FOLHA DE SP - 16/05
Num evento tradicionalmente marcado pela divulgação de benesses federais aos municípios, Dilma disse mais "não" que "sim" a administradores, muitos dos quais ávidos por ajuda federal às vésperas da eleição.
O protesto surpreendeu o Planalto, que surfava na alta aprovação de Dilma. "O calendário dela é um, o nosso é outro. As urnas estão aí", diz um prefeito aliado.
Nua e crua Oficialmente, o Planalto afirma que Dilma sabia dos riscos de enfrentar protestos, mas preferiu "não mentir" aos prefeitos.
Que fase! Depois de ter responder por contatos com aliados de Carlinhos Cachoeira, o subsecretário de Assuntos Federativos do Planalto, Olavo Noleto, enfrentou a ira da presidente, que queria números para responder aos prefeitos. "Os dados, onde estão os dados?", reclamou ela.
Dança... Insatisfeita com a Comissão de Ética Pública, Dilma fará mudanças no órgão, mas tomará cuidado para evitar a sensação de "tutela oficial". Dos 7 membros, 5 saem entre junho e julho. Os mandatos de Sepúlveda Pertence e Américo Lourenço só vencem em 2013 e 2015.
...das cadeiras O Planalto se queixa de não ser comunicado previamente sobre as decisões anunciadas pelo colegiado. Entre os casos que causaram incômodo estão a censura pública ao ex-ministro Antonio Palocci e o processo contra Fernando Pimentel (Desenvolvimento).
Pegadinha No pedido de esclarecimentos formulado a Roberto Gurgel, a CPI quer saber quando o procurador-geral foi informado sobre a Operação Monte Carlo. A ideia é derrubar, com a discrepância de datas, a tese de que ele paralisou a Vegas por conta da outra investigação.
Data venia Na decisão que livrou Cachoeira de depor à CPI, o ministro Celso de Mello usou trecho de "Prerrogativas Profissionais do Advogado", de Alberto Toron, ex-auxiliar de Márcio Thomaz Bastos, defensor do bicheiro.
Termômetro Dilma convocou os 38 ministros para a instalação da Comissão da Verdade, prevista para hoje. "Dá até para fazer reunião ministerial'', brincou um deles, em alusão às raras ocasiões em que o alto escalão é recebido pela presidente.
Mártires Em vídeo que vai ao ar hoje no portal da Copa-2014, Pelé elogia Dilma, "que quase morreu pelo país", e diz que seu papel é apaziguar pendengas regionais entre torcedores quanto aos estádios-sede: "Aceitei [o convite] para ver se a gente acaba com essa briga".
Vai que é sua O conselho político de José Serra agirá para atrair PP e PTB, que negociam com Gabriel Chalita (PMDB). Os dois partidos estão instalados no governo de Geraldo Alckmin, sobre quem recai a pressão para persuadir Paulo Maluf e Campos Machado.
A conferir Alheio às tratativas de alianças, Luiz Flávio D'Urso (PTB) informou ontem à OAB-SP que se licenciará da entidade na última semana de maio para se dedicar à campanha eleitoral.
Plumas O PT trata com especial atenção o seminário de educação amanhã, que será a estreia da ex-tucana Claudia Costin e da "ex-marineira" Maria Alice Setúbal ao lado de Fernando Haddad.
com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI
tiroteio
"Embalado pelo boom da construção civil em São Paulo, o 'Aprov' da administração de Gilberto Kassab se transformou na mais bem-sucedida imobiliária da cidade."
DE RAIMUNDO BONFIM, DA CENTRAL DE MOVIMENTOS POPULARES, sobre o responsável pela aprovação de empreendimentos da prefeitura paulistana, Hussain Aref Saab, ter adquirido 106 imóveis num intervalo de sete anos.
Contraponto
Não tá fácil para ninguém
Durante a Marcha dos Prefeitos, em Brasília, antes de ser vaiada Dilma Rousseff anunciava a distribuição de retroescavadeiras e motoniveladoras para municípios com até 50 mil habitantes. Foi aplaudida ao dizer que a medida valeria para este ano. Em seguida, corrigiu:
-Na verdade, a seleção é este ano e a entrega possivelmente seja no fim de ano...
Diante do coro de decepção da plateia, a presidente encerrou o tema já preparando o terreno para o protesto:
-É, a vida é dura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário