Brasil fica atrás da Argentina em uso de internet em celular, diz estudo
MARIA CRISTINA FRIAS
FOLHA DE SP - 09/11/11
"No Brasil, há uma briga por minutos de voz. Mas os brasileiros estão comprando mais aparelhos que os outros. Com uma boa cobertura, pacotes e preços adequados, isso tende a mudar", diz Rojas. O volume de aparelhos com internet móvel supera os 30 milhões no país, segundo a Anatel. O número é quase o dobro de 12 meses atrás. Apesar do crescimento, apenas 18% da receita gerada por celulares no Brasil tem origem na troca de dados, segundo a 4G Américas. A média da América Latina é de 22%. O Brasil ainda está longe dos argentinos, que lideram o ranking com 42%, segundo a 4G. O país vizinho se aproxima de ter receita com dados e voz na mesma proporção. A Venezuela registra 35%.
"O Brasil usava menos SMS e outros serviços para baixar música e jogos. Esses serviços se desenvolveram menos aqui devido ao foco das operadoras e a outras questões", afirma Eduardo Tude, presidente da Teleco.
NOVOS PORTOS
A rede Accor fechou contrato de R$ 60 milhões com a Odebrecht para construir um hotel em Santos. Será o terceiro da empresa na cidade. Os outros dois foram inaugurados há pouco -um na semana passada e outro há dois meses. "Santos é uma cidade importante, apesar de não ter uma população tão grande. O maior porto do país está ali. Além da Petrobras, que é uma das nossas principais clientes", diz o COO da rede na América Latina, Roland de Bonadona. A Accor prevê bater seu recorde de lançamentos no Brasil neste ano. Até agora, foram 20. Bonadona, porém, não diz quantos contratos serão fechados até dezembro.
Mesmo com a crise, a empresa acredita que poderá aumentar ainda mais o número de lançamentos em 2012. Para o mesmo ano, estão programadas 20 inaugurações.
PRIVATE EQUITY E LUXO
A britânica Tamara Mellon, fundadora da sofisticada grife de sapatos Jimmy Choo e atual CCO (sigla em inglês para principal executiva da área de criação) da marca, afirma estar animada com as perspectivas para o Brasil. "Nossa loja recentemente aberta aqui é muito bem-sucedida", diz ela em passagem por São Paulo. "Não posso divulgar números [de resultados], mas vai muito bem, pois os clientes aqui entendem [de moda] e as mulheres são muito sexy." Segundo Mellon, há mercado para outras lojas, inclusive uma apenas dedicada aos homens, nos moldes da recém-aberta filial de Londres. "Mas ainda não tenho datas", afirma.
"Está todo mundo olhando para o Brasil, além da China", diz Mellon. E como vai a vida depois da venda da Jimmy Choo para o fundo de private equity Labelux? "Fantástica, eles estão nisso com perspectiva de longo prazo. São uma família, não exigem altos retornos e entraram para ficar." Se não fosse assim, não recomendaria fazer negócio nessa área com private equity, diz. "É um modelo de engenharia financeira muito difícil de se aplicar em moda e em luxo."
Quão longo é esse prazo? "Dez, 20 anos", responde. Para a próxima coleção primavera-verão, o "look" será anos 50 e 70, diz Mellon, que, antes de criar a grife, foi editora da revista Vogue do Reino Unido.
Luz apagada Mais da metade dos brasileiros (64%) estão dispostos a mudar seu comportamento de consumo de energia, segundo estudo da IBM.
GASOLINA OU ETANOL?
A zona leste é a região mais barata para abastecer automóveis com etanol na cidade de São Paulo, de acordo com estudo do IPTC (Índice de Preços Ticket Car). A zona norte, por sua vez, é a que apresenta a melhor média de preços para encher o tanque com gasolina. Em outubro, o valor médio do etanol caiu 0,22% em relação a setembro. No mesmo período, o valor da gasolina teve alta de 0,19%. Para o consumidor paulistano, porém, o abastecimento com gasolina ainda é mais vantajoso que o de etanol, segundo o IPTC.
com JOANA CUNHA, VITOR SION e LUCIANA DYNIEWICZ
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