPELHO
Enquanto Thomaz Bastos treina a defesa que fará de seu cliente no chuveiro, José Luis Oliveira Lima, advogado do ex-ministro José Dirceu, repete a sua fala em voz alta, no escritório e em casa. Consegue concluir em uma hora e cinco minutos. Quer reduzir o tempo para 50 minutos.
EMPATE
Nem os advogados com mais experiência em sessões no STF têm conseguido arriscar um placar no julgamento. Boa parte acha que serão 6 votos contra 5 no caso de José Dirceu. Só não sabem se serão meia dúzia de votos contra ou a favor. A incógnita maior é a ministra Cármen Lúcia.
ESPORTE
Um dos ministros do STF que já tem pronto parte de seu voto no mensalão tem deixado a TV ligada direto na Record. Só vê a Olimpíada e evita assistir aos telejornais da Globo, que têm dado ampla cobertura ao julgamento. Também evita ler reportagens sobre o caso. Quer se concentrar nas informações do caso contidas nos autos.
AMIGO OBAMA
Hugo Chávez divertiu Dilma Rousseff imitando o presidente americano Barack Obama no jantar dos líderes do Mercosul que ela ofereceu no Palácio da Alvorada.
NA LINHA
E Chávez ligou para o ex-presidente Lula ontem. Agradeceu o apoio dele para a entrada da Venezuela no Mercosul. "Estou vestindo a camisa e a gravata [azul] que você me mandou de presente", afirmou. Antes de desligar, Chávez pediu aos assessores uma salva de palmas para que o petista ouvisse do outro lado da linha.
LANÇANDO MODA
O estilista Lorenzo Merlino lançou anteontem coleção que preparou para a Riachuelo, com coquetel na Cartel 011, nos Jardins. Estavam lá a apresentadora Mariana Weickert, a estilista Marcia Atala e a designer de joias Mariana Vital Brazil.
DESIGN À MESA
A designer Jacqueline Terpins abriu anteontem mostra na Firma Casa, em Pinheiros. A empresária Sonia Diniz estava na exposição, que tem curadoria de Waldick Jatobá.
CURTO-CIRCUITO
As blogueiras americanas Aimee Song, Kelly Frame, Jane Aldridge e Shea Marie vêm ao Brasil na próxima semana à convite Schutz.
O Instituto Emílio Ribas realiza o Simpósio de Infectologia em Evidência. A abertura é amanhã, às 9h.
com ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER, LÍGIA MESQUITA e OLÍVIA FLORÊNCIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário