FOLHA DE SP - 03/05/12
O embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon, participou em São Paulo, no fim da semana, do lançamento do programa Mudança de Geração, que seleciona jovens muçulmanos para promover "intercâmbio entre as culturas". Ele falou à coluna:
Folha - Autoridades de Israel disseram recentemente que o Irã não trabalha para produzir a bomba atômica. Então Brasil e Turquia estavam certos quando negociaram o acordo nuclear com o país, em 2009?
Thomas Shannon - A negociação foi importante para mostrar a capacidade da comunidade internacional para tratar diplomaticamente com o Irã. Infelizmente, o acordo não foi suficiente naquele momento. Nossa intenção é usar a diplomacia, o engajamento e as sanções para assegurar que o Irã se sente na mesa de negociações e fale sobre os problemas de confiança que existem no mundo sobre seu programa nuclear. O Conselho de Segurança da ONU e a Agência Internacional de Energia Atômica [AIEA] mostraram claramente que o Irã não está cumprindo as regras internacionais.
O presidente Obama errou quando não respaldou o acordo negociado por Brasil e Turquia?
Ele não rejeitou o acordo, mas mostrou claramente que não foi o suficiente para evitar as sanções [ao Irã], que eram parte de um programa diplomático importante.
As sanções podem ser revogadas agora?
Ainda há muito para fazer.
O que muda neste momento e o que se pode fazer?
O Irã sabe bem o que tem que fazer. Isso passa pelas resoluções do Conselho de Segurança e os informes da AIEA, de maneira que eles [iranianos] estejam dispostos a cumprir com suas obrigações dentro de acordos que eles mesmos assinaram e se abra uma possibilidade de um entendimento com a comunidade internacional.
O porta-voz do presidente iraniano disse à Folha, em janeiro, que a presidente Dilma Rousseff "golpeou tudo o que Lula havia feito" na relação com o Irã. Houve mudanças?
A presidenta Rousseff falou diretamente sobre direitos humanos e o tratamento às mulheres. Foi simplesmente uma articulação de valores que são parte do Brasil.
Dilma tem sido melhor que o ex-presidente Lula na política externa?
O Brasil é um país em transformação e cada presidente tem seu papel nesse processo. O presidente Lula mudou muitas coisas no plano global, especialmente na relação com os EUA, mas sempre numa trajetória que vai para... para... [gesticula, buscando a palavra em português] cima. E a presidenta Rousseff está melhorando isso a cada dia.
DISTRITO ELETRÔNICO
A Polícia Civil de SP e a Secretaria Estadual da Justiça lançarão oficialmente na segunda quinzena deste mês o boletim eletrônico para ocorrências de homofobia. Poderão ser registrados crimes de calúnia, injúria e difamação sem que a vítima precise ir à delegacia -a menos em casos que envolvam lesão corporal.
PORTA DE ENTRADA
"Vai facilitar para uma população que sempre teve problemas em ir a uma delegacia", diz Heloisa Gama Alves, coordenadora de políticas para a diversidade sexual da Secretaria da Justiça. A ideia é que, futuramente, as denúncias registradas pela internet sejam encaminhadas à pasta, para abertura de processos administrativos baseados na lei estadual que criminaliza a homofobia.
MÃES À FRENTE
E a secretaria promoverá com outras pastas, no Dia das Mães, 13 de maio, caminhada contra a homofobia, da avenida Paulista até o largo do Arouche. Quer que o movimento Mães pela Igualdade, cujos filhos sofreram discriminação, lidere a mobilização. Vai disponibilizar também três ônibus para levar manifestantes para a marcha contra a homofobia, no dia 16, em Brasília.
FASANO FORA
Rogério Fasano diz que não ficou surpreso pelo fato de o Fasano ter saído da lista dos cem melhores restaurantes do mundo, divulgada na segunda. Em 2011, ele ficou em 59º lugar. "Já entramos e saímos dessa lista três vezes. Aquilo deveria ser um prêmio para chefs, porque premiam quem faz cozinha autoral. Quando transformam essa lista em ranking de restaurantes, fica polêmica. Nossa cozinha é clássica", diz Fasano.
MISSÃO DE PAZ
Cinco técnicos do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) irão no dia 12 ao Haiti planejar a reconstrução do museu de arte naïf de Porto Príncipe, destruído no terremoto que atingiu o país no início de 2010. Eles discutirão a obra e a recuperação do acervo e ajudarão a formar profissionais haitianos para o trabalho.
MADAGASCAR
Um leão, um tigre e uma onça pintada que foram abandonados na cidade de Salete (SC) serão transferidos para o Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos, em Cotia (SP).
A seguradora Porto Seguro emprestou três guinchos para a missão de resgate.
CAMINHO
O radiologista Francisco Carnevale vai orientar à distância uma cirurgia de embolização das artérias da próstata. O procedimento, menos invasivo para conter o crescimento da glândula em idosos, será apresentado hoje, por videoconferência, em simpósio em Nova York. De lá, dará instruções a uma equipe do Sírio-Libanês que demonstrará a técnica.
CENAS DA NOITADA
Os atores Bruno Fagundes, Caco Ciocler, Camila Biondan e Ricardo Monastero foram à festa Gambiarra, na The Week, na véspera do feriado. O DJ Miro Rizzo tocou na balada.
CURTO-CIRCUITO
A mostra "Jeans: Cotidiano e Subversão" inaugura hoje o espaço virtual Mimo (Museu da Indumentária e da Moda).
Dudu Tsuda lança o disco "Le Son par Lui Même", hoje, às 21h30, no Sesc Pompeia. 18 anos.
O arquiteto Arthur Casas venceu o concurso para a revitalização do Pelourinho, em Salvador.
A atriz Maria Fernanda Cândido apresenta a cerimônia de premiação da Semana ABC 2012, no dia 12, na Cinemateca Brasileira.
com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY
Nenhum comentário:
Postar um comentário